terça-feira, abril 16, 2024

Coisas que não imaginamos que se possam passar connosco

Este fim de semana, aproveitando que o Beto não vinha, fui ao Porto para estar com amigos que não via há bastante tempo. Um dos meus amigos que está a passar por uma ressaca de uma relação que não acabou bem, depois de beber um bocado, começou a descompensar. Ora chorava, ora tentava telefonar ao ex, ora andava a beijar (ou ser beijado) por uma quantidade de rapazes. Quando saímos da primeira disco, ainda quis ir a outra que fechava pelas 6h. Toda a gente a dizer que ia para casa e claro eu quis ir com ele. 

Quando chegamos a essa discoteca, repetiu-se o mesmo. Eu ficava a uma pequena distância dele, porque ele encontrava pessoas que conhecia e depois era o mesmo, coisas demasiado indiscretas para o meu gosto, mas ia controlando e apoiando o possível. 

A dada altura ele disse  que queria ir embora, mas que eu podia ir para casa que ele ia com um dos indivíduos com quem ele se envolveu, o problema foi quando eu percebi que esse indivíduo na realidade estava num grupo de quatro que tipo matilha esperava lá fora. Aí, meti-me ao meio fui ter com o indivíduo e disse-lhe que acabava ali a cena dele, que o meu amigo veio comigo e ia comigo para casa. Ele ainda tentou agarrar no braço dele a dizer-lhe para ir e eu meti-me mesmo entre os dois, a dizer que o meu amigo estava todo fodido da cabeça e que por isso mesmo não ia a lado nenhum. Se se encontrassem noutro dia, em que eu não estivesse por perto não queria saber mas esta noite que se fosse embora, porque eu não saia dali sem o meu amigo, e que ele não pensasse que o contrário ia acontecer.

Entretanto eles lá foram embora e o meu amigo chateado comigo, que eu não tenho o direito de decidir por ele, que sou um castrador como a família, e ele só queria ir com o rapaz, etc. Lá o levei a pé para a casa, onde eu também estava, para ele levar vento na cara e ver se a racionalidade voltava no caminho. Não voltou; foi durante o caminho a chorar,  a falar do ex, depois a dizer que ia ter com o outro, depois a chorar outra vez. Enfim, cheguei a casa e meti-o na cama.

Não sou um púdico. Apesar de não querer participar nesse tipo de coisas, não tenho nada contra sexo em grupo e orgias. Cada um faz o que quer, mas acho que as pessoas têm de entrar numa coisa dessas sóbrias, a saber o que estão a fazer e não num momento de loucura e cegueira da bebedeira. Aquilo que testemunhei foi claramente um comportamento predador e isso deixou-me o sangue a ferver. Era nítido que ele não estava bem, e fui tentando respeitar a individualidade dele até não ter conseguido mais. Sei lá o que é que poderia ter saído dali. 

Podia ter-me saído mal, porque eles eram uns quantos e eu ainda tinha de acartar com um bêbado? É possível. Mas se não fizermos nada perante este tipo de situações que raio de pessoas somos nós. Fazia isto por um estranho, quanto mais alguém por quem tenho afeto. 

Depois de o meter na cama fui para a cama e acabei essa noite com as lágrimas a correrem-me pela cara abaixo, por ele e pelas pessoas que têm a cabeça feita em trampa por tudo o que já lhes aconteceu. Este fim de semana eu estive ali, em outro já não vou estar. Tenho mesmo muita pena de pessoas que estão meio destruídas emocionalmente e muita raiva de pessoas que se aproveitam de pessoas nestas condições. Foi isso, chorei de pena e de raiva. 

2 comentários:

Sergio disse...

Que história tão triste, e tão verdadeira. Agiste bem. Obrigado por partilhares. Anda por aí muita gente destruída e que só segue impulsos. Só leva a sofrimento. Apenas sofremos quando não sabemos usar a nossa razão, que foi o que o teu amigo fez. Tu fizeste o oposto por ele.

silvestre disse...

Sérgio, juro que me partiu o coração. Fui para a cama tão triste, porque pensei que isto era apenas um caso de tantos outros (de outras histórias de predadores e de presas).