terça-feira, março 22, 2011

FMI sim/não... uma vez portugueses, sempre portugueses.

Hoje vinha eu a ouvir a TSF. Deprime-me sempre, não sei porque insisto. A questão era a crise e o PEC IV. De facto estamos em maus lençois e com a entrada do FMI ficaremos (temporariamente) pior, apesar de se conseguir acabar com algumas clientelas e alguma da corrupção que existe.
.
Para mim é claro que o problema não é exactamente económico. É um problema de incapacidade quase genética dos portugueses para se governarem. Para nossa infelicidade os políticos também são portugueses. Quando a mente é pobrezinha, não se pode ter um bocado mais de dinheiro que é logo para exibir fortuna e/ou esbanjar em sinais exteriores de riqueza ou em coisas perfeitamente improdutivas.
.
Ok. Vamos para eleições e depois? Outro partido português sobe ao poder. O FMI entra na mesma em Portugal. Estou cansado do actual governo, porque já nem conseguimos ter ilusões da menor competência. Venha o próximo, que melhor que este tem apenas a capacidade de nos fazer acreditar por uns meses/anos que é capaz de fazer alguma coisa. A história é a mesma desde o tempo da monarquia. Não mudamos nada.
.
Bom seria haver sentido de Estado, os partidos ignorarem que são de esquerda ou de direita e trabalharem por um ano ou dois na salvação do país, mas isso é muito improvável. Uma vez portugueses, sempre portugueses (suspiro)...

2 comentários:

tiago disse...

Já pensei tanto no ultimo parágrafo que não percebo como os políticos, pessoas que deviam ser bem mais capacitadas que eu, não conseguem pensar e agir dessa forma.
Só discordo por não achar que ser Português seja um problema.

Pinot disse...

Lamento tanto concordar contigo, Silvestre...