terça-feira, julho 07, 2020

Judeus Sefarditas e a nacionalidade portuguesa

Acho bem que a lei seja restringida a famílias que tenham efectiva ligação a Portugal. Não acredito que estejamos a reparar a história com isto e gerou-se, apenas, uma forma fácil de obter um dos passaportes mais apetecíveis no mundo. O passaporte português e o 4º passaporte mais valioso para entrada em países terceiros.

Eu próprio sou descendente de judeus por linha paterna, mas não suporto a ladainha de vitimização da comunidade judaica (genericamente falando) e a tentativa constante de rentabilizar os horrores que o povo judeu sofreu no passado. Há muitos povos no mundo a sofrer horrores indescritíveis e outros que foram (e continuam a ser) exterminados. Mas falamos de povos africanos, asiáticos, e sem o poder económico e mediático do povo judeu. 

Diz o provérbio popular que "quem não chora não mama", mas começo a ficar um pouco farto tanto do choradinho, como do paternalismo ocidental para com esta população. 

Gostava que houvesse verdadeira justiça no mundo, para todos os povos, e não privilégios para quem tem mais recursos e capacidade de organização.  Se houvesse justiça para as pessoas todos estávamos incluídos, porque todos somos pessoas. 

Sem comentários: