terça-feira, agosto 03, 2010

Canino


Um filme que me calou. Pensei que não seria capaz de lhe dar pontuação porque me chocou desde o início, porque é feio, porque é sobre coisas que não deveriam existir, porque relata o patológico na sua génese e nas suas consequências. Ter visto o Toy Story ontem tornou este filme ainda mais duro de se ver. É um filme que me lembra o «Lar Doce Lar» onde uma família vê a sua vida completamente adulterada pela construção de uma auto-estrada ao lado da sua casa, acabando por se recolher numa claustrofobia auto-imposta. Neste filme a claustrofobia é maior porque existe liberdade e onde o «Lar Doce Lar» não me convenceu (por parecer mais um exercício intelectual para francês ver) o «Canino» convence-me e assusta-me. Aqui é um casal que submete os seus filhos à alienação total do mundo exterior, com medo da influência que este possa ter neles. Supostamente por amor, um amor doente certamente. O filme é muito feio, é cruel, mas tenho de concordar que é bom.


16/20

Sem comentários: