segunda-feira, dezembro 03, 2007

O Universo

O único mistério do Universo é o mais e não o menos.
Percebemos demasiado as coisas - eis o erro e a dúvida.
O que existe transcende para baixo o que julgamos que existe.
A realidade é apenas real e não pensada.
O Universo não é uma ideia minha,
A minha ideia do Universo é que é uma ideia minha.
A noite não anoitece pelos meus olhos,
A minha ideia de noite é que anoitece pelos meus olhos.
Fora de eu pensar e de haver quaisquer pensamentos
A noite anoitece concretamente
E o fulgor das estrelas existe como se tivesse peso.
Nos dias certos, nos dias exteriores da minha vida,
Nos meus dias de perfeita lucidez natural,
Sinto sem sentir que sinto,
Vejo sem saber que vejo,
E nunca o Universo é tão real como então,
Nunca o Universo está (não perto ou longe de mim,
Mas) tão sublimemente não-meu.

«Alberto Caeiro»

Sem comentários: