quinta-feira, maio 20, 2010

Aquário


Um filme sobre o "white trash" suburbano inglês. Os criadores do Little Britain conseguiram brincar com este sítio onde nascem as Vicky Pollards, mas quando a abordagem é realista, o resultado final é bem mais cru e claustrofóbico. Como escapar a uma realidade que quase nos persegue nos genes? Mães adolescentes desistentes da escola, dão à luz filhas com o mesmo percurso, que se perdem pelos mesmos sonhos. Há espaço para sensibilidade? Para gostar? Ou só para a agressividade reservada á sobrevivência. É possível sair do aquário? O argumento é simples, mas construído com mestria. A interpretação da actriz principal, Katie Jarvis, é muito forte e não sabemos se simpatizamos com ela se a detestamos, como detestaríamos alguém com aquele comportamento. Mas há momentos de pausa, momentos de respiração onde vemos as pessoas por baixo da sujidade que o meio transmitiu. É um peixe num aquário.


16/20

4 comentários:

Individual(mente) disse...

Título sugestivo...

Provocação 'aka' Menina Ção disse...

Odeio a expressão "white trash" para mais faz-me lembrar alguém que conheci que era uma corroída infeliz sem nunca ter tido um amor pleno, que saltava de trabalho a cada três meses e que tinha uma herança familiar da qual constava um pai toxicodependente, uma mãe que casou para conseguir sustentar-se a si e á filha que tinha de outro e uma avó que era vidente. Juntava a isto muitos mais pormenores mas fiquei suspensa quando acerca nem sei de quem reclamou alto e convicta que essa pessoa era white trash. E desde aí que não gosto da expressão, porque prefiro ser mais forte que cair na facilidade imensa que é alguém falar de alguém, nunca catalogar ninguém como lixo.

silvestre disse...

@provocação: utilizei "white trash" entre aspas. É uma categoria pejorativa operacionalizada para designar os brancos de classes desfavorecidas tanto nos subúrbios americanos do sul, como das grandes cidade inglesas. É relevante para o que se passa no filme.As protagonistas vão cruzar-se com pessoas que se relacionam com elas nessa perspectiva.

Provocação 'aka' Menina Ção disse...

Sim, eu entendi, não estava a "cobrar-te" nada, eu é que comecei a desenrolar porque é uma expressão que cai muito na boca das pessoas e que pega, escrevi este comentário na esperança de anular o efeito-cola que essas palavras têm em quem as lê e que repetem muito contentes dos seus new english terms that everybody should use to make some impact.