sexta-feira, janeiro 25, 2019

Festival da Canção 2019

Estive a ouvir de manhã as músicas que estão a concurso e achei tudo um bocadinho mais do mesmo. Há uma falta de espetacularidade por parte dos portugueses que me deixa incomodado. Uma enorme falta e esforço para atingir um objectivo. O festival é o cliente, então a pergunta devia ser "que ritmos fariam uma música de qualidade que tem oportunidade de ganhar o festival com as suas condicionantes?". 

No ano do Salvador tivemos muita sorte. A Luísa a fazer o que faz sempre produziu uma coisa bonita, um acto de pop intemporal (português suave adaptado ao século XXI). Este ano há umas quantas música que se destacam na minha opinião e o resto podiam ser encaixotado na categoria "música portuguesa do costume", as vozes do costume e as melodias do costume da música ligeira contemporânea em Portugal. 

Aquelas que me encheram o ouvido foram: A dois (dos Calema), Telemóveis (Conan Osíris), Igual a Ti (NBC) e Pugna (Surma). 

A música dos Calema e do NBC são orelhudas, comerciais, pop regular contemporâneo, do que se vê nas tabelas de vendas. é pelo menos actual e cosmopolita (estrangeiros conseguem relacionar-se com as melodias porque estão habituados a elas). Já o Conan Osíris e a Surma oferecem dois objectos diferentes e intrigantes. São sem dúvida os meus favoritos porque são originais. Contudo, o primeiro faz-me sentir a Portugalidade tal como ela é (não aquela coisa fadista ou de alma que fica bem para nos vender lá fora como tranquilos e/ou deprimidos), mas sim a diversidade, o "melting pot" de culturas que desenbocarm neste canto ocidental da Europa desde os descobrimentos. O Conan Osíris, faz-me sentir Portugal na sua canção e uma nova geração muito metafórica nas palavras, que usa o curriqueiro (telemóveis) para expressar um sentimento não corriqueiro. O Andy Warhol fez também isto no passado, mas com a arte visual. 

Conan Osíris é estranho, mas pelo menos é fresco e original. Ah, e é português. Português contemporâneo e real. Ele é tão 2020. 


4 comentários:

Adolescente Gay disse...

Boas!
Este tipo está a dar muito que falar.
Agora é continuar com o bom trabalho, a manter o foco/ritmo!
Precisamos de falta como ele.
Beijinhos e porta-te mal!! ;)

Francisco disse...

Dizem que esta é a favorita ahahahhahahahahahahahahahahahahahhaha

Vão lá buscar a musica de eu vi um sapo ahahahahahahha sempre era mais animada lololololololol

Mais uma vez que nem à final chegaremos

silvestre disse...

@adolescente: vamos ver o que ele consegue, mas acho que tudo está a inclinar para o lado do rapaz

silvestre disse...

@francisco: dizia-se o mesmo do Sobral (cuja canção que defendi desde o primeiro minuto, apesar de o achar muito esquisito). Vamos ver. Primeiro estranhei bastante este Conan Osíris. Depois comecei a ouvir a perceber a metáfora da canção a perceber os diferentes ritmos. É de facto diferente e original. Mesmo perdendo, acho bom que se perca com uma canção decente, do que ganhar com a música das galinhas hehehe.