terça-feira, julho 08, 2025
O CHEGA é apenas um conceito nojento
Despropósito
Uma colega de trabalho, a passar um mau bocado por doença grave do pai, passou um sinal vermelho (sem ter reparado) e seguiu caminho para ir visitar o pai ao centro médico. Quando de repente se deu conta, viu que tinha 6 polícias em moto em torno do seu carro a pedir-lhe que encostasse e parasse numa bomba de gasolina. Ela entrou meio em pânico, e eles informaram-na que tinha passado um vermelho, uma infração gravíssima. Ela do estado de nervos em que se encontra quebrou num pranto. Não conseguia falar, não conseguia mexer-se.
Pergunto-me o porquê de 6 polícias numa zona residencial irem atrás de um carro que passou um vermelho. Sei lá... quatro destes polícias não poderiam estar a fazer rondas em ruas onde há crime, onde as pessoas estão realmente inseguras? Parece-me excessivo para uma mulher de meia idade, sozinha num carro. Já assisti a crimes na via pública, já me roubaram o carro e nem polícia por perto. Se calhar estão em grupos de 6 a mandar parar senhoras que passam vermelhos a 50km/h.
Virgin
Rompimento
Rompi com a empregada de limpeza. Foi uma relação longa de 20 anos. Eu dava-lhe mais benefícios porque queria e ajudas porque queria. Mas ela (este ano em Abril) tratou-me com desconsideração e eu fiquei bem desconfortável com isso, depois ela esteve um mês de baixa sem vir trabalhar e em junho eu disse que acabava com parte dos benefícios, ela disse que ia embora, que não merecia e que eu não tinha coração, mas que ficava até ao final de julho, depois ia de férias. Quando chegou o final do mês e eu paguei menos, ela disse para eu lhe fazer as contas imediatamente e uma quantidade de impropérios, a que respondi: eu até estava a pensar em dar-lhe os extras do ano por inteiro, mas só por essa conversa leva o respeitante ao que trabalhou.
Acho realmente que as pessoas nos tomam por certos, e até nem me importa quando a consideração é bidirecional. Mas tenho aprendido que se não há consideração ou noção, não há recompensa.
segunda-feira, julho 07, 2025
Coincidência gira
Ontem o B colocou uma música que me disse gostar bastante e foi engraçado porque era exatamente uma música que eu tinha descoberto no Spotify e gostado bastante também. As sintonias inesperadas fazem-me sentir feliz.
sábado, julho 05, 2025
Ela disse
"Estou zangada consigo. Nós temos um acordo, o que é que você anda a fazer? A sua _____ é frágil."
"Quem não tem colo é ______".
"Isso não é cuidado é ________".
"Devia ver na terapia porque é que _______ este ___ de _______".
"Você fale,_________, você é de fala".
"Você é uma pessoa de ____ ___________.
"Quero vê-lo em Outubro. Não se deixe _________. Cuidado consigo".
"Agora tenho de ir para a casa rápido, para ver se os cães me comeram o gato, se o gato caiu da varanda ou se o gato ainda está vivo. Eu acho que vai estar vivo"
Certo/incerto
sexta-feira, julho 04, 2025
Maybe...
A minha prima
Definições
Adulto-criança. Do lado positivo é uma pessoa leve, brincalhona, curiosa, criativa, que não se leva a sério. Do lado negativo é uma pessoa que leva poucas coisas a sério, irresponsável, impulsiva, que se foca no desejo individual em detrimento do bem coletivo.
Pode ser tudo isto ou partes disto. Não há modelos estanques.
terça-feira, julho 01, 2025
Amigos no trabalho
domingo, junho 29, 2025
O match perfeito
A protagonista Dakota Johnson nem é das minhas atrizes preferidas, mas este papel assenta na medida das suas características de actuação e ela está linda para além disso.
Este filme será uma espécie de Pretty Woman do mundo moderno, em que somos todos um pouco mais cínicos e um pouco mais cépticos, para além de materialistas (o título original).
