quinta-feira, abril 24, 2025
Coisas que não percebo
Sarilhos
quarta-feira, abril 23, 2025
Companion
17/20
Eu até nem gramo a Mariana Mortágua
Adorei ver as cenas do debate entre o BE e o CHEGA. Adorei ver a Mariana usar legos para mostrar os dados reais sobre as importações e dizer ao André Ventura que a taxa de criminalidade na bancada do CHEGA é bem maior que a dos imigrantes, porque é mesmo verdade. O CHEGA tem uma taxa de criminalidade de quase 50% o que me dá muita vontade de rir, porque as pessoas votam num partido com criminosos para impedir a criminalidade (LOL). Também é giro ver que o André Ventura não percebe absolutamente nada de economia, mas percebe imenso de malabarismo político e de manobras de distração (tenho de lhe tirar o chapéu por isso).
Coisas complexas
quinta-feira, abril 17, 2025
O B
O B consegue surpreender-me com a sua capacidade analítica e a sua maturidade. Como bom gémeos que é, racionaliza e pensa em tudo baseado numa observação exaustiva e constante; isto que faz com que seja ponderado. Já o ascendente em Carneiro dá-lhe uma impulsividade e uma facilidade em irar-se que podem ser muito problemáticas. Ele tem de fazer malabarismo com estas características e nem sempre é fácil.
Tenho visto ao longo do nosso tempo juntos um esforço enorme para conter a sua impulsividade e para ser "macio" quando algo o deixa incomodado. Eu sou do género "macio" e aprecio a gentileza em todos os momentos. Num casal tem de se ser gentil com o outro sempre (no meu modo de ver as coisas) e não aceito que discórdias e desencontros não possam ser resolvidas com conversa gentil e educada. Tenho muito respeito pelo esforço que ele faz para construir e evoluir em conjunto.
Até o próprio B está admirado com o que conseguiu neste contexto. Não obstante, fora do círculo íntimo de namoro e amigos, ele continua a dar "paulada" a quem o chatear.
terça-feira, abril 15, 2025
Ando cheio de vontade de dançar
A última vez que saí para dançar foi em Novembro e "soube-me que nem ginjas". O B não é nada dado a festas pois a bateria dele acaba entre as 2h/3h da manhã. Mas tenho a esperança de o arrastar para uma sítio qualquer onde se possa dançar até não muito tarde. Pena que não conheço nenhum sítio assim de momento com música pop ou house. Mas a esperança está viva.
Porque é tão difícil para mim?
Obras da vizinha
segunda-feira, abril 14, 2025
Aprovado por Bob Trevino
sexta-feira, abril 11, 2025
Coisas que não pensei ver
O meu pai nasceu em 1934, oito anos depois da ditadura ser instaurada em Portugal. Passou 40 anos da vida dele a viver debaixo de um regime autoritário e fascista, em que o abuso do poder era constante e a liberdade dos cidadãos era nenhuma. Vivia-se no medo.
Eu nasci 15 dias depois do 25 de abril. Num país que não sabia muito bem o que fazer com a liberdade, e 51 anos depois ainda anda incerto. A questão é que o papão da ditadura era longínquo até para mim. Pensei que os direitos fundamentais eram já adquiridos e não são.
Em poucos meses de governo no país mais poderoso do mundo, Trump conseguiu fazer renascer o fascismo, o desrespeito pelo bem comum, o falta de desvelo pela lei nacional e internacional.
Mesmo para mim que tenho 50 anos, a palavra "fascista" era uma coisa de velhos ou de comunistas. Não mais. O Fascismo faz-se sentir no mundo inteiro de uma forma assustadora por via da ação dos EUA. Gostava que continuasse a ser apenas o "bicho papão" dos comunistas e das memórias de outros tempos, mas não é. São tempos muito perigosos. A Europa está desprotegida, terá de correr ao armamento, com tudo o que isso significa no resto do funcionamento das instituições e da economia.
O presente é negro e o futuro incerto.
quarta-feira, abril 09, 2025
A reler
quinta-feira, abril 03, 2025
Hungria
quarta-feira, abril 02, 2025
Ser assumido ajuda num relacionamento?
Hoje um amigo
terça-feira, abril 01, 2025
Anjos vs Joana Marques
Lembrei-me
quinta-feira, março 27, 2025
Às vezes recebemos uma notícia
Às vezes recebemos uma notícia que nos puxa o tapete debaixo dos pés. Depois de várias notícias felizes, uma delas até relacionada com a minha saúde, eis que entra uma outra que leva tudo à frente (código 6). O que vale é que já começo a ter alguma pele calejada, próprio da idade e de muitas agruras. Respira-se fundo e continua-se a andar.
O segredo
O segredo vai mesmo passar a ser a alma do negócio. Começo a acreditar na minha mãe que diz que as forças negativas não gostam de ver a felicidade e o bem-estar alheios. Então o melhor é mesmo deixar tudo muito bem escondidinho.
terça-feira, março 25, 2025
Adolescência
Limites
Coisas boas.
O B queria ver neve e foi muito fixe termos ido à Serra da Estrela, apesar de terem cortado as estradas para a torre por causa do nevão, mesmo assim, no Sabugueiro havia neve e já valeu por isso. O Piodão estava lindo como sempre e ainda bem que o Hotel tinha piscina interior, para tomar um banhinho quente. Foi um fim de semana muito feliz.
Experiências extremas
Este fim de semana apanhei um dos maiores cagaços da minha vida. Fui com o B para o Piodão (aldeia da minha avó) e no caminho caiu um temporal de neve. Mesmo indo devagar, a fazer uma curva, apanhei gelo na estrada e o carro resvalou, mesmo a travar e eu a ver a borda da montanha a aproximar (sem proteções), lembrei-me de puxar o travão de mão e o carro ficou mesmo na beira a uns 25cm do precipício. O B saiu do carro, a pedir-me que saísse também, e chamávamos um reboque. Mas eu estava demasiado a tremer para sair do carro e meti a marcha atrás e o carro andou nos sulcos que já tinha feito no gelo. Depois não sabia bem o que fazer, porque tínhamos de descer a montanha e estava a sentir-me bem inseguro. Lá acabamos por descer a montanha a 20km, porque me apercebi que o carro travava mesmo com o gelo. É um susto que eu e o B não iremos esquecer.
sexta-feira, março 14, 2025
O Limão
Desde que perdeu os quilinhos a mais, o Limão anda impossível. Sobe sem medo para cima de móveis e bancadas e não há comida que esteja a salvo, isto porque ele está mais magro porque come 7x ao dia a mesma porção de comida que comia 2x ao dia e, por conseguinte, isso faz com que ele esteja mais ativo e em modo caça. Apesar de mais chato, está saudável e é o que importa. A realidade é que ele chateia mais o B que a mim. Até a fazer flexões o B tem de levar com ele sentado nas costas. O que acho muito fofo - porque não sou eu :-p.
Sugababes
quarta-feira, março 12, 2025
Acho, não sei.
Acho que estou com COVID pelas 2.193.873.870ª vez. Ou estou só a ser dramático porque não gosto nada de estar constipado.
sexta-feira, março 07, 2025
A volta
O retorno há cerca de ano e meio à instituição profissional de onde tinha saído há 4 anos deveu-se á minha desilusão com a função pública e ao menos aqui existia um ambiente familiar e de interajuda. A questão é que eu saí antes da pandemia e voltei depois da pandemia. Muita coisa mudou. O teletrabalho disseminou-se e o individualismo também (talvez fruto desta nova configuração), assim dei por mim cada vez mais desmotivado e a pensar no sentido de me manter no departamento onde estou. Vou esperar pelo resultado do concurso de bolsas e posteriormente a isso, tratarei de mudar de departamento. É mesmo o melhor a fazer. A minha relação com a chefia está insustentável, não gosto mesmo de trabalhar com eles. Não há mais nada a prender-me aqui a este departamento.
Diz que...
