segunda-feira, junho 24, 2024

Empréstimo

Fui emprestado por uns meses a outro departamento do meu Instituto. Não tenho tanto préstimo para eles como poderia porque simplesmente odeio o trabalho e o ambiente de trabalho. Não me identifico de todo e mesmo as coisas que sei fazer muito bem não me apetece fazer. Estou completamente em piloto automático, envolvimento emocional zero. E assim vai ser até agosto. Bah...

sexta-feira, junho 21, 2024

3 anos depois, mas antes tarde que nunca...



Keep me - Novo Amor

O meu big boy

O meu único irmão fez ontem 56 anos. Passámos uma noite muito simpática em casa dele, com a minha mãe e a minha sobrinha, e eu enganei-me no nome dele a cantar os parabéns (não sei como aconteceu, mas foi o riso geral).

Gosto muito do meu irmão, tenho tendência a ser muito protector com ele e ele apresenta-me como o irmão mais velho (apesar de eu ser 6 anos mais novo). A vida dele tem sido bastante instável profissional e sentimentalmente. Sinto que não consigo estar descansado, até o ver realmente estável. 

Tenho sempre aquela ideia, errada certamente, de que o mais velho tem de ter sempre mais juízo, mais sabedoria e ser mais organizado, mas não flui nessa direção.  Se o pudesse organizar eu, já ganhava o dia. Ando até com vontade de lhe arranjar uma namorada, porque acho que ele não escolhe bem (e os três casais que eu juntei têm sido um sucesso). 

No fundo o meu amor pelo meu irmão causa-me um bocadinho de desespero. Só quero que ele esteja seguro e bem. Mas ele é mais velho do que eu e não devo, em momento algum, andar a gerir a vida dele. Restam os conselhos e um ombro de mano. 

Madeira again.

Depois das férias entrei numa semana de trabalho daquelas que nos azedam até ao osso. Difícil e trabalhoso. Cheguei a 5a feira esfrangalhado e hoje dormi 3h, para poder apanhar o primeiro avião da manhã para a Madeira. O Beto insistiu em ir buscar-me e ficou tudo melhor. 

quinta-feira, junho 20, 2024

Billie Eilish no seu melhor


Birds of a feather - Billie Eilish

Limão

O meu gato está tão gordo. E como sempre a mesma quantidade de comida (que é pesada) faria se não fosse assim. Está a ficar muito menos ativo. Já não come as moscas e os mosquitos todos da casa.

quarta-feira, junho 19, 2024

Tesouros

Li hoje "é feliz quem tem o dom do contentamento". Já Lao Tzu dizia:

"A saúde é a maior posse. O contentamento é o maior tesouro. A confiança é o maior amigo".

Preconceito

Tenho um forte preconceito contra a comunidade científica em Portugal. A maioria dos nossos cientistas (com particular incidência nas Ciências Sociais - a minha tribo) são pessoas bastante desgarradas da realidade, fechadas na bolha académica e com dificuldade de compreensão do que não é "académico". A capacidade técnica dos mesmos é bastante limitada quando não se cingem ao seu objeto de estudo. Mas quando são chamados a fazer coisas como uma avaliação, perdem-se no académico e não saem do que é o seu dia a dia. Sempre pensei que um doutoramento daria elasticidade de pensamento, mas não.

terça-feira, junho 18, 2024

Férias na Andaluzia

Aproveitei esta semaninha dos feriados para fazer umas férias com o Beto na Andaluzia.  Um grande amigo (ex namorado) mora em Málaga e ficar com ele seria uma maneira de  visitar (matar saudades) e ao mesmo tempo poupar em aluguer de carros e estadias. Como estava a trabalhar ele emprestou-me o carro para andarmos (eu e o Beto) a visitar as povoações e algumas cidades emblemáticas da região.

Viajar com o Beto é sempre uma experiência muito bonita porque ele tem sempre uma abordagem humilde e grata pelo que está a viver. Como nunca viajou muito, cada sítio novo enche-o de um contentamento muito genuíno que me faz pensar nas coisas que realmente valem a pena e que podemos ser felizes com pouco. 

O périplo começou por Málaga. Visitamos as cidades de Córdoba, Ronda e Granada e as povoações de Mijas, Frigiliana, Nerja, Setenil de las Bodegas e Júzcar. A cereja no topo do bolo foi fazer o Caminito del Rey - a travessia de um desfiladeiro a 45 metros e no final a 105 metro de altura. 

A Andaluzia é uma terra cheia de beleza, faltou fazer o cantinho mais a este (Almeria), mas fica para uma outra vez, num fim de semana daqueles mais larguitos e vamos de carro (9h). Se o Beto vier viver para o continente, será muito mais fácil as nossas deslocações. Se ficarmos como estamos e acabarmos como amigos, teremos sempre recordações estupendas como as destas férias. Que bom foi tudo.

Os homens da minha vida

Não é todos os dias que temos oportunidades de estar no mesmo espaço com os melhores namorados que já tivemos. Estas férias em Espanha, fiquei em casa de um ex-namorado (que adoro) com o Beto e foi muito especial ver como eles o quanto se deram bem e o quanto gostaram um do outro. Gosto sempre de ver o Beto a sair do seu casulo com pessoas que não conhece, porque isso é muito raro (dado que tem uma natureza tímida). Foi um convívio estupendo e tocou-me de certa forma estar ao mesmo tempo com eles e perceber a sorte que tive ao cruzar-me com estes dois seres humanos. Sem dúvida nunca namorei ninguém com tão bom coração como eles apesar do Beto ser a água e o Fer ser o fogo. Mas quando duas pessoas têm o mesmo fundo só se podem dar bem. 

sexta-feira, junho 07, 2024

Descobri tarde, mas adoro



Matilda - Harry Styles

Acho esta canção verdadeiramente maravilhosa. Tão delicada no assunto que aborda e a deixar a personagem principal crescer ao longo da canção. Muito, muito bonito mesmo. O Harry Styles não desilude. É a Pop Star do momento, bem jeito de quando as estrelas ainda eram estrelas.

O cota

Foi engraçado estar a relembrar os "velhos" tempos com a melhor amiga do Beto. No início ela referia-se a mim como "o cota".  E até me ter conhecido achava que um "cota enxuto" só serve mesmo para umas quecas e depois é metê-lo a andar. Acabou por perceber que eu era uma mente muito liberal e às vezes até demasiado à frente para o estilo discreto e conservador do Beto (para eu ir com calma). Ainda não passou um ano e parece que já temos anos de convívio debaixo do braço. Agora sou apenas o Miguel. 

segunda-feira, junho 03, 2024

Fim de semana a não esquecer

Este fim de semana teve tanto de belo como de difícil. Passei quase um dia inteiro num dos meus lugares favoritos da ilha - a Ponta de São Lourenço e tive momentos de partilha muito bonitos. Talvez tenha feito a análise mais pura de sentimentos que alguma vez realizei. Por outro lado, existiram momentos duros. Se a decisão de vir para Lisboa é algo que provoca receio no Beto, depois de uns amigos dele terem acabado a "relação perfeita" de 7 anos, ele passou a ter pânico, estando num estado de grande ansiedade sobre o assunto. De repente, aquele cenário de acabarmos tudo no próximo ano começou a ganhar volume e eu fui forçado a encarar que a hipótese é mais forte que uma uma mera possibilidade. 

Ele adoraria que eu viesse para a ilha, podia ser já, e que começássemos a viver juntos aqui. Eu sou o que faz falta na existência dele como ela é... na ilha. Ao mesmo tempo que tudo isto torna o nosso futuro difícil, percebemos a intensidade do sentimento do outro e o respeito do outro com maior nitidez. Não é a primeira vez que acabo uma relação à distância com alguém de quem gostava muito. Curiosamente todas as relações à distância que tive foram com pessoas de quem gostei mesmo com muita intensidade. E quando nunca ninguém magoou o outro, o sentimento muda, mas fica. 

A procissão ainda vai no adro. Não me vou preocupar. Estou preparado para o que for e vou apenas viver o momento presente. Que é bonito. Cada coisa no seu tempo.