terça-feira, outubro 20, 2020

A Sigrid parece-me uma mini Sia em energia

 



Plot Twist - Sigrid 

Férias

 Com um bocadinho de sorte estou a 1 mês das minhas últimas férias deste ano e talvez as primeiras sem problemas de saúde, uma vez que os outros 3 períodos foram marcados por isso mesmo. Portanto, pessoal do mau-olhado dêem-me umas férias (literalmente). 

O valor de uma experiência menos positiva

 Quando conseguimos controlar o caos do nosso pensamento, as experiências menos positivas são o melhor veículo para a consciencialização de onde devemos estar ou de onde não devemos estar. Ter sempre presente que todas as experiências delimitam o nosso mapa de ação é meio caminho andado para aceitar o caminho em que nos encontramos ou nos perdemos. Fundamental é compreender e perceber qual dos processos se está a dar, se nos estamos a perder procurar o porquê, o que foi embora, que parte de nós não está ali. Depois disso perceber até que ponto estamos presos aquele trilho, até quando vamos ter de permanecer nessas redondezas. Personalizando, há um sítio onde eu não quero estar, mas sei que terei de permanecer ali mais tempo. Sei o que não me faz feliz e graças a isso concretizei o que me faz feliz e um ponto de fuga. A fuga não é para já, mas a contagem decrescente e a certeza de que o ponto de fuga está mapeado, deixam-me tranquilo para trilhar o que falta.  

Estou a desenvolver uma crush pela Miley Cyrus

O inimaginável aconteceu. A Miley Cyrus cantora "bué de radical" para os putos, cresceu e tornou-se (provavelmente) a coisa mais interessante do mundo pop em 2020. Estou a adorar este revivalismo que mistura rock e new wave do início dos anos 80. Para além da estética milimetricamente pensada, as versões dos Blondie, Pearl Jam, Britney Spears, The Cure, etc., mostram uma refrescante direção e um fabuloso conhecimento e amor pela música. É caso para dizer "she is rocking!" e não apenas em sentido literal.

O mundo às vezes é estranho

Ora bem. embora não tenha sido muito dramático a esse respeito a verdade é que fui operado ao coração. Porque acho que não tenho de andar atrás das pessoas para o informar, muita gente (a grande maioria) dos meus conhecimentos não soube o que se passou. Claro que isto mostra que o célebre "longe da vista longe do coração", tão típico deste tempo de pandemia, é uma realidade. Mas o que me pareceu fascinante foi a falta de cuidado de quem soube a dias do evento (não pode dizer que se esqueceu) e até ao dia de hoje não perguntou nada. Vivemos tempos extraordinários, de facto. 

terça-feira, outubro 06, 2020

BB Revolução

Não sei porque chamaram a esta edição Revolução quando é muito mais semelhante aos modelos de reality show passados. O BB2020 na realidade foi mais revolucionário e com pessoas mais de longe mais interessantes fosse no aspeto negativo ou positivo. Nunca vi tanta gente desinteressante junta num mesmo programa. É tão mas tão aborrecido o programa. E até o mais egocêntrico e autocentrado dos concorrentes  (o Rui Pedro) é tão repetitivo e tão aborrecido na sua ladainha. Não creio que haja volta a dar, não se saca nada dali. 

sexta-feira, outubro 02, 2020

Coisas boas no meio do caos

 Posso trabalhar num sítio caótico, por vezes disléxico e até disfórico, mas no meio disto tudo a atenção da Sra. A (os chás quentinhos, a frutinha descascada e outros mimos) dão-me a energia para mais umas horitas de trabalho. Que bem me está a saber este melão.

quarta-feira, setembro 30, 2020

Gosto de emprestar livros

Este fim de semana emprestei dois livros. A ideia que eles podem continuar a iluminar novas mentes é maravilhosa. São eles «O estranho caso do cão morto» e «As coisas que te caem dos olhos». No caso do segundo livro ,que li faz tanto tempo, já me tinha esquecido da beleza que lá vai dentro. As analogias maravilhosas, a textura emocional (dois exemplos abaixo)

“O matrimónio é como um loft: com as janelas a olhar o mundo e que nos deixam boquiabertos, sem fôlego. E depois o pó invisível dos dias, dos anos, irreprimível, que se deposita preguiçosamente nos móveis, nos pavimentos, e mastiga tudo, até as divisões do amor.”

Os segredos são peles que se formam nos lábios gretados das pessoas, retirados com pequenas mordidelas, com cuidado para não sangrar.”

Jordan Suaste... talvez um nome a acompanhar no futuro

 

terça-feira, setembro 29, 2020

Follow the leader

Infelizmente (e felizmente) não somos todos iguais e há pessoas que se desorientam com muita facilidade ou que não têm capacidade de olhar para um problema holísticamente. Porque não ser humilde e deixar liderar quem tem competência para isso?  Há tanta gente e meter-se em bicos de pés. Não é sustentável passar uma vida em bicos de pé. A altura ou é estrutural ou não é.

quarta-feira, setembro 23, 2020

D. Manuel I (Romance Histórico)

 
A Isabel Stillwell conseguiu de novo oferecer um empolgante romance histórico. Adorei o «Filipa de Lencastre», mas o «D. Maria I» não me prendeu (está ainda na mesa de cabeceira a ser ruminado). O D. Manuel I é talvez o melhor dos três livros. Uma lição de história, mas super vibrante nas suas personagens e na trama (fiquei cheio de vontade de conhecer o rei D. João II com mais detalhe). Tem sido uma leitura absolutamente brilhante. Recomendo.

Abençoada ADSE

 É tudo o que tenho para dizer. Nunca 80% de qualquer coisa me pareceu tão bem.

terça-feira, setembro 22, 2020

Coisas relativas


 

Sou capaz de andar numa fase mais reflexiva

Talvez seja por estar doente que acabo por me focar no que é mais essencial. Percebo que há muita coisa de que não preciso (ou precisamos, em geral). O mais triste é perceber que também não preciso assim tanto de muitas pessoas. Conheço muita gente, mas não preciso delas neste momento. Quando a vida se resume ao que realmente importa penso no meu namorado, na minha mãe e ao meu gato.

Quantas pessoas sabem que estou doente? Na realidade, as duas que me mandam a mensagem a saber como estou. Quando não temos  apetite para contactar com os outros, apercebemo-nos de que somos mais nós quem procura o outro. E mais uma vez parece que nada importa. Se nada importa, então tenho um bom namorado que me acaba por suprir todas as necessidades de afeto. Seja, ou não, por esta razão ele é mesmo estupendo no capítulo de estar lá para o outro - no caso eu, lucky me.

segunda-feira, setembro 21, 2020

Felicidade

Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade.


Martha Medeiros

Praying for time


Passaram 30 anos sobre a data de publicação desta canção. A letra em si fala de como a humanidade está descaracterizada e de como estamos cada vez mais longe dos valores éticos. Se em 1990 as coisas estavam más, agora estamos perdidos. As pessoas têm cada vez menos noção, estão cada vez mais intolerantes, hedonistas e autocentradas. Era uma vez um planeta. Mas espero morrer de velho antes disso. Teria muita pena de ainda ver a implosão da terra e da civilização.

Nem tinha dado por ter havido um Congresso do Chega

Assim sendo o horror ao conteúdo de algumas moções só me chegou hoje. E a lista única lá passou à terceira senão ninguém comia o bitoque prometido (:p). 

Às pessoas que ainda têm blogues

Sou eu a única pessoa a detestar visceralmente o novo backoffice do blogger? No meio dicionário, mas mudanças servem para tornam as coisas mais eficientes e inteligíveis. Não creio que nenhuma destas condições tenha sido conseguida. O tempo que demoro a editar é muito maior. Grrrrrrrr...

Tenet

 

É verdade que adoro o Christopher Nolan, mas ele aqui esticou-se um bocado. A reversão do tempo é um conceito engraçado de explorar, mas o filme resultou demasiadamente confuso e maçudo e, a páginas tantas, estamos a ver porque os efeitos especiais são fixes e já nem nos interessa muito bem se a história é plausível ou não. Olha, venha.

12/20

Regresso a Itália

 

Mais outro filme que se vai ver porque a mãe haveria de gostar e a opção para a mesma hora era um filme de terror. Não sendo bem de terror, foi um bocado árido de ver. Parece que já sabia tudo o que ia acontecer pelo caminho (e aconteceu). O argumento era fraquinho, as graças sem graça e o drama sem drama. Tenho pena do Liam Neesom andar a fazer coisas tão más. Não obstante a Toscana é sempre um cenário lindo para qualquer filme.

10/20

O Segredo: Atreve-te a Sonhar

O efeito férias e o facto de não ir ao cinema desde Março acabou por me fazer ver 4 filmes durante a primeira semana, porque eram os que estavam disponíveis no cinema mais próximo. Foi por isso que vi «O Segredo». Achei que era fixe de ver com a minha mãe. Ela adorou e eu não achei muito mau se pensar que é um filme sem grandes pretensões. Para um filme de segunda linha até se vê bem e há apenas ali uma ou outra coisa mais "xaropenta" e uma ou outra coisa pouco plausível. Mas as atuações, por exemplo, estão bem.

12/20

Os Novos Mutantes

Estava com alguma curiosidade relativamente ao filme da Marvel sobre os Novos Mutantes, a realidade é que não achei nada de especial e tiraram muito da profundidade que as personagens Illyana Rasputin e da Rahne Sinclair têm nas novelas originais. Pena. 

12/20

quarta-feira, setembro 16, 2020

Férias

Os meus 15 dias de férias foram atípicos. A saúde andou a fazer das suas, em grande, mas deu para voltar ao cinema e ainda deu para continuar a dieta (ainda faltam 3kg para dar conta do recado).

quarta-feira, agosto 26, 2020

Convidado especial

Ontem fui orador convidado num webinar sobre Economia Circular. É tão bom quando podemos falar e trabalhar sobre coisas em que acreditamos e que nos falam ao coração. Aparentemente o meu espanhol não está assim tão mal, porque o webinar foi para o Equador e Argentina e toda a gente compreendeu bastante bem. Ao terminar senti aquele tipo de satisfação que há muito não sentia.

segunda-feira, agosto 24, 2020

Querido diário 4

259. Nem tinha reparado nas partições. Fiquei impressionado com o 90. Há uma ligeira melhoria este ano, mas é uma loucura (no mínimo). 

Casa de campo

A busca por uma casa de campo para comprar começou este fim de semana. O Ribatejo é o sítio de eleição, mas pode ser que apareça outra coisa, desde que seja a 1h de Lisboa, está-se bem.

quinta-feira, agosto 20, 2020

Pequenas surpresas

O dia de ontem trouxe-me um surpresa muita agradável. Um almoço excelente com pessoas que têm o coração no sítio certo. Aqueles lugares onde não temos de estar a medir as nossas palavras, onde não temos de nos defender são tão bons de estar. Cada vez mais raros. O meu obrigado ao João. 

Querido diário 3

258. É uma batalha. A compulsão é uma coisa lixada. Reduzir e reciclar. O objectivo é ficar com o essencial.

terça-feira, agosto 18, 2020

Querido diário 2

Pergunto-me porquê constantemente. Tal e qual naquela história escrita. O clone age sem ligação. Sou observador passivo dessa actividade destrutiva. Procuro a oportunidade de agir, ao contrário daquela história escrita.  Não sei como se deram os 257. É tudo demasiadamente sem sentido. 

7kg

E passaram os primeiros 10 dias sem comer doces, sem comer manteiga, sem comer pão e a comer sopa à noite. O objectivo é perder 7kg. Nunca tive o bonito peso de 86kg e quero voltar aos 79kg que tinha antes do isolamento social. Se ao menos pudesse fazer exercício, a coisa resolvia-se rápido, assim tem mesmo de ser a fazer dieta. 

segunda-feira, agosto 17, 2020

Querido Diário 1

É uma pena não poder ser confessional no meu próprio blogue. Tenho de inventar um código.

sexta-feira, agosto 14, 2020

Miley...Respect!

 



Outra grande canção (depois de Mothers's Daughter) que traz consigo o melhor do Disco e da New Wave. Estou a adorar este som. Fico contente que os 80 estejam a ser revisitados com gosto. Estou mesmo fã desta canção. O problema da Miley, a esta altura do campeonato, é a sua imagem pessoal. caso contrário contrário penso que seria reconhecida como uma cantora muito competente e versátil. 

quinta-feira, agosto 13, 2020

Big Brother is watching you

Acho que nenhum de nós tem a ideia precisa do quanto somos observados.  Há sempre alguém a espreitar de onde menos possamos esperar. Na realidade ao longo da nossa vida vamos deixando pequenas brechas abertas, aqui e ali, que a dada altura até faziam sentido como ponto de abertura. Mas esquecemo-nos dessas aberturas e o escrutínio continua, quando já não faz sentido. Se a nossa liberdade já é relativa, diria que a nossa privacidade é ainda mais relativa. E a vida pode ser muito cansativa com a constante preocupação de que temos de tapar todos os buracos. Não há nada como ser brutalmente desinteressante para ser verdadeiramente privado. 

Realidade

A realidade é apenas uma ilusão, ainda que muito persistente.

Albert Einstein

quarta-feira, agosto 12, 2020

be easy on yourself

 


Nobody, nobody's keeping score
You mess up
You live and then you learn
And don't forget
Nobody's keeping score...

segunda-feira, agosto 10, 2020

Há uns bons anos atrás

Lembro-me de uma prima minha dizer "ninguém te prometeu o paraíso". E eu gostava dessa ideia, de que as coisas tinham de ser sofridas, esforçadas, difíceis, para que eu pudesse ter direito ao bom da vida. Acho que era muito novo e, talvez, essa fosse uma das minhas utopias. 

Os anos passaram e vi uma enorme quantidade de pessoas a ter as coisas de mão beijada, vi muitos processos fáceis, muitas pessoas recompensadas porque estavam simplesmente ali. 

Hoje, penso que de facto "ninguém me prometeu o paraíso", mas um pouco de paraíso vinha bem a calhar. Estou farto do difícil, do esforçado. Venha o fácil, o pacífico, o prazeroso. Já metia as barbas de molho. 


Loosing your mind

“Every minute of your life you are losing your mind and creating a new one.”

― Debasish Mridha

quinta-feira, agosto 06, 2020

Faz hoje uma semana

Faz uma semana que apanhei um valente susto de saúde e tenho a minha vida em suspenso até ao final do mês, mais provavelmente. Não obstante a vida não pode parar e mais vale saber do que não saber. E quando sinto dores, penso apenas que há gente em Beirute pior que eu. O ser humano é assim, ajusta e readapta. 

Boas notícias

A minha sobrinha a caminho dos 12 anos continua humana e a demonstrar elevados níveis de empatia para com os outros. 

O novo CD da Taylor Swift

Não sendo de todo uma artista da minha predilecção, a Taylor Swift já me tinha oferecido dois "guilty pleasures". Talvez um dos meus grandes problemas com ela, para além de não ser grade fã de country e de adolescentes românticas/ressabiadas, era a ligação demasiado evidente ao mediatismo. A música era veículo de respostas a terceiros e dos seus casos de vida. 

Este último álbum «Folklore» surpreendeu-me brutalmente. É simplesmente sobre música e sobre contar histórias, o que ela faz com uma competência e delicadeza impressionantes. Não sendo uma cantora com uma voz grande, mostra aqui a grandeza da sua através da utilização de todos os matizes e texturas que possui. A expressão das emoções de cada letra é convincente ao limite. Ela é a pessoa de cada história ou o narrador de cada história e nós acreditamos que sim. 

Este novo som pode ser algo estranho para ela, mas não será estranho se pensarmos que teve a alma dos The National por trás da produção do álbum e composição conjunta da maioria das canções. É puro, etéreo, melancólico, reflexivo, mas também esperançoso. É sobretudo subtil.

Esta álbum é lindo e oiço-o de fio a pavio. Muitas vezes. É o álbum de uma cantora que observa o mundo. Uma mulher adulta. Não sei que será a vida dela depois disto, mas no momento deu-me um dos melhores álbuns de 2020. E estou-lhe muito grato.

Abaixo a história de um triângulo amoroso visto pela perspectiva de cada vértice. A pureza e incerteza do amor adolescente, sem vinganças, sem ginásticas. Apenas uma história.


TVI e SIC

Acho que esta luta entre TVI e SIC ou entre Daniel Oliveira e Cristina Ferreira vai ser uma espécie de ópio do povo. Não vai favorecer ninguém e muito menos a televisão e os seus conteúdos.

O bem e o mal em cada um de nós

“A Native American elder once described his own inner struggles in this manner: Inside of me there are two dogs. One of the dogs is mean and evil. The other dog is good. The mean dog fights the good dog all the time. When asked which dog wins, he reflected for a moment and replied, The one I feed the most.”

― George Bernard Shaw

segunda-feira, agosto 03, 2020

O Big Brother 2020 chegou ao fim

E claro que as pessoas de boa índole chegaram ao fim no topo da tabela. Só tinha metido a Slávia no lugar da Sandrina para ser perfeito (não que a ache má miúda, mas deu-se com as pessoas erradas). Que venha o próximo Big Brother rapidamente, para não ser obrigado a ver mais o Daniel Monteiro, Hélder, Pedro Soá, Sónia, Pedro Alves, Jéssica, Teresa e Angélica (mesmo que involuntariamente). Não obstante, boa sorte a todos nas suas vidas (mas por favor longe dos média generalistas).

quinta-feira, julho 16, 2020

Big Brother 2020

Apesar de resistir à ideia de ver o Cláudio Ramos a ser péssimo apresentador, lá cedi e acabei por estar a acompanhar o Big Brother, que há 20 anos atrás foi um formato bastante interessante e que agora o é bastante menos porque a nossa sociedade mudou. As pessoas dentro da casa são o reflexo desta nossa sociedade hedonista, impaciente,  imediatista e sem capacidade de se pensar a si mesma.

Fiquei chocado inicialmente e depois comecei a seguir o programa à laia de "guilty pleasure" (e nas galas passar a parte do Cláudio para a frente). O que acabou por me prender foi a curiosidade de ver se algumas das pessoas com carácter duvidoso conseguiria chegar à final. 

Felizmente, o grupo dos pessoas com maus fígados tem estado a sair da casa seja por escolha do público, por expulsão ou por desistência. Mas para alguém com um mínimo de bom senso é assustador perceber que determinadas pessoas existem e ainda a facilidade com que elas se organizam em matilha contra alguém que não pense exactamente da mesma forma.

E não vale a pena conversar com essas pessoas ou porque são terrivelmente prepotentes ou burras ou as duas coisas. Tenho visto maldade gratuita inqualificável e uma incapacidade gritante de auto-análise misturada com egocentrismo.  

Assim, Pedro Soá, Sónia, Teresa, Daniel Monteiro, Jéssica, Pedro Alves, Hélder e Angélica representam muito do que há de mau na sociedade, mas mau mesmo. 

Por outro lado, é bom saber que existe pessoas como a Slávia, Diogo, Ana Catharina, Soraia e até a Iury. 

E para terminar gostava de deixar esclarecido que ser frontal não tem nada a ver com ser agressivo, mal-educado e intolerante. Portanto, qualquer um do grupo dos maus fígados que invoca frontalidade constantemente, é ou burro (não sabe língua portuguesa) ou intelectualmente desonesto. 

Do meu lado já só quero mesmo ver quem é finalista, vou parar de acompanhar porque cansa tanta maldade. Desgasta o espectador. 





O que se pode fazer apenas com voz



Uma boa versão da canção da Dua Lipa. Sem instrumentos. 

terça-feira, julho 14, 2020

Pensamento aleatório

Quando achamos que o que está à nossa volta não faz muito sentido, estamos mais perto de partir em busca dele. 

A minha sobrinha comove-me

- Tio, queres mesmo ser pai de verdade?
- Depende muito do que acordar com o teu outro tio sobre adopção.
- Como eu não vou ser irmã de ninguém, gostava de ser prima. Mas olha, se adoptares uma dessas meninas perdidas no sistema. Vais ter de ter muita paciência e compreensão. Ela já deve ter tido outras pessoas que não a quiseram e vai estar muito triste ou revoltada. Tens de lhe dar muita atenção para ela confiar em ti e saber que gostam dela.

quinta-feira, julho 09, 2020

terça-feira, julho 07, 2020

Judeus Sefarditas e a nacionalidade portuguesa

Acho bem que a lei seja restringida a famílias que tenham efectiva ligação a Portugal. Não acredito que estejamos a reparar a história com isto e gerou-se, apenas, uma forma fácil de obter um dos passaportes mais apetecíveis no mundo. O passaporte português e o 4º passaporte mais valioso para entrada em países terceiros.

Eu próprio sou descendente de judeus por linha paterna, mas não suporto a ladainha de vitimização da comunidade judaica (genericamente falando) e a tentativa constante de rentabilizar os horrores que o povo judeu sofreu no passado. Há muitos povos no mundo a sofrer horrores indescritíveis e outros que foram (e continuam a ser) exterminados. Mas falamos de povos africanos, asiáticos, e sem o poder económico e mediático do povo judeu. 

Diz o provérbio popular que "quem não chora não mama", mas começo a ficar um pouco farto tanto do choradinho, como do paternalismo ocidental para com esta população. 

Gostava que houvesse verdadeira justiça no mundo, para todos os povos, e não privilégios para quem tem mais recursos e capacidade de organização.  Se houvesse justiça para as pessoas todos estávamos incluídos, porque todos somos pessoas. 

segunda-feira, julho 06, 2020

Um frase importante

«Dar direitos a todas as pessoas, não retira direitos a ninguém.»

A prima do meu namorado

Uma das primas mais novas do meu namorado perdeu no espaço de um ano duas pessoas pessoas estruturais na sua vida: o avô e a mãe. Basicamente foram estas pessoas que a criaram e que lhe davam estrutura emocional. A miúda, que ainda tinha 14 anos, perdeu o ano escolar e ficou no meio de uma decisão entre ir viver com a irmã mais velha ou ficar perto daquilo que conhecia (mas ao cuidado de uma avó bastante castradora). Escolheu a segunda opção, mas tem andado um pouco sem referências e numa tensão que não lhe tem deixado muita objectividade quanto à vida. Parece que é como se o futuro não importasse. Não quis seguir uma via de estudos, mas concordou em tirar um curso técnico-profissional a partir do 10º ano. Ao saber disso,  tenho dedicado alguma atenção extra à miúda e tentado que ela invista seriamente no que vai fazer e se for boa, quem sabe, poder no final desta aventura voltar ao caminho da universidade.

É uma miúda inteligente e com bons princípios (parece-me) e por isso poder fazer algo para lhe alargar os horizontes e permitir que ela tenha mais opções de escolha e de decisão é algo que me faz bastante sentido. Às vezes o facto de alguém se ter importado pode fazer a diferença na vida de uma pessoa, em especial na adolescência. Quem sabe isso possa acontecer neste caso, o que eu sei é que não vou desperdiçar a oportunidade de poder fazer essa diferença, mas sendo um investimento a fundo perdido. 

Durante o almoço

Durante o almoço de hoje fiquei a ouvir tudo  que se falava no restaurante sobre a COVID e é incrível a desinformação que existe. Também é evidente as diferenças entre pessoas que coabitam o mesmo espaço, aquilo que elas estão dispostas a ceder, aquilo que elas conseguem tolerar. 

Já percebi que:
- há gente que acredita que a vacina do COVID tem um microschip para nos controlar;
- há pessoas que se recusam a ficar confinadas (porque não nascemos para isso);
- há pessoas que não fazem ideia do que se passa no país em termos de prevenção;
- há pessoas que acham que existe medicação para curar o vírus nos hospitais e por isso é uma parvoíce andar de máscara.

terça-feira, junho 30, 2020

Não me espantava nada...

Não me espantava nada que a Maria Vieira fosse candidata a deputada pelo CHEGA nas próximas eleições. Uma mulher tem de ganhar a vida de alguma forma, já que como actriz e usando a célebre expressão do Herman... «goodbye Maria Ivone». Pode ser que ela seja chamada a expressar-se sobre as "suas" ideias e seja tão divertido como na entrevista do Goucha. 

R.I.P Maria da minha infância e adolescência. 

Ouvem-se os sinos celestiais (parte 2)

É possível que venha aí um dueto entre a Dua Lipa e a Madonna. É a realização do paraíso Pop.

Ouvem-se os sinos celestiais

Amanhã volto ao ginásio! Yaaaaaaaaaaaassssssssssss.
A ver se me mantenho afastado da COVID.

segunda-feira, junho 29, 2020

A administração pública na Suécia

Fiquei a saber, com bastante agrado, que os funcionários públicos não fumadores têm um bónus de 3 dias de férias na Suécia. A medida pretende compensar os restantes trabalhadores pelo tempo que os fumadores andam de "rabo levantado". Também sou a favor de medidas de diferenciação que premeiam os trabalhadores, seja deste género ou ainda por produtividade.

quinta-feira, junho 25, 2020

Directamente das minhas memórias de 2006


Put Your Records On - Corinne Bailey Rae

quarta-feira, junho 24, 2020

Piada Seca LXVIII

Conversa entre rapariga e rapaz.
- Diz-me lá, como é ter um pénis?
- Às vezes é muito duro.

terça-feira, junho 23, 2020

Lovely - Billie Eilish (ft Khalid) com vídeo alternativo

Uma das canções que mais gosto da Billie Eilish com um vídeo alternativo que assenta bem no tema. Quem se lembrou...lembrou-se bem.


Mercúrio retrógado

O ferro de engomar acabou de estoirar e o computador do trabalho está com problemas. Não obstante, hoje li que existe também um lado positivo do Mercúrio retrógado:

"Esta fase é óptima para estimular o intelecto: ler, estudar, reflectir, investigar, rever ou terminar alguns assuntos e/ou projectos do passado que tinham ficado em standby."

Pronto, nem tudo é mau.

Era COVID19

Acho que a contenção e o confinamento me estão a deixar apático. Será que este sentimento é sentido de forma igual pelas restantes pessoas? Eventualmente as da minha geração?

A insustentável leveza do ser

Já não faço ideia do que é a sensação em epígrafe. Ando sempre ansioso pela falta de tempo, pela receio de não ter ideias inovadoras o suficiente para fazer a diferença no local onde estou a trabalhar, pelos 5kg a mais (da ausência de exercício físico e do comer emocional).

Pára. Analisa. Repensa. Reagrupa. Começa de novo.

A arte maravilhosa de Arinze Stanley

Um dos movimentos artísticos que mais me entusiasma é o Hiperrealismo. Chuck Close é talvez um dos expoentes máximos do movimento,  mas artistas como Roberto Bernardi, Pedro Campos, Robin Eley são verdadeiramente estupendos. No entanto, ontem, creio que conheci o artista que mais me emocionou dentro deste tipo de arte: Arinze Stanley. Para além do realismo associado à técnica perfeita, temos a expressividade da mensagem. É verdadeiramente maravilhoso. Espero que se emocionem tanto quanto eu. Se estes desenhos não são pura perfeição, não sei o que possa ser.



O Privilégio Branco

Um dos vídeos mais interessantes que vi sobre o assunto. Explica muito bem o privilégio branco. O vídeo é de um Drag para ter uma bocadinho mais de leveza, mas a abordagem é real e científica, e muito bem articulado. Acho que dos vídeos mais bem fundamentados que já vi.



sexta-feira, maio 29, 2020

Sindicatos

Os sindicatos deveriam existir para proteger os trabalhadores, mas é 90% ilusão. Os sindicatos são, na sua maioria, grupos que têm de justificar a sua própria existência, não olhando a meios para tentar ser relevantes. Ambições políticas e pequenez de espírito é a tónica geral dos dirigentes. Não são todos lamentáveis, seria injusto dizer que sim, mas são na sua maioria lamentáveis. 

Em época de COVID19 é vê-los sair da toca em busca de estratégias de angariação de associados. E não, eu não sou um homem de direita. Mas os sindicatos não representam a esquerda. Longe disso. No ministério onde estou agora a trabalhar, a desonestidade intelectual dos sindicatos é gritante e não se importam com nada a não ser causar ruído e levar a sua avante, para garantir aplausos dos associados, mesmo que seja com não-questões, e estando a borrifar-se para os custos indirectos (ou simplesmente porque são burros que nem uma porta) que certas tomadas de posição vão ter nos trabalhadores e no país. 

Há tanta gente a trabalhar duro para não permitir que os serviços públicos deixem de funcionar e, porque trabalho não é com eles, os senhores dirigentes tentam desvirtuar tudo o que podem, apenas para serem o Xico-Esperto do momento. O sindicato que conseguiu falar alto. O sindicato que conseguiu parar a máquina do Estado com as suas reivindicações. 

O meu nível de repugnância atingiu níveis estratosféricos. No outro ministério os sindicatos pareciam meninos de escola em comparação. Nunca suportei pessoas desonestas.


sexta-feira, maio 22, 2020

Como é possível?

Hoje estou a sair do trabalho às 19h, tendo entrado às 10h. Um dia que não saio às 21h ou às 22h (entrando às 9h). Espero que o meu babe tenha um vinho fresquinho no frogorífico. É de celebrar. 

terça-feira, maio 19, 2020

É o que dá fazer as coisas a dormir

Tinha de transferir dinheiro para o meu irmão e executei o proposto, mas não me aparecia no saldo. Repeti mais duas vezes e nada. Achei que algo de estranho se passava com a App do banco. Passaram dias e nada. Descobri hoje que tinha transferido o dinheiro da conta da minha mãe. Ia dar-lhe um ataque quando visse que lhe faltavam uns quantos mil euros na conta. Lá percebi a tempo e está tudo resolvido. 

Coisas boas

No meu novo trabalho não são só "espinhos". Gosto muito da auxiliar e das secretárias, pessoas que valorizo bastante e com que sou bastante simpático porque nunca me esqueço das minhas origens. Uma das minhas avós lavava escadas e nenhuma profissão me parece menor (vá... talvez jogador de futebol :-p). Parece que estas senhoras também gostam de mim porque volta e meia recebo mimos, um chocolate, umas bolachas, etc. Hoje foi um pastel de nata para o Dr. Silvestre. Estes pequenos gestos deixam-me feliz. 

domingo, maio 17, 2020

Afinal Ella ainda vive


Ella Henderson - Glorious

Escapou-me o regresso da Ella Henderson (após 4 anos sobre o primeiro CD) porque o EP datado de setembro de 2019 não fez sucesso nas rádios. É o que dá separar-se de uma editora multinacional para querer manter o controle criativo da sua música. Desejo que ela consiga voltar "a dar música" a todos.

sexta-feira, maio 15, 2020

A provar que sou um gajo antigo

Acho que o meu velho amigo Silvestre, está cada vez mais a seguir um modelo de carta ou telegrama. É cada vez menos imediato. Venho cá de vez em quando contar as novidades "da terra" sem muitas complicações. Quem de direito perguntará mais depois, ou espera até à chegada da próxima "carta".

Estou viciado na série The Good Wife

Dizem os mais velhos que nunca é tarde. Apesar da série ter acabado em 2016, descobri-a há umas três semanas e tenho consumido o tempo livre com elas. E parece que alastrou ao Macaquito. Podia ser a típica série de advocacia, mas não é. Há li muito de humano. Nada é linear. Somos bons e maus, dependendo das ocasiões, há milhares de tons de cinzento entre o preto e o branco. Esta série podia ser um ensaio sobre isso, as tonalidades de cinzento. 

Gosto das colaborações da Julia Michaels


Lauv ft Julia Michaels - There's no way





Julia Michaels ft. Niall Horan - What a time

A melhor prenda de anos

No dia 10 de maio fiz 46 anos. Este ano foi tudo muito esquisito. O mundo não é o mesmo lugar do ano passado. Contudo, este ano, o facto mais singelo acabou por ser a melhor prenda. Vi a minha mãe depois de 2 meses sem nos vermos. Pudemos dar um abraço enorme, apertado, cheio de amor, cheio de saudades, cheio de vida. Tive apenas 2 prendas este ano. Um livro e o abraço da minha mãe. Há dias que conseguem ser mesmo perfeitos. 

I'm still breathing

O trabalho tem-me ocupado demasiado, mas ainda respirar. O ser humano habitua-se a tudo, a más horas, a maus horários e à má vida. Aqui a má vida não é borga. Antes fosse. 

sábado, maio 02, 2020

Votantes do Bolsonaro

Quem votou Bolsonaro e ainda não sente vergonha por tê-lo feito, devia ir ali num instante fazer uns gargarejos com COVID19.

A redescobrir Sophie Ellis-Bextor


Young Blood - Sophie Ellis-Bextor

The Witcher

E a primeira série já está. Gostei do ambiente medieval e a história terá tendência a melhorar, uma vez que a primeira série teve aquele sabor a argumento experimental. O Henry Cavill tem o ar  canastrão ideal para o papel. Estamos on.

Isolamento social e as descobertas positivas

Um das grandes descobertas, ou redescobertas, foi olhar com outros olhos para o meu respetivo. Não há dúvida alguma de que tenho um grande parceiro de vida. Tenho tido momentos muito complicados de adaptação ao novo trabalho e ele tem sido verdadeiramente estupendo. Facilita-me a vida ao máximo, tenta que eu me concentre no essencial, tenta que eu confie em mim. Neste processo não pede nada em troca, não faz exigências. E entramos numa espécie de regime, amor com amor se paga. Comigo a tolerar as coisas que normalmente parecem menos toleráveis. O nosso sistema de prioridades mudou completamente. 

A aprender coisas novas

Passou pouco mais de 1 mês e eu anda com as mesmas inseguranças no trabalho, mas pelo menos a dormir um bocadinho mais e a importar-me um bocadinho menos. Uma amiga disse-me que estou muito mais bonito porque estou vulnerável. Que a vulnerabilidade, a insegurança e o medo vão bem comigo. Tornam-me humano, diz ela. Diz que a pessoa que eu era não era tão real. Muito assertivo, sempre seguro, sempre com uma resposta na ponta da língua, sempre a saber quase sempre tudo. Agora sei pouco e isso faz-me mais humano. Percebo o que ela diz, mas gostava de voltar a sentir controlo (quase) total sobre tudo o que faço e digo. Mas estou a aprender.

quinta-feira, abril 23, 2020

Cansaço

Ando a despender demasiado esforço no trabalho. As coisas não estão equilibradas. Compreendo que hoje fez 1 mês e sempre passado em tele-trabalho por causa da COVID, mas confesso que hoje me senti bastante triste, desanimado. Não tive uma compensação ao esforço para lá de 200 euros mensais a mais. O dinheiro não justifica. Não preciso dele. Era mesmo uma aprendizagem que não está a chegar. Estou baralhado. Tenho de restabelecer o centro e recentrar os meus esforços. Não posso estar infeliz. Buscar saídas sempre. A realidade é que estou tão exausto que está a ser difícil.

quarta-feira, abril 15, 2020

Dua Lipa com sample de INXS



Break My Heart - Dua Lipa

Who is the master and who is the slave?

Tenho demasiados pensamentos dentro da minha cabeça. Alguns são bem contraditórios e gostaria que alguns fossem sempre subordinados de outros. Às vezes há uma rebelião e os pensamentos menos confiáveis tomam a liderança. No fim das contas, a casa é arrumada, mas a minha questão é: a que custo? Que se pode perder para sempre nos momentos de rebelião emocional?

Booksmart: Inteligentes e rebeldes

Achei uma certa graça a este filme que é o típico filme de adolescente no liceu, mas com uma roupagem de produção que se quer  independente, politicamente correcta, inclusiva socialmente consciente e com doses de loucura intelectual que baste. Não fiquei extasiado, mas vê-se bem.

13/20

Quem é que manda aqui?

É uma comédia sem grandes ambições que assenta fortemente em estereótipos de raça para a maioria das piadas. Girl Power embrulhado numa produção tipicamente americana sem surpresas. Já sabemos o final antes do fim porque conhecemos essas fórmulas.

11/20

Paradise Hills

É um filme de ficção científica que se assume como um thriller psicológico. Não tem um mau ponto de partida, mas penso que a execução ficou um pouco além. O filme fica naquela linha entre o filme conceptual de baixo orçamento e o filme inovador mainstream. A sensação é que não se consegue afirmar em nenhum dos campos. Por vezes existem elementos de cenografia extraordinários e o argumento é interessante, mas não existe o ritmo ou desenvolvimento necessários. Para ver como uma curiosidade.

11/20

Judy

Fiquei muito triste no final deste filme. Há pessoas que não têm mesmo sorte no caminho que trilham enquanto são vivas. Ser mulher nos anos 50/60 era uma coisa horrível e as pessoas sensíveis ganhavam marcas para o resto da vida. Esta mulher de grande talento foi cilindrada, não obstante, sempre na tentativa constante de ter uma vida normal. Acho que é um bonito tributo que apresenta a cantora/actriz na fase mais difícil da sua vida, meses antes de morrer, mas sempre com a chama dos seus sentimentos como mãe, como mulher, como profissional em riste no meio do caos a que eventualmente sucumbiu. A Renée Zellweger está estupenda.

16/20

Bloodshot

Foi o último filme que vi no cinema antes da hecatombe Corona. Não é nada de novo e não se poderiam esperar grandes actuações dentro do estilo, mas é agradável. Digamos que foi feito com a lógica de um videojogo, a acção nunca pára e os efeitos especiais são muito eficientes. Prevejo uma sequela.

14/20

quarta-feira, abril 01, 2020

Para quem não sabe

O novo álbum da Dua Lipa (Future Nostalgia) é brilhante. Se há alguém no mundo da pop a quem se deva prestar atenção no momento, é ela.

O post mais brilhante que li hoje

Vai ficar tudo bem.
#felizdiadasmentiras

Isolamento Social

Curiosamente não me custa assim tanto. Acho que tem a ver com a maneira como fui educado. Vive-se com aquilo que se tem. E agora tem-se menos. É reinventar um pouco a existência. Só vejo gente aborrecida nas redes e isso é...aborrecido. Podem fazer ginástica, ler, aprender a falar línguas online, sei lá, tanta coisa. Só é chato ter de recorrer ao PC como janela para o mundo. Acho que vou ficar mais míope, mas é apenas isso. Já percebi que tenho e fazer exercício todos os dias, subo e desço as escadas do prédio 25 vezes a correr. Em tempo de Corona é bom manter uma boa capacidade respiratória. E tudo o resto se faz. tenho menos roupa para lavar, tenho menos gastos com a gasolina, gasto menos em comida e não tenho de aturar pessoas que me incomodam. Há coisas boas também. 

domingo, março 29, 2020

A culpa é sempre do Governo

Para os portugueses a culpa é sempre do Governo,  seja qual for, de esquerda ou de direita. Os portugueses não sabem ser responsáveis pelas suas próprias vidas e acções. A estupidez é toda nossa, mas há-de ser sempre por culpa de outrem de preferência acima de nós.

Coisas que seriam interessantes

Seria interessante ver o Trump e o Bolsonaro apanharem Covid19, assim bem forte. No mínimo para apanharem um belo susto, no máximo para fazerem um favor aos seus países. 

terça-feira, março 24, 2020

Novo emprego

Comecei um novo trabalho. Mas em tempo de COVID isso que dizer que estou a trabalhar para outras pessoas na mesa da minha sala. Não sei se tenho expectativas porque tudo isto foi muito rápido, um trabalho que não estava nada à espera e que me pareceu poder ensinar-me algo de novo. Quem sabe a minha vida pode mudar de direção. Era bom.

Este Março não é o que estava à espera

Depois de umas férias que me souberam muito bem, eis que cai uma bomba daquelas. A Pandemia  COVID19 instalou-se no país e isto está um caos. As pessoas são demasiado hedonistas para fazer os sacrifícios necessários, os Estados foram demasiado confiantes. Agora a esperança é uma vacina que deverá chegar nos próximos 6 meses ou temos uma hecatombe social. Nem quero pensar no desemprego, na escalada do crime, etc.

quarta-feira, fevereiro 26, 2020

Meu querido mês de Fevereiro

Depois de um Janeiro de horror e depressivo, o mês de Fevereiro tem sido para lamber feridas para trabalhar a resignação. Pode ser que Março traga outro tipo de sentimento. Agora mesmo o sentimento é de «aguenta, que as coisas são o que são e não mudam». Pode ser que até ao meu aniversário (em Maio) ainda consiga desenvolver qualquer tipo de esperança. Agora mesmo a resignação é o prato do dia. Não é excelente, mas ao menos não há qualquer tipo de expectativa e isso é bom.  

quinta-feira, fevereiro 20, 2020

NISSAN Sucks! A Caetano Power é uma entidade de não muita fiabilidade.

Tenho uma história bastante chata com a NISSAN venderam-me um MICRA que disseram ser super económico e que gasta 11 litros em cidade, 8 litros em consumo misto. Por acaso gostava de saber se mais alguém foi enganado pela Caetano Power como eu. A marca diz que faz 5.5 litros em cidade e 4.5 litros de consumo misto. Esperava até 2 litros mais. Mas o que se passa é despropositado e eles dizem que o carro está óptimo e não tem problema nenhum. Se não tem então é porque fui bem enganado. Alguém tem conhecimento de pessoas que tenham problemas de concumo com o novo NISSAN MICRA? Obrigado.

quarta-feira, fevereiro 12, 2020

Birds of Prey (E a Fantabulástica Emancipação de Harley Quinn)

Quando apareceu o primeiro Deadpool foi uma pedrada no charco, mas o segundo tomo da obra nãoteve aquele efeito de novidade que entusiasma pela diferença. Passa-se o mesmo com a Harley Quinn depois do Esquadrão Suicida. Não se tem o efeito da novidade, mas tal como nunca perderei a vontade de ver todas as sequelas do Deadpool, o mesmo se passará com a Harley Quinn. Há humor negro q.b., muita loucura e ainda alguma espessura dramática quando tem de ser (ali e acolá) porque a Margot Robbie é mesmo muito boa actriz. Vi com prazer.

15/20

quinta-feira, fevereiro 06, 2020

Como arruinar uma hipótese de novo trabalho

Fui a uma entrevista no INE e deixaram-me 75 minutos à espera sem a menor explicação. Vim embora, pois tinha onde estar depois. E a entrevista não iria durar apenas 15 ou 20 minutos. Escrevi um email a dizer que tive de ir embora. Não recebi resposta. Se fosse eu que chegasse atrasado 75 minutos a uma entrevista, suponho que o futuro empregador não seria muito condescendente. Também não fiquei muito impressionado com o profissionalismo deles e com o respeito manifestado pelos candidatos. Concorri, também, para uma vaga em outro departamento, mas como ali são os recursos humanos que fazem a triagem, suponho que já não serei chamado. A ver vamos. 

De volta aos transportes públicos

Não sei se sou eu, mas depois de 5 anos a andar de mota acho que as pessoas mudaram. Estão mais antipáticas, mais tensas, mais amargas. A energia nos transportes públicos é má, faz-me mal.  Também se dá que estou muito sensível ultimamente, mas pronto. Os humanos estão cada vez menos humanos.

A despedida

Depois do fantástico «Parasitas», fiquei a berto a ver mais filmes orientais, mas a realidade chinesa (sem ser filmes de época) não me apela grande coisa. A ideia cultural de base é bonita, o assentar na tradição chinesa de proteger a família, mas o resto é bem aborrecido. Não percebi o porquê do globo de ouro para a melhor actriz secundária, não percebi o porquê de tanta consideração por esta obra. Para mim foi chato. Apenas chato.

11/20