quarta-feira, junho 19, 2024

Preconceito

Tenho um forte preconceito contra a comunidade científica em Portugal. A maioria dos nossos cientistas (com particular incidência nas Ciências Sociais - a minha tribo) são pessoas bastante desgarradas da realidade, fechadas na bolha académica e com dificuldade de compreensão do que não é "académico". A capacidade técnica dos mesmos é bastante limitada quando não se cingem ao seu objeto de estudo. Mas quando são chamados a fazer coisas como uma avaliação, perdem-se no académico e não saem do que é o seu dia a dia. Sempre pensei que um doutoramento daria elasticidade de pensamento, mas não.

3 comentários:

Francisco disse...

Não deve ser fácil, mas entendo

Sérgio disse...

Diz-lhes. Tb sou (fui) cientista, agora mais manager e trouble shooter, trabalhei em academia e setor privado, voltei à academia. Tento usar o que aprendi no setor privado na academia e acho que dá resultado. Prazos e objectivos concretos. Tudo em equipa e muita “accountability” (não sei dizer isto em Pt). Diz-lhes o q pensas.

silvestre disse...

Sérgio, eles são insofríveis. E tenho ainda 10 dias de reuniões pela frente. Maldita a hora que aceitei ajudar o Departamento de Formação Avançada com as avaliações. Eu sou das Relações Internacionais, ERANETs, JPI, Parcerias. É toda uma outra realidade, quando os "tugas" não estão sozinhos.