quarta-feira, junho 26, 2013

Greve

Amanhã faço greve. Nunca fiz greve antes. Acho apenas que tudo está a ir longe demais. Sou funcionário público, mas nunca me importei de trabalhar 10h por dia sem receber horas extraordinárias. Bastava-me saber que estava a fazer um trabalho bem feito e que era respeitado por isso. As coisas têm mudado muito. Há aqui um equívoco enorme quando o Governo apela ao discurso da produtividade e que temos de trabalhar mais horas para ajudar o país. Bom, o que eu observei no último ano e meio é que as condições para desempenhar o meu trabalho se deterioraram, reduziram-me o vencimento duas vezes (a segunda através da introdução do subsídio de férias em duodécimos, o que me  fez subir o escalão de IRS e perder mais dinheiro do que não ter o subsídio), passei a ter de picar ponto, acabaram com as progressões, acabaram com a formação no trabalho, querem aumentar o número de horas obrigatórias, a avalliação de desempenho não é feita e depois passam-me com a nota administrativa. Sinto que estou sempre a perder. O que dava antes de bom grado, deixei de ter vontade de dar. Fala-se de produtividade, mas não existe um sistema de incentivos (quanto mais não fosse o reconhecimento verbal por parte das chefias).  Eu era um funcionário exemplar e agora apetece-me cumprir apenas os mínimos, ou seja o que me é pedido por lei. Como eu devem haver imensos. E por isso estou a lixar-me para que me descontem o dia, e por isso se arranjar outro trabalho onde sei que posso progredir como profissional vou-me daqui embora, e por isso faço greve amanhã e quero que o Governo e a Administração Pública e Portugal se lixem todos. Ah é verdade, Portugal já está lixado. É que não podemos pedir ao povo brasileiro que venha resolver os nossos problemas e vamos continuar nesta passividade ancestral.

3 comentários:

Anónimo disse...

A Função Pública tem "levado no pêlo" à grande nos últimos anos,neste momento deve ser a entidade onde ninguém quer trabalhar. No privado a coisa está parecida,a crise é desculpa para tudo. Pena que nem todos estejam dispostos a fazer greve amanhã.

João Roque disse...

Infelizmente pertence a um grupo que tem mais do que razões para ter feito esta greve e quantas mais...mas que não o pode fazer.
Sou aposentado, com uma pensão baixa para quem sempre descontou o máximo e tenho sido espoliado de todas as formas e feitios.
Embora a função pública esteja a sofrer na pele todos os desaforos orçamentais desde governo, em pior situação estão os reformados pois não podem tentar sequer outra forma de trabalho e também usufruir desse direito fundamental de um país democrático que é a greve.

Anónimo disse...

Eu fico chocado quando leio relatos de portugueses vivendo estes momentos de crise aí em Portugal, eu espero que os gays de Portugal saibam se sair dessa!!! a propósito , amei teu blog, vou seguir a partir de agora!