segunda-feira, agosto 24, 2009

Sem PC, sem Net e sem telemóvel.

Ontem li algures que uma jornalista ficou sem utilizar o PC e a Internet, assim como o telemóvel, durante uma semana. Acho que disse depois que o mundo ficou mais pequeno nesse período. Gostava de ter lido todo o relato da experiência, porque uma das coisas que fiquei a pensar foi se o mundo ter ficado mais pequeno é positivo ou negativo para ela. Acho que ter o mundo todo à disposição não é necessariamente uma coisa positiva quando o contacto é virtual. Depois há sempre o tempo, o nosso tempo e o uso do mesmo. Eu não tenho tempo para digerir toda a informação que me está disponível e quando o tento fazer, durmo menos, saio menos, faço menos coisas activas fisicamente.
.
Em S. Miguel, que já considero ser um local calmo uma moça disse-me que gostava de viver numa aldeia isolada onde não soubesse nada do mundo. Onde estivesse limitada apenas à sua realidade. Acho que percebi o que ela queria dizer. Não o interpretei de modo literal. No fundo sabemos coisas demais, coisas que nunca vamos utilizar e coisas que nos distraem de viver a nossa vida de forma saudável, integrada e em total contacto com o meio onde vivemos.
.
Mais uma vez volto a ter a ideia de que vivo com mais do que aquilo que preciso. Talvez muitos de nós vivam assim. As necessidades não são iguais para todos, mas cada vez mais me convenço de que elas são construídas na sua grande maioria para serem isso mesmo, e sem que percebamos que somos meros peões da lógica da economia de consumo com vista à acumulação de capital.
.
Um tipo entra em contacto com a natureza durante uma semana e depois parece um comunista a falar. :-p

5 comentários:

*** disse...

Mais 1 semanita de férias e estavas a comer criancinhas ao pequeno almoço...
(Era isso q o meu pai me dizia dos comunistas:"Esses gajos comem crianças ao pequeno almoço"...Se bem que hoje em dia eu penso: "Depende da criancinha, ne´?"lolol)
Beijinho, Silvestre. Força aí.

Blog Liker disse...

Concordo: eu luto constantemente para estar a par do máximo de coisas/temas/notícias possível e para gerir o enorme fluxo de informação a que temos acesso.

Depois, penso se vale a pena perder algumas horas de sono e se não deveria ter feito uma escolha mais selectiva. Isto é, se não me deveria ter ficado por dois ou três assuntos. Em vez de querer saber 100 coisas ao mesmo tempo (muitas vezes de forma superficial).

É que esta coisa do online rouba tempo que se farta... Para ler, para estar, para sair... etc.

Provocação 'aka' Menina Ção disse...

Gostei muito deste post, belíssima observação, parabéns.

Fred disse...

Escusado será referir que todos, até os mais ecológicos, os que vivem em metrópoles precisariam de mais de um planeta para sustentar o seu nível de vida...

Anónimo disse...

Eu gosto da Net pelo poder que me dá de procurar informação, mas com isso vem também a "perda" de tempo a seleccioná-la.

Mas há muito que a net tem e nos faz perder o tempo que temos, é bem verdade... tudo depende de nós e do nosso controlo.

A net "aperta-nos" o Mundo e temos a ilusão de uma maior acessibilidade, quer em Lisboa quer em São Miguel.

Eu preferia um mundo mais calmo, pois não sou dos que consome desenfreadamente nem anda a acumular "riqueza"...

E já agora, há pessoas que vivem em comunas, em comunhão, que não comem criancinhas ao pequeno-almoço...) ;)