terça-feira, dezembro 04, 2012

O Natal

Estou a fazer um esforço enorme para viver o Natal. Queria ver se conseguia entretanto fazer a árvore e ganhar um pedacido de alegria natalícia. nem a minha sobrinha me ajuda nisto. Daqui a uma semana, mais ou menos, faz 14 anos que o meu pai morreu. O tempo corre. Ele gostava do Natal como um miúdo pequeno e eu devia continuar a dar-lhe esse alegria de sempre, a de quando ele descia as escadas e via a árvore e os adornos espalhados pela casa. Raios me partam e ao momento que que deixei de ser natalício. Lembro-me que no ano que fez 7 anos do seu desaparecimento foi quando eu senti pela primeira vez a falta a sério. Era muito tempo, 14 anos parece-me ainda mais. Sou bem resolvido relativamente à morte e à perda, mas é muito tempo e um pai é um pai. No caso,  era um amigo mais velho e experiente. Tenho de me tornar natalício outra vez. Parece-me que é o que lhe devo este ano para mitigar os efeitos do tempo. Até devia comprar enfeites novos para a árvore de natal, mas acho um desperdício de dinheiro quando só uso os que tenho 1 vez por ano e estão em excelente estado. Quando é que me tornei tão racional?... (suspiro)... como é que os racionalistas conseguem ser natalícios. Sugestões?

6 comentários:

AM disse...

Be creative.

Lobo disse...

Adoro o Natal. Aproxima-te dos teus amigos que sejam assim tão efusivos em relação à quadra e vais ver que vais ganhar de novo essa alegria :)

Arrakis disse...

Acho que o Natal é estar com as pessoas de quem gostamos. Geralmente, para além juntarmos a família na noite e no dia de Natal, também organizamos lá em casa vários jantares com amigos em jeito de celebração da nossa amizade.

silvestre disse...

@arrakis: acho isso estupendo. A minha família é pequena (a que importa) e passamos sempre juntos. Até aproveito para dormir em casa da minha mãe. Sei que lhe dá prazer. Quanto aos amigos, gostei muito da ideia de celebração da amizade. Não sei o que é que se passou na minha vida no último ano em que o trabalho, parece que tomou conta de tudo. Mas os jantares na Casa Silvestre foram-se tornando cada vez mais raros. Talvez por isso o Natal esteja tão pouco vivo este ano. de qualquer forma fui comprar um pai natal para meter na porta. Acho que o meu pai o ia achar bonacheirão e ficar feliz.

Unknown disse...

penso não existir fórmula mágica para te tornares "natalício" novamente. Junta uns amigos, bebe uns egg noggs, cozinha uns gingerbreads, troca umas lembranças- É fofinho e reconfortante. Se não funcionar, envio-te um postal de natal. daqueles à antiga... escritos à mão.

silvestre disse...

@speedy: A última vez que me escreveram um postal à mão foi em 2006 :( e foi das melhores prendas de Natal que poderia ter.