sexta-feira, abril 17, 2015

Complexo de inferioridade

Quando as pessoas são:

- descomplexadas
- seguras de si
- assertivas
- que vivem bem com o seu corpo
- que se sentem felizes na sua pele
- que encaram tudo com naturalidade
- com poucos tabus
- que têm opinião formada acerca de muitos assuntos

Uma boa percentagem de pessoas vê-as como:

- mundanas
- com complexo de superioridade
- com a mania que sabem mais do que os outros
- exibicionistas (se tiverem bom aspecto)/ ridículas (se tiverem mau aspecto)
- frívolas
- levianas
- demasiado liberais ou imorais
- pedantes

Mas algo me diz que as pessoas que emitem o segundo grupo de juízos não reúne as características do primeiro grupo. Pergunto-me é se dão conta disso em algum momento. As pessoas inseguras e com complexo de inferioridade assustam-me bastante, são capazes de destilar os actos mais ferozes para atacar as pessoas que as fazem sentir pequenas e inferiores. E está tudo na cabeça das próprias, são elas que se sentem assim. A cabeça das pessoas pode ser um lugar muito sombrio e quem vive de uma forma plena e leve pode ser um alvo a abater simplesmente por isso. Já diziam as En Vogue "free your mind".

5 comentários:

No Limite do Oceano disse...

Que saudades!!!! das En Vogue, faz parte de anos de "ouro" para mim. Quando fiz anos, se não estou em erro 1990 comprei a cassete do 1º álbum delas, ainda a tenho mas já não deve de dar nada.

Neste teu post tens algo que me diz alguma coisa, e sou ser breve, não sei se estás a generalizar sobre as pessoas inseguras e com o complexo de inferioridade, mas tive fases que senti isso, aliás estou a fazer um esforço para libertar-me de algumas coisas, inseguro já não sou, tendo em conta as "maluquices" que ando a fazer e o complexo de inferioridade resulta de um acumular de vivências que não ajudaram em nada. Não creio que sejam motivos para "atacar" seja quem for, acredito que todos nós podemos fazer isso a alguém, independentemente do que sentem.

Adorei o teu post, porque tocas em assuntos que pelo menos eu não vejo por aí a serem escritos.

E eu sei que muita gente tem uma opinião formada sobre mim, boa ou má não sei, mas não estou preocupado com isso lol.

silvestre disse...

Certamente não falo de todas as pessoas inseguras. Falo daqueles que não perdoam aos outros as suas inseguranças, os seus medos e a sua falta de estima. Os que se sentem agredidos pelas pessoas que são o seu oposto, só por existirem e lhes lembrar que não conseguem ser outra coisa. São mais pessoas do que aquelas que gostaria que fossem.

No Limite do Oceano disse...

Silveste entendi o que dizes, e é tudo uma questão de aceitarem quem são e não fazer dos outros os culpados pelas suas inseguranças. O Homem é um bicho muito complicado :-S

Lobo disse...

Sim. É tudo uma questão de atitude. De força de vontade. Ah e de sorrir :)

João Roque disse...

Excelente reflexão.