quinta-feira, dezembro 13, 2012

Problemas e mais problemas...

Uma situação de desemprego é muito complicada. Quando começa a ser de longa duração pode deixar uma pessoa numa situação tão frágil do ponto de vista emocional que dispara para todos os lados. É dificil para quem está ao lado conseguir aguentar esse movimento constante entre depressão e hipersensibilidade agressiva. O mais fácil é dizer que há que ter compreensão, porque se está numa posição melhor. Verdade. Contudo a instabilidade constante provocada oscilação entre estes dois pólos é muito difícil de gerir. Se este estado de coisa não se altera, olhamos para o outro e não conseguimos encontrar ali a pessoa por quem desenvolvemos uma amizade ou por quem nos apaixonamos. Acabará mais tarde ou mais cedo por provocar o distância, primeiro, emocional e depois se nada se altera física. Há que meter as pilhas. A salvação de uma pessoa começa por si mesma. Os outros são responsáveis pelo seu bem-estar apenas até ao ponto em que esbarram nas emoções desse terceiro. Não é justo. Mas a vida não é linear. No final a perda é de todos.

3 comentários:

Arrakis disse...

'A salvação de uma pessoa começa por si mesma' mas por vezes para o conseguires precisas de ajuda, de apoio e de compreensão. Ninguém quer estar desempregado. E nessas alturas difíceis, precisas dos que gostam de ti para estarem ao teu lado e te espicaçarem.

Sérgio disse...

Nunca passeio por isso, felizmente. Mas concordo com o Arrakis, somos responsáveis por nós mesmo, mas é nesses momentos difíceis que mais precisamos de sentir o apoio dos outros.
abc

Lobo disse...

O mais fácil é deixar de lutar... de consertar... mas são essas alturas que mostram a fibra de que somos feitos. E verificamos do que somos capazes ou não... mais, se alguém está à beira do precipício e quer dar um passo em frente... deixamos? Só porque a vontade de voltar atrás, tem que nascer nela?