Diz o horóscopo que este mês de março vai servir para os touros tirarem da sua vida pessoas que já não fazem muito sentido, lugares que já não fazem sentido, contextos que já não fazem sentido. Parece que é um mês de depuração, o que é bom mesmo quando as depurações são difíceis ao organismo.
quinta-feira, março 06, 2025
Podia ter ciúmes, mas...
Mudanças
sexta-feira, fevereiro 28, 2025
Jantar
Hoje é o jantar com os meus amigos do 9º ano. É um sentimento maravilhoso ter amizades que duram há 36 anos. Amizades a sério.
Muita gente, mas bora lá...
terça-feira, fevereiro 25, 2025
O mundo está muito estranho
Acho que anda muita gente infeliz a precisar de um abraço, de mimo, não sei.
Pobre Limão
Melissa Maria
And Just like that...
sexta-feira, fevereiro 21, 2025
Não sou fã do Shawn Mendes mas...
Sapateira
quinta-feira, fevereiro 20, 2025
E os dados estão lançados
Acabei e submeti a candidatura à bolsa de PhD, agora é esperar pela avaliação. Dedinhos cruzados. Fazer este doutoramento pode ser totalmente uma mudança de vida, abrem-se novas possibilidades (tomara que este seja o plano universal para mim).
O privilégio de ser branco
Hoje um conhecido meu, que é deputado, fez um post no Facebook sobre o sofrimento dos familiares dos reféns do Hamas e o que eles perderam. Eu fiquei perplexo. Eu tento que esta conversa não me incomode, mas incomoda muito. Há dezenas senão centenas de grupos terroristas a operar em todo o mundo e em especial na África e Ásia, e ninguém parece importar-se com o sofrimento das vítimas destes porque elas são de outra raça, etnia, religião.
Em resposta a post por ele publicado escrevi isto:
terça-feira, fevereiro 18, 2025
Uma vez a minha sobrinha disse-me
Tinha 8 anos quando me disse " Tio, se me perguntares, pessoas bonitas são aquelas que têm amor no coração". E ela tinha razão. Assim, aos meus olhos e graças a ela, o que faz uma pessoa ser feia - mas mesmo feia - não é ser gorda ou baixa ou ter acne ou ser vesga, é mesmo o ressabiamento, azedume ou maldade que transporta no seu coração. Isso nota-se no olhar e ela fica feia.
sexta-feira, fevereiro 14, 2025
Primeiro São Valentim
Exigência
Acho que numa relação, quando as pessoas são muito exigentes com o outro, isso quer dizer que se importam. Se não existisse real interesse, tanto daria uma coisa como outra.
Nunca desejei tanto um fim de semana
quinta-feira, fevereiro 13, 2025
Prateleiras
terça-feira, fevereiro 11, 2025
Dia de veterinário para o Limão
sexta-feira, fevereiro 07, 2025
Tatuagens
Tenho uma tatuagem no interior da perna esquerda (um símbolo Adinkra) e gostaria de fazer uma bússola na mesma zona da perna direita (a apontar o Norte) e para finalizar uma tatuagem de um gato a agarrar um limão - talvez no antebraço ou na parte posterior do braço direito. Quero muito fazer uma homenagem ao meu Limão, o gato que me mudou a vida.
3º andar sem elevador
quinta-feira, fevereiro 06, 2025
Thomas Gouws
As pessoas deixam cair a máscara
É realmente debaixo de tensão que as pessoas deixam cair a sua "máscara" e são mais autênticas. Hoje tive um exemplo disso. No caso, o exemplo não foi bonito. Vi a falta de humanidade e o egoísmo de uma pessoa que está sempre com sorrisinho fácil. Aquilo fazia-me pensar e quase achar que os olhos estavam vazios por trás dos sorrisos e que me parecia alguém com uma agenda pessoa forte (eu em primeiro lugar). O que hoje vi foi tão claro, que não há nada que a pessoa possa dizer ou fazer para voltar pelo menos a ganhar a minha dúvida sobre o seu carácter. E acho que nunca mais me sentirei bem na sua presença, mesmo que seja para facilitar a vida a terceiros. AL-e-F.
