terça-feira, fevereiro 19, 2008

Fim de semana em retiro

Este fim de semana que passou foi diferente, estive com um grupo de 15 pessoas no Algarve a meditar e a realizar um seminário de Sahaja Yoga. A meditação é um excelente meio de limpeza espiritual, mas quando é feita em grupo a energia vibratória é muito forte e os efeitos são muito mais presentes.

No sábado realizamos uma limpeza da negatividade associada ao nosso lado direito (activo, dinâmico) através dos elementos. Primeiro no mar, depois pelo fogo. A cerimónia do fogo chama-se Havan e tem um grande impacto do ponto de vista da sensibilidade individual e colectiva. Mas é uma limpeza que abre o subconsciente para o mundo exterior numa tentativa de purificaçao do mesmo, oq ue quer dizer que o sono, nesse dia, é sempre algo agitado.

No domingo foi realizada a cerimónia de Pooja que pretende limpar o lado esquerdo (passivo, emocional). Os rituais são específcos e por isso, creio, não se sente a unidade colectiva da mesma forma. Embora e tivesse pensado que não foi tão 'impactante' quanto o Havan, a realidade é que a energia libertada foi de tal forma que me senti nauseado e tonto na hora seguinte à cerimónia.

Depois disso senti um estado de paz e de amor muito grande. Nada me pareceu complicado ou impossivel de integrar numa ordem natural. Nada disto será místico. Trata-se apenas da mente ser poderosa e de os ocidentais estarem cada vez mais afastados do seu 'eu espiritual'. Da minha parte espero conseguir estar cada vez mais perto.

Sem comentários: