quinta-feira, julho 21, 2011

Porque é que se continua a dizer...

...que uma relação homossexual monogâmica masculina não pode durar muito tempo? Desculpem lá os detractores da causa, mas continuo a acreditar que sim. E não acredito na impossibilidade biológica do homem e outros argumentos afins. Tem a ver com escolhas e com a determinação com que elas são tomadas.

6 comentários:

............................ disse...

Concordo. São as pessoas que fazem relações. Cada um à sua maneira.

SS disse...

vou arriscar uma resposta: conhecimento empírico?

as relações homossexuais que conheço, e já vão sendo umas quantas, até são duradouras (o máximo que conheço é de 17 anos e a contar), mas não são monogâmicas. a sensação que tenho é que há uma maior liberdade e comunicação sexual entre o casal e que facilmente se acorda em dar uns pulinhos fora da cerca ou até dentro mas com companhia...

silvestre disse...

@SS: é verdade que existem bastante assim. Conheço muitos modelos de relação e de "abertura", mas a verdade é que também as conheço monogâmicas e duradouras (uma de 13 anos e outra de 20). Só gostava que também se assumisse a hipótese.

SS disse...

claro, mas acho que consegues compreender, não? nós, todos nós, temos tendência a rejeitar o que não conhecemos e o que conhecemos é, naturalmente, aquilo que vemos mais do que aquilo que ouvimos ou lemos.
a homossexualidade como o transexualismo ou qualquer outro "desvio"*** sexual será a coisa mais natural do mundo daqui a uns anos, mas por ora continuamos a aprender.

**desvio no sentido de ser uma realidade diferente daquilo com que uma boa parte das pessoas nasceu e aprendeu a conviver. até nisto -nesta singela nota de rodapé- se vê que ainda temos dificuldade em abordar os assuntos. tenho medo de dizer uma palavra que possa ser mal interpretada e, por outro lado, muitas vezes do lado de lá parece que estão à espera de uma qualquer derrapagem verbal para nos acusaram de homofóbicos ou racistas ou whatever. faz-me lembrar a cena da oprah que muito cautelosamente nunca diz a palavra preto ou negro e refere-se sempre aos "afro-americanos". eu acho isso um disparate, sobretudo porque às vezes está a falar de pessoas que já vão na 5ª geração de nascidos na américa, foda-se são pretos e são americanos e orgulhosos disso tudo, não? shots de auto-confiança pra todos nós, isso sim!
olha e desculpa o desabafo, sim??

silvestre disse...

@SS: na boa. percebo o teu argumento, e concordo em grande medida. O mundo é múltiplo e está sempre a mudar, vai daí a única coisa que originou o meu post foi o deparar-me com situações em que se nega liminarmente a hipótese de existência de uma relação como a que referi. Eu cá não nego nada, nem acho mal os poliamorosos, nem quem se apaixone por um piriquito, desde que seja feliz e não faça mal a ninguém.

SS disse...

:-)
boa. aqui entre nós, eu acho que o futuro é promissor, cheio de abertura e novos conceitos. em especial, agrada-me saber que o conceito de família está em grande evolução e que no futuro será muito mais abrangente, mais democrático e menos burocrático do que foi há umas décadas atrás e tudo isso, sempre com muito amor, claro!!!