segunda-feira, julho 06, 2020

A prima do meu namorado

Uma das primas mais novas do meu namorado perdeu no espaço de um ano duas pessoas pessoas estruturais na sua vida: o avô e a mãe. Basicamente foram estas pessoas que a criaram e que lhe davam estrutura emocional. A miúda, que ainda tinha 14 anos, perdeu o ano escolar e ficou no meio de uma decisão entre ir viver com a irmã mais velha ou ficar perto daquilo que conhecia (mas ao cuidado de uma avó bastante castradora). Escolheu a segunda opção, mas tem andado um pouco sem referências e numa tensão que não lhe tem deixado muita objectividade quanto à vida. Parece que é como se o futuro não importasse. Não quis seguir uma via de estudos, mas concordou em tirar um curso técnico-profissional a partir do 10º ano. Ao saber disso,  tenho dedicado alguma atenção extra à miúda e tentado que ela invista seriamente no que vai fazer e se for boa, quem sabe, poder no final desta aventura voltar ao caminho da universidade.

É uma miúda inteligente e com bons princípios (parece-me) e por isso poder fazer algo para lhe alargar os horizontes e permitir que ela tenha mais opções de escolha e de decisão é algo que me faz bastante sentido. Às vezes o facto de alguém se ter importado pode fazer a diferença na vida de uma pessoa, em especial na adolescência. Quem sabe isso possa acontecer neste caso, o que eu sei é que não vou desperdiçar a oportunidade de poder fazer essa diferença, mas sendo um investimento a fundo perdido. 

Sem comentários: