terça-feira, outubro 20, 2020
Férias
Com um bocadinho de sorte estou a 1 mês das minhas últimas férias deste ano e talvez as primeiras sem problemas de saúde, uma vez que os outros 3 períodos foram marcados por isso mesmo. Portanto, pessoal do mau-olhado dêem-me umas férias (literalmente).
O valor de uma experiência menos positiva
Quando conseguimos controlar o caos do nosso pensamento, as experiências menos positivas são o melhor veículo para a consciencialização de onde devemos estar ou de onde não devemos estar. Ter sempre presente que todas as experiências delimitam o nosso mapa de ação é meio caminho andado para aceitar o caminho em que nos encontramos ou nos perdemos. Fundamental é compreender e perceber qual dos processos se está a dar, se nos estamos a perder procurar o porquê, o que foi embora, que parte de nós não está ali. Depois disso perceber até que ponto estamos presos aquele trilho, até quando vamos ter de permanecer nessas redondezas. Personalizando, há um sítio onde eu não quero estar, mas sei que terei de permanecer ali mais tempo. Sei o que não me faz feliz e graças a isso concretizei o que me faz feliz e um ponto de fuga. A fuga não é para já, mas a contagem decrescente e a certeza de que o ponto de fuga está mapeado, deixam-me tranquilo para trilhar o que falta.
Estou a desenvolver uma crush pela Miley Cyrus
O inimaginável aconteceu. A Miley Cyrus cantora "bué de radical" para os putos, cresceu e tornou-se (provavelmente) a coisa mais interessante do mundo pop em 2020. Estou a adorar este revivalismo que mistura rock e new wave do início dos anos 80. Para além da estética milimetricamente pensada, as versões dos Blondie, Pearl Jam, Britney Spears, The Cure, etc., mostram uma refrescante direção e um fabuloso conhecimento e amor pela música. É caso para dizer "she is rocking!" e não apenas em sentido literal.
O mundo às vezes é estranho
Ora bem. embora não tenha sido muito dramático a esse respeito a verdade é que fui operado ao coração. Porque acho que não tenho de andar atrás das pessoas para o informar, muita gente (a grande maioria) dos meus conhecimentos não soube o que se passou. Claro que isto mostra que o célebre "longe da vista longe do coração", tão típico deste tempo de pandemia, é uma realidade. Mas o que me pareceu fascinante foi a falta de cuidado de quem soube a dias do evento (não pode dizer que se esqueceu) e até ao dia de hoje não perguntou nada. Vivemos tempos extraordinários, de facto.
terça-feira, outubro 06, 2020
BB Revolução
Não sei porque chamaram a esta edição Revolução quando é muito mais semelhante aos modelos de reality show passados. O BB2020 na realidade foi mais revolucionário e com pessoas mais de longe mais interessantes fosse no aspeto negativo ou positivo. Nunca vi tanta gente desinteressante junta num mesmo programa. É tão mas tão aborrecido o programa. E até o mais egocêntrico e autocentrado dos concorrentes (o Rui Pedro) é tão repetitivo e tão aborrecido na sua ladainha. Não creio que haja volta a dar, não se saca nada dali.
sexta-feira, outubro 02, 2020
Coisas boas no meio do caos
Posso trabalhar num sítio caótico, por vezes disléxico e até disfórico, mas no meio disto tudo a atenção da Sra. A (os chás quentinhos, a frutinha descascada e outros mimos) dão-me a energia para mais umas horitas de trabalho. Que bem me está a saber este melão.
quarta-feira, setembro 30, 2020
Gosto de emprestar livros
Este fim de semana emprestei dois livros. A ideia que eles podem continuar a iluminar novas mentes é maravilhosa. São eles «O estranho caso do cão morto» e «As coisas que te caem dos olhos». No caso do segundo livro ,que li faz tanto tempo, já me tinha esquecido da beleza que lá vai dentro. As analogias maravilhosas, a textura emocional (dois exemplos abaixo)
“O matrimónio é como um loft: com as janelas a olhar o mundo e que nos deixam boquiabertos, sem fôlego. E depois o pó invisível dos dias, dos anos, irreprimível, que se deposita preguiçosamente nos móveis, nos pavimentos, e mastiga tudo, até as divisões do amor.”
Os segredos são peles que se formam nos lábios gretados das pessoas, retirados com pequenas mordidelas, com cuidado para não sangrar.”
terça-feira, setembro 29, 2020
Follow the leader
Infelizmente (e felizmente) não somos todos iguais e há pessoas que se desorientam com muita facilidade ou que não têm capacidade de olhar para um problema holísticamente. Porque não ser humilde e deixar liderar quem tem competência para isso? Há tanta gente e meter-se em bicos de pés. Não é sustentável passar uma vida em bicos de pé. A altura ou é estrutural ou não é.
quarta-feira, setembro 23, 2020
D. Manuel I (Romance Histórico)
terça-feira, setembro 22, 2020
Sou capaz de andar numa fase mais reflexiva
Talvez seja por estar doente que acabo por me focar no que é mais essencial. Percebo que há muita coisa de que não preciso (ou precisamos, em geral). O mais triste é perceber que também não preciso assim tanto de muitas pessoas. Conheço muita gente, mas não preciso delas neste momento. Quando a vida se resume ao que realmente importa penso no meu namorado, na minha mãe e ao meu gato.
Quantas pessoas sabem que estou doente? Na realidade, as duas que me mandam a mensagem a saber como estou. Quando não temos apetite para contactar com os outros, apercebemo-nos de que somos mais nós quem procura o outro. E mais uma vez parece que nada importa. Se nada importa, então tenho um bom namorado que me acaba por suprir todas as necessidades de afeto. Seja, ou não, por esta razão ele é mesmo estupendo no capítulo de estar lá para o outro - no caso eu, lucky me.
segunda-feira, setembro 21, 2020
Felicidade
Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade.
Martha Medeiros
Praying for time
Nem tinha dado por ter havido um Congresso do Chega
Assim sendo o horror ao conteúdo de algumas moções só me chegou hoje. E a lista única lá passou à terceira senão ninguém comia o bitoque prometido (:p).
Às pessoas que ainda têm blogues
Sou eu a única pessoa a detestar visceralmente o novo backoffice do blogger? No meio dicionário, mas mudanças servem para tornam as coisas mais eficientes e inteligíveis. Não creio que nenhuma destas condições tenha sido conseguida. O tempo que demoro a editar é muito maior. Grrrrrrrr...
Tenet
Regresso a Itália
O Segredo: Atreve-te a Sonhar
O efeito férias e o facto de não ir ao cinema desde Março acabou por me fazer ver 4 filmes durante a primeira semana, porque eram os que estavam disponíveis no cinema mais próximo. Foi por isso que vi «O Segredo». Achei que era fixe de ver com a minha mãe. Ela adorou e eu não achei muito mau se pensar que é um filme sem grandes pretensões. Para um filme de segunda linha até se vê bem e há apenas ali uma ou outra coisa mais "xaropenta" e uma ou outra coisa pouco plausível. Mas as atuações, por exemplo, estão bem.
12/20
Os Novos Mutantes
quarta-feira, setembro 16, 2020
Férias
Os meus 15 dias de férias foram atípicos. A saúde andou a fazer das suas, em grande, mas deu para voltar ao cinema e ainda deu para continuar a dieta (ainda faltam 3kg para dar conta do recado).
quarta-feira, agosto 26, 2020
Convidado especial
Ontem fui orador convidado num webinar sobre Economia Circular. É tão bom quando podemos falar e trabalhar sobre coisas em que acreditamos e que nos falam ao coração. Aparentemente o meu espanhol não está assim tão mal, porque o webinar foi para o Equador e Argentina e toda a gente compreendeu bastante bem. Ao terminar senti aquele tipo de satisfação que há muito não sentia.
segunda-feira, agosto 24, 2020
Querido diário 4
259. Nem tinha reparado nas partições. Fiquei impressionado com o 90. Há uma ligeira melhoria este ano, mas é uma loucura (no mínimo).
Casa de campo
A busca por uma casa de campo para comprar começou este fim de semana. O Ribatejo é o sítio de eleição, mas pode ser que apareça outra coisa, desde que seja a 1h de Lisboa, está-se bem.
quinta-feira, agosto 20, 2020
Pequenas surpresas
O dia de ontem trouxe-me um surpresa muita agradável. Um almoço excelente com pessoas que têm o coração no sítio certo. Aqueles lugares onde não temos de estar a medir as nossas palavras, onde não temos de nos defender são tão bons de estar. Cada vez mais raros. O meu obrigado ao João.
Querido diário 3
258. É uma batalha. A compulsão é uma coisa lixada. Reduzir e reciclar. O objectivo é ficar com o essencial.
terça-feira, agosto 18, 2020
Querido diário 2
7kg
E passaram os primeiros 10 dias sem comer doces, sem comer manteiga, sem comer pão e a comer sopa à noite. O objectivo é perder 7kg. Nunca tive o bonito peso de 86kg e quero voltar aos 79kg que tinha antes do isolamento social. Se ao menos pudesse fazer exercício, a coisa resolvia-se rápido, assim tem mesmo de ser a fazer dieta.
segunda-feira, agosto 17, 2020
Querido Diário 1
sexta-feira, agosto 14, 2020
Miley...Respect!
quinta-feira, agosto 13, 2020
Big Brother is watching you
Acho que nenhum de nós tem a ideia precisa do quanto somos observados. Há sempre alguém a espreitar de onde menos possamos esperar. Na realidade ao longo da nossa vida vamos deixando pequenas brechas abertas, aqui e ali, que a dada altura até faziam sentido como ponto de abertura. Mas esquecemo-nos dessas aberturas e o escrutínio continua, quando já não faz sentido. Se a nossa liberdade já é relativa, diria que a nossa privacidade é ainda mais relativa. E a vida pode ser muito cansativa com a constante preocupação de que temos de tapar todos os buracos. Não há nada como ser brutalmente desinteressante para ser verdadeiramente privado.
quarta-feira, agosto 12, 2020
be easy on yourself
You mess up
You live and then you learn
And don't forget
Nobody's keeping score...
segunda-feira, agosto 10, 2020
Há uns bons anos atrás
Loosing your mind
― Debasish Mridha
quinta-feira, agosto 06, 2020
Faz hoje uma semana
Boas notícias
O novo CD da Taylor Swift
TVI e SIC
O bem e o mal em cada um de nós
― George Bernard Shaw
segunda-feira, agosto 03, 2020
O Big Brother 2020 chegou ao fim
quinta-feira, julho 16, 2020
Big Brother 2020
terça-feira, julho 14, 2020
Pensamento aleatório
A minha sobrinha comove-me
quinta-feira, julho 09, 2020
terça-feira, julho 07, 2020
Judeus Sefarditas e a nacionalidade portuguesa
segunda-feira, julho 06, 2020
A prima do meu namorado
Durante o almoço
terça-feira, junho 30, 2020
Não me espantava nada...
Ouvem-se os sinos celestiais (parte 2)
Ouvem-se os sinos celestiais
A ver se me mantenho afastado da COVID.
segunda-feira, junho 29, 2020
A administração pública na Suécia
quinta-feira, junho 25, 2020
quarta-feira, junho 24, 2020
Piada Seca LXVIII
- Diz-me lá, como é ter um pénis?
- Às vezes é muito duro.
terça-feira, junho 23, 2020
Lovely - Billie Eilish (ft Khalid) com vídeo alternativo
Mercúrio retrógado
Era COVID19
A insustentável leveza do ser
A arte maravilhosa de Arinze Stanley
O Privilégio Branco
sexta-feira, maio 29, 2020
Sindicatos
sexta-feira, maio 22, 2020
Como é possível?
terça-feira, maio 19, 2020
É o que dá fazer as coisas a dormir
Coisas boas
domingo, maio 17, 2020
Afinal Ella ainda vive
sexta-feira, maio 15, 2020
A provar que sou um gajo antigo
Estou viciado na série The Good Wife
Gosto das colaborações da Julia Michaels
A melhor prenda de anos
I'm still breathing
sábado, maio 02, 2020
Votantes do Bolsonaro
The Witcher
Isolamento social e as descobertas positivas
A aprender coisas novas
quinta-feira, abril 23, 2020
Cansaço
quarta-feira, abril 15, 2020
Who is the master and who is the slave?
Booksmart: Inteligentes e rebeldes
Quem é que manda aqui?
Paradise Hills
É um filme de ficção científica que se assume como um thriller psicológico. Não tem um mau ponto de partida, mas penso que a execução ficou um pouco além. O filme fica naquela linha entre o filme conceptual de baixo orçamento e o filme inovador mainstream. A sensação é que não se consegue afirmar em nenhum dos campos. Por vezes existem elementos de cenografia extraordinários e o argumento é interessante, mas não existe o ritmo ou desenvolvimento necessários. Para ver como uma curiosidade.Judy
Fiquei muito triste no final deste filme. Há pessoas que não têm mesmo sorte no caminho que trilham enquanto são vivas. Ser mulher nos anos 50/60 era uma coisa horrível e as pessoas sensíveis ganhavam marcas para o resto da vida. Esta mulher de grande talento foi cilindrada, não obstante, sempre na tentativa constante de ter uma vida normal. Acho que é um bonito tributo que apresenta a cantora/actriz na fase mais difícil da sua vida, meses antes de morrer, mas sempre com a chama dos seus sentimentos como mãe, como mulher, como profissional em riste no meio do caos a que eventualmente sucumbiu. A Renée Zellweger está estupenda.Bloodshot
Foi o último filme que vi no cinema antes da hecatombe Corona. Não é nada de novo e não se poderiam esperar grandes actuações dentro do estilo, mas é agradável. Digamos que foi feito com a lógica de um videojogo, a acção nunca pára e os efeitos especiais são muito eficientes. Prevejo uma sequela.quarta-feira, abril 01, 2020
Para quem não sabe
O post mais brilhante que li hoje
#felizdiadasmentiras
Isolamento Social
domingo, março 29, 2020
A culpa é sempre do Governo
Coisas que seriam interessantes
terça-feira, março 24, 2020
Novo emprego
Este Março não é o que estava à espera
quarta-feira, fevereiro 26, 2020
Meu querido mês de Fevereiro
quinta-feira, fevereiro 20, 2020
NISSAN Sucks! A Caetano Power é uma entidade de não muita fiabilidade.
quarta-feira, fevereiro 12, 2020
Birds of Prey (E a Fantabulástica Emancipação de Harley Quinn)
Quando apareceu o primeiro Deadpool foi uma pedrada no charco, mas o segundo tomo da obra nãoteve aquele efeito de novidade que entusiasma pela diferença. Passa-se o mesmo com a Harley Quinn depois do Esquadrão Suicida. Não se tem o efeito da novidade, mas tal como nunca perderei a vontade de ver todas as sequelas do Deadpool, o mesmo se passará com a Harley Quinn. Há humor negro q.b., muita loucura e ainda alguma espessura dramática quando tem de ser (ali e acolá) porque a Margot Robbie é mesmo muito boa actriz. Vi com prazer.quinta-feira, fevereiro 06, 2020
Como arruinar uma hipótese de novo trabalho
De volta aos transportes públicos
A despedida
Depois do fantástico «Parasitas», fiquei a berto a ver mais filmes orientais, mas a realidade chinesa (sem ser filmes de época) não me apela grande coisa. A ideia cultural de base é bonita, o assentar na tradição chinesa de proteger a família, mas o resto é bem aborrecido. Não percebi o porquê do globo de ouro para a melhor actriz secundária, não percebi o porquê de tanta consideração por esta obra. Para mim foi chato. Apenas chato.