Eric
![]() |
Deputados do Chega
quarta-feira, fevereiro 05, 2025
Terceiro lote de férias
Aconteceu completamente por acaso e vai ser ainda antes do primeiro bloco de férias - passará, portanto, a ser o primeiro. Será ali mesmo antes do meu aniversário e ainda vai apanhar o nosso "mêsversário".
O B adora o país dos seus antepassados e eu resolvi ver como estariam os bilhetes de avião para cidades que ele não conhece. Uma delas estava em conta, ficando bastante próxima de outras que eu quero muito conhecer. Estou entusiasmado. Temos de procurar a felicidade onde ela é passível de existir (o meu trabalho não é território fértil de momento).
terça-feira, fevereiro 04, 2025
Pensamentos intrusivos
sexta-feira, janeiro 31, 2025
Mousse de chocolate fit
Desejar mal ou não
quinta-feira, janeiro 30, 2025
Há dias
quarta-feira, janeiro 29, 2025
A Ana Garcia Martins disse tudo
A ler aqui na totalidade.
Desativei a conta do IG
Porque quero estar mais concentrado no projeto de doutoramento (quero ver se ganho uma bolsa) e porque passo muito tempo com o B a fazer coisas reais, decidi desativar a minha conta de IG temporariamente, desde 15 de janeiro. A volta está marcada lá para 18 de Fevereiro. No entretanto, apenas 5 pessoas deram pela minha falta (3 amigos e 2 conhecidos). Chego à conclusão que a maioria dos meus amigos já não usa as redes sociais. E alguns já falam de desistir do WhatsApp. Acho que anda aí uma "trend".
segunda-feira, janeiro 27, 2025
É estranho
sexta-feira, janeiro 24, 2025
quinta-feira, janeiro 23, 2025
Geração Z
quarta-feira, janeiro 22, 2025
Uma Vogal do Conselho Diretivo
Férias de Junho
A Cristina Ferreira é algo de especial
segunda-feira, janeiro 20, 2025
Fim de semana na aldeia
sexta-feira, janeiro 17, 2025
David Lynch
Quero casar
quinta-feira, janeiro 16, 2025
Coisas estranhas
quarta-feira, janeiro 15, 2025
"E os Ex que lêem o teu blogue? Não te chateia?"
Mudanças
terça-feira, janeiro 14, 2025
A decepção
segunda-feira, janeiro 13, 2025
A minha mãe sempre me disse
A minha mãe sempre me disse que não devemos dizer a ninguém que estamos felizes, porque há gente qe nos quer mal sem nós sabermos, e que se alguém nos perguntar se está tudo bem, para responder sempre "mais ou menos" ou "vai-se andando". Isto fazia-me muita confusão em miúdo. Porque é que não podia dizer que está tudo bem?
O certo é que me habituei a esta forma de fazer as coisas, mas em 2010 quando tive um namorado espanhol e andava lá pelas terras dele, toda a gente dizia sempre que estava tudo bem e com a cabeça alta e um grande sorriso. Achei que era muito melhor ser assim, do que como a minha mãe me tinha ensinado.
Cerca de 15 anos depois, devolvo um pouco a razão à minha mãe. Não acho que tenhamos, de facto, de dizer que tudo é "assim assim", mas há muita gente que não fica feliz por nós de volta. E a sua reação é uma energia que pode afetar-nos de alguma. Nem que seja o causar de um mau estar momentâneo.
Mas acho que vale a pena dizer sempre o que nos vai na alma, apenas sendo um pouco mais seletivo com o nosso recetor. Nem toda a gente merece saber tudo.
sexta-feira, janeiro 10, 2025
quinta-feira, janeiro 09, 2025
Obcecado com a Lola Young
quarta-feira, janeiro 08, 2025
Passagem de ano de 2024-2025
Comecei o ano com a minha mãe, irmão e namorado, na Madeira. De facto foi muito bom. Foi uma viagem feliz e não poderia ter estado em melhor companhia. O B integrou-se muito bem na família e adoro o cuidado que ele tem com a minha mãe (que tem a mesma idade da avó dele). O universo foi bom para mim e o futuro ao futuro pertence. Até lá o presente é muito bom.