Também nos mostra como a atração e os grandes matchs podm ser em grande medida matemática pura, probabilidades e em alguns casos, amor.
15/20
Homem com H
Os Esquecidos de Domingo - Valérie Perrin
14/20
sábado, junho 28, 2025
Ter mãe
sexta-feira, junho 27, 2025
Fawkes
26-06-2025
Jamais esquecerei o dia com um dos embates emocionais mais violentos da minha vida. De tal forma que ainda sigo dormente, até tenho dificuldades em sentir o que for. As estruturas estão todas a ser abanadas, é momento de instabilidade, não obstante, sinto que assim que sair deles, vai ser claro que o destino não está contra mim, antes pelo contrário. As dificuldades fortalecem e estas todas que têm acontecido precisavam acontecer para que eu me movesse. Os touros quase sempre são assim, passam anos na mesma rotina e não analisam a rotina. É um hábito uma coisa que já está ali e sempre esteve, desde não se sabe quando.
Nunca deixei de sobreviver a nada. Fui sempre demasiado emocional e quis ser sempre um "menino bom", mas apesar disso consegui voltar sempre a estar de pé. O B a dada altura disse-me que a raiva não era má e eu que eu não devia importar-me de expressar a minha raiva e ser mau se tiver de ser. Não sei se alguma vez conseguirei ser mau, mas poderei a libertar a força.
Eu sinto sinceramente que nada acontece por acaso e tudo isto, vai descascar o que é desnecessário, em especial a intransigência que me caracteriza tantas vezes. A teimosia/inflexibilidade nada mais é que uma forma de imobilidade. Vai iniciar-se uma enorme fase de aprendizagem para mim, novas terapias e novos enfoques, e que bom que a aprendizagem é constante ao longo da vida (tenha ela os anos que tiver). Sempre tive medo da minha força e do que ela podia fazer. Não mais. Vem-me à cabeça partes da letra de uma canção.
Tenho medo destes muros
Pensamentos crus e duros
Sempre prontos a julgar
E eu já nem sei rir direito
Toda a graça é um parapeito
Calma, foi em paz que vim.
quinta-feira, junho 26, 2025
Baz Luhman e a vida
terça-feira, junho 24, 2025
Energia
Cenas
quarta-feira, junho 18, 2025
Vício piorou
Nestes últimos dois meses vi mais séries de renovação de imóveis no streaming que no ano passado inteiro.
Por mais que deteste o regime do Irão
terça-feira, junho 17, 2025
Trolls
Intentional Malice:
Deception and Anonymity:
Lack of Empathy:
Personality Traits:
Responding to Trolling:
Report and Block:
Most platforms have reporting mechanisms for abusive content and users. Blocking the troll can prevent further interaction.
Collect Evidence:
Decoração
Não há pássaros aqui - Victor Vidal
Pessoas Normais - Sally Rooney
A Natureza da Mordida - Carla Madeira
Uma coisa que achei brilhante é que a escritora consegue fazer uma homenagem à literatura e a muitos outros autores incorporando pequenas frases suas para construir a narrativa das personagens, em particular Biá (viciada em livros). O livro joga com a psicanálise, conseguindo ser muito terno e profundo.
16/20
Menorca
sexta-feira, junho 06, 2025
Saramago disse-o muito bem
"Não é pornografia que é obscena, a fome é que é obscena" - José Saramago
Há que rever muito sobre a moralidade quando se permite que outro ser humano morra de fome ou se tiram os meios de subsistência a outro ser humano.
Finitude
Ser gay também terá compensações
terça-feira, junho 03, 2025
Devil in the Family: the Fall of Ruby Franke
Era uma família de oito pessoas (pai, mãe e seis filhos) onde a mãe foi tudo menos mãe, o pai foi completamente omisso no seu papel de guardião da família e os miúdos sofreram demasiado abuso - abuso esse que poderia ter matado as duas crianças mais novas.
