terça-feira, setembro 07, 2010

Coisas que me enjoam - ainda o Processo Casa Pia

Incomoda-me que o bastonário da ordem dos advogados tenha tempo de antena para dizer coisas cretinas como «são uma brutalidade estas condenações. Dezoito anos de prisão efectiva para um arguido com as características do senhor Carlos Silvino, que confessou, mostrou arrependimento, que colaborou com as autoridades, é excessivo». Não me esqueço do relato de um miúdo, com testemunho corroborado por uma enfermeira, que chegou a ter de receber tratamento ao ânus em resultado da violação. Basta dizer «tenho pena desculpem lá e não volto a fazer, para ganhar um pena leve?» Suponho que se fossem os filhos do senhor bastonário a ser abusados, ele não diria o mesmo nem convidaria o senhor Bibi para um café.
.
O que é excessivo é o tempo que durou este processo a ser concluído. O que é excessivo é o abuso a que rapazes em situação precária e vulnerável foram submetidos. O que é excessivo é a falta de zelo judicial que permitiu que dezenas de outros pronunciados conseguissem fugir à justiça. Podia continuar aqui a enumerar coisas que são excessivas.
.
Algo me diz que a verdadeira proporção disto rivaliza o famoso caso Ballet Rose, mas são miúdos da Casa Pia. Teria sido um pouco diferente se isto acontecesse aos meninos do Colégio do Sagrado Coração de Maria ou do Colégio Mira Rio, aí o caso piava de maneira diferente.
.
De certa forma até há que a agradecer ao senhor Bibi o erro de cálculo de ir atrás de um miúdo que por acaso até tinha mãe e que apesar de pobre e sem condições para ter o filho em casa durante o dia, não era uma mãe omissa e foi directamente à polícia.
.
Lembra-me o caso da transsexual Gisberta morta por um grupo de miúdos à pancada de pau e atirada para um poço onde morreu afogada. Como era marginal o juíz apenas disse que não podia condenar os miúdos por uma brincadeira de crianças que correu mal. Se eles tivessem morto a Bárbara Guimarães ou a Maria Cavaco Silva (exemplos aleatórios) teria sido apenas uma brincadeira de crianças que correu mal?
.
Só sei que fico enjoado com pessoas como o Bastonário da Ordem dos Advogados e como os juízes que não condenam "crianças" por brincadeiras infelizes como dar espancar pessoas com paus (mas se calhar para eles transsexuais não são pessoas e miúdos vulneráveis em trajectórias de desvio também não).

4 comentários:

tiago disse...

Mete nojo também a Dra. Catalina Pestana dizer na TV que o Bibi foi uma vitima, e que coitadinho, saíu da Casa Pia para a prisão!
Não percebo como é que pessoas como ela, que ao que parece sabiam das coisas à imenso tempo, não fizeram nada para acabar com esta situação antes da coisa atingir as proporções que atingiu e ainda vêm para a televisão dizer coisas desse género.
O Carlos Cruz tem razão numa coisa que disse, "a justiça portuguesa não está de cara lavada, levou a cara pintada com tinta preta". Cito isto a propósito do que referiste do caso Gisberta.
Em países em que se investiga a sério isto era caso para estar despachado em 2 anos, e se fosse num Mira-rio garanto-te que tinhas lá os arguidos todos e já tinha sido tudo condenado ou morto!

Isto está meio confuso, mas também sou um revoltado :p

Papoila Bem Me Quer disse...

E mais nada!
Subscrevo a mil porcento!

Papoila Bem Me Quer disse...

Ai... não é porcento! É por cento! Devia estar choné de todo!

silvestre disse...

@papoila: o que interessa é a intenção ;-)