Foi completamente chocante para mim. Aconselho a visualização do mesmo que é um documento muito válido sobre a contemporaneidade social.
Nunca pensei em citar
Nunca pensei em citar Félix a Bicha Má, mas cá vai:
"Tem gente que é igual a segunda-feira, ninguém gosta mas é obrigado a suportar."
segunda-feira, junho 02, 2025
Yeeiii
Finalmente o primeiro banho de mar completo. Pena ter sido nas praias da linha, mas em pouco tempo estarei a nadar em águas bem mais selvagens e quentinhas. Férias venham já!...
sexta-feira, maio 30, 2025
Sereias
Está muito bem construído para brincar connosco, porém gostava de algo mais sumarento no final. Não obstante, creio que o que nos querem dizer é que a realidade é assim de seca e crua. Aconselho a ver.
15/20
quarta-feira, maio 28, 2025
Irmãs Blue - Coco Mellors
Vidas frustradas
- ou porque tenho mau íntimo e gosto de ofender/perseguir todas as pessoas que eu não considero à altura do que estou convencido que é certo e correto;
- ou porque tenho uma vida tão vazia que tenho de a ocupar com pessoas que não gosto, porque a alegria, a felicidade, a realização pessoal não ocupam muito espaço na minha vida e tenho de recorrer até às pessoas que não respeito para ter algo que fazer.
terça-feira, maio 27, 2025
Bem tentei
segunda-feira, maio 26, 2025
Triste
sexta-feira, maio 23, 2025
Eu e as Jacarandás
quinta-feira, maio 22, 2025
As 4 Estações
Thunderbolts
12/20
quarta-feira, maio 21, 2025
Cenas de Ninja
O B ofereceu-me uma Ninja CREAMi de presente de aniversário. Nestes 10 dias o limite tem sido a imaginação. É extraordinário como se consegue fazer gelados com todo o sabor e de forma 'fit'. Não foi uma aquisição barata, mas compensa bastante na saúde e no bolso ( a longo prazo).
Finalmente
Finalmente vejo indignação de Chefes de Estado do mundo ocidental pela barbárie em Gaza. Já vai muito tarde, vamos ver se as cercas de 15000 crianças a necessitar de apoio urgente sobrevivem.
segunda-feira, maio 19, 2025
Legislativas 2025
- O LIVRE cresceu e é bom perceber que um partido que procura evolução e progresso, de forma limpa, ganhou mais expressão. É uma luminária de esperança, mas ténue.
- O PS sofreu uma derrota pesada e o Pedro Nuno Santos demitiu-se. Quem bom. Já vai tarde. A arrogância nunca foi boa companheira de ninguém.
- O PCP mantem-se vivo. Não sei como.
- O BE quase desapareceu. Não creio que esta formação faça alguma sentido ou acrescente valor como estão.
- O PAN continuou vivo. Ainda bem, é o partido que mais leis propõe e que mais leis aprova. Uma pessoa sozinha que trabalha mais que grupos parlamentares inteiros.
- O JPP entra na assembleia. Que bom, um partido de origem popular, sangue novo.
- A AD vence e ganha alguma expressão. Começa aqui o meu incómodo. Quando olho para a história, há grandes homens de direita espalhados pelo mundo. Mesmo no PSD existiram grande homens e mulheres, que não sendo ideologicamente parecidos a mim, eu respeito pela sua honestidade e retidão (Mário Sá Carneiro, Manuela Ferreira Leite, Fernando Nogueira, etc.). Mas este PSD é dos chico-espertos, dos incólumes e isso é dececionante.
- O CHEGA cresce e quase se torna a segunda força política. O Chega é um partido cheio de deputados a responder na justiça por crimes (15 casos). É um partido que incita o ódio e a desinformação (um pouco o que se fazia na ditadura criar ódios para desviar a atenção do que é importante).
terça-feira, maio 13, 2025
A vida mentirosa dos adultos - Elena Ferrante
segunda-feira, maio 12, 2025
Uma das coisas mais bonitas que me dedicaram
51
No dia 10 fiz 51 anos. Gosto muito de somar anos de vida. Estar mais velho quer dizer que vou somando tempo usado em aprendizagens, experiências de vida, troca de afetos, vivência de emoções. Basicamente estar vivo é bom quando se usufrui do leque de opções disponível.
O dia de anos não poderia ter sido melhor, passado com o B e a minha família. O B diz que a minha família é tão funcional que parece estranha. Somos todos muito emocionais, mas gostamos todos muito uns dos outros e somos 6 novamente (o meu irmão encontrou alguém que eu espero que fique). Siga!
sexta-feira, maio 09, 2025
Metáfora: Hunger Games
quarta-feira, maio 07, 2025
Tanta pena que tenho dos coitadinhos
terça-feira, maio 06, 2025
Os dias do ruído - David Machado
A palavra que resta - Stênio Gardel
Tudo é Rio - Carla Madeira
19/20
Kobo a render
Fiz uma assinatura do Kobo Plus e finalmente meti-a a render, depois de pagá-la 3 meses sem ler um livro. Estas férias consegui rentabilizar o investimento ao ler 3 livros e metade de outro. Que bem sabe ler e o leitor de ebooks estranha-se no início, mas depois é bastante prático.
Férias em Itália
A Itália é, sem sombra de dúvidas, o país preferido do B - para ir pelo menos uma vez por ano (no ano passado ele foi três vezes). Apesar de ser o país onde eu conheço mais cidades, não me importei nada de visitar duas que já conhecia (Milão e Verona) e acrescentar Bérgamo. Gostei mesmo muito de estar nas três.
As viagens são sempre sobre a companhia, que tem de ser boa mesmo que seja a nossa própria. Correu tudo muito bem e fizemos - claro está - imenso turismo gastronómico ou não fosse ele um aficionado da comida italiana.
Milão que não me tinha surpreendido da outra vez, desta vez foi bastante agradável de viver. Os bares, as pizzarias, as esplanadas. Fiquei atestado em Aperol Spritz para os próximos dois meses.
Verona continua linda, mas notou-se o peso turístico na fila de 200 pessoas para a Casa da Julieta, que a meu ver não é imprescindível. Os vistas, as igrejas, os castelos e palacetes são muito mais apetecíveis. E o gelado sempre delicioso.
Bérgamo é uma pequena cidade com uma arquitetura e uma história cheias de interesse para além de uma gastronomia estupenda. Comi a polenta mais fantástica que existe e ainda fui ao local onde inventaram o gelado de stracciatella. Soube bem aproveitar os cafés, os bares, as praças cheias de sombra fresca. Tivemos mesmo muita sorte com o tempo - que foi de verão o tempo todo - e chegamos a Lisboa com um belo friozinho, mas não há nada como chegar a casa. Agora é esperar mais um mês pelas próximas.
quinta-feira, abril 24, 2025
Coisas que não percebo
Sarilhos
quarta-feira, abril 23, 2025
Companion
17/20
Eu até nem gramo a Mariana Mortágua
Adorei ver as cenas do debate entre o BE e o CHEGA. Adorei ver a Mariana usar legos para mostrar os dados reais sobre as importações e dizer ao André Ventura que a taxa de criminalidade na bancada do CHEGA é bem maior que a dos imigrantes, porque é mesmo verdade. O CHEGA tem uma taxa de criminalidade de quase 50% o que me dá muita vontade de rir, porque as pessoas votam num partido com criminosos para impedir a criminalidade (LOL). Também é giro ver que o André Ventura não percebe absolutamente nada de economia, mas percebe imenso de malabarismo político e de manobras de distração (tenho de lhe tirar o chapéu por isso).
Coisas complexas
quinta-feira, abril 17, 2025
O B
O B consegue surpreender-me com a sua capacidade analítica e a sua maturidade. Como bom gémeos que é, racionaliza e pensa em tudo baseado numa observação exaustiva e constante; isto que faz com que seja ponderado. Já o ascendente em Carneiro dá-lhe uma impulsividade e uma facilidade em irar-se que podem ser muito problemáticas. Ele tem de fazer malabarismo com estas características e nem sempre é fácil.
Tenho visto ao longo do nosso tempo juntos um esforço enorme para conter a sua impulsividade e para ser "macio" quando algo o deixa incomodado. Eu sou do género "macio" e aprecio a gentileza em todos os momentos. Num casal tem de se ser gentil com o outro sempre (no meu modo de ver as coisas) e não aceito que discórdias e desencontros não possam ser resolvidas com conversa gentil e educada. Tenho muito respeito pelo esforço que ele faz para construir e evoluir em conjunto.
Até o próprio B está admirado com o que conseguiu neste contexto. Não obstante, fora do círculo íntimo de namoro e amigos, ele continua a dar "paulada" a quem o chatear.
terça-feira, abril 15, 2025
Ando cheio de vontade de dançar
A última vez que saí para dançar foi em Novembro e "soube-me que nem ginjas". O B não é nada dado a festas pois a bateria dele acaba entre as 2h/3h da manhã. Mas tenho a esperança de o arrastar para uma sítio qualquer onde se possa dançar até não muito tarde. Pena que não conheço nenhum sítio assim de momento com música pop ou house. Mas a esperança está viva.
Porque é tão difícil para mim?
Obras da vizinha
segunda-feira, abril 14, 2025
Aprovado por Bob Trevino
sexta-feira, abril 11, 2025
Coisas que não pensei ver
O meu pai nasceu em 1934, oito anos depois da ditadura ser instaurada em Portugal. Passou 40 anos da vida dele a viver debaixo de um regime autoritário e fascista, em que o abuso do poder era constante e a liberdade dos cidadãos era nenhuma. Vivia-se no medo.
Eu nasci 15 dias depois do 25 de abril. Num país que não sabia muito bem o que fazer com a liberdade, e 51 anos depois ainda anda incerto. A questão é que o papão da ditadura era longínquo até para mim. Pensei que os direitos fundamentais eram já adquiridos e não são.
Em poucos meses de governo no país mais poderoso do mundo, Trump conseguiu fazer renascer o fascismo, o desrespeito pelo bem comum, o falta de desvelo pela lei nacional e internacional.
Mesmo para mim que tenho 50 anos, a palavra "fascista" era uma coisa de velhos ou de comunistas. Não mais. O Fascismo faz-se sentir no mundo inteiro de uma forma assustadora por via da ação dos EUA. Gostava que continuasse a ser apenas o "bicho papão" dos comunistas e das memórias de outros tempos, mas não é. São tempos muito perigosos. A Europa está desprotegida, terá de correr ao armamento, com tudo o que isso significa no resto do funcionamento das instituições e da economia.
O presente é negro e o futuro incerto.
quarta-feira, abril 09, 2025
A reler
quinta-feira, abril 03, 2025
Hungria
quarta-feira, abril 02, 2025
Ser assumido ajuda num relacionamento?
Hoje um amigo
terça-feira, abril 01, 2025
Anjos vs Joana Marques
Lembrei-me
quinta-feira, março 27, 2025
Às vezes recebemos uma notícia
Às vezes recebemos uma notícia que nos puxa o tapete debaixo dos pés. Depois de várias notícias felizes, uma delas até relacionada com a minha saúde, eis que entra uma outra que leva tudo à frente (código 6). O que vale é que já começo a ter alguma pele calejada, próprio da idade e de muitas agruras. Respira-se fundo e continua-se a andar.
O segredo
O segredo vai mesmo passar a ser a alma do negócio. Começo a acreditar na minha mãe que diz que as forças negativas não gostam de ver a felicidade e o bem-estar alheios. Então o melhor é mesmo deixar tudo muito bem escondidinho.