quarta-feira, novembro 04, 2020

Trump continua no poder (?)

Pessoas básicas vão olhar para a vitória dos ideais da Direita sobre Esquerda. O senador John McCain era um homem de direita, mas um homem decente. Conservador, mas honesto. Donald Trump é um esgoto humano, a personificação de tudo o que há de pior. Um trapaceiro de primeira que consegue convencer uma enorme camada de população. Quer isto dizer que voltamos atrás no tempo, quando as pessoas não tinham escolaridade ou capacidade de discernir a complexidade de uma votação, as suas implicações? 

Neste mundo de redes sociais, fake news e desinformação, ter acesso a informação de fontes fidedignas requer trabalho e uma sofisticação mental que se está a perder de dia para dia. Há estudos que indicam a incapacidade de raciocínio dos jovens, mas penso que será verídico para os adultos também. Só isso pode explicar a eleição de um mentiroso/trapaceiro como o Trump ou de um psicopata como o Bolsonaro e de outros da mesma craveira (ou então as pessoas estão mesmo mais maldosas, menos solidárias, menos abertas ao outro). 

O mundo não está mais livre. Sem que as pessoas percebam (porque a configuração é diferente e o desenvolvimento tecnológico disfarça) estamos de novo a viver uma "idade das trevas". Resta esperar pelo "renascimento", mas algo me diz que acontecerá muito tarde neste século, se ainda for neste século. 

Queria muito evitar esta tristeza que sinto. Queria muito deixar de ser obrigado a lidar com as ações públicas de alguém com o nível de podridão de Donald Trump. Queria deixar de vê-lo nas notícias, queria ver notícias radiosas sobre os EUA, sobre o Brasil., sobre a Hungria, sobre a Polónia, mas vou ter de continuar a desviar o olhar. para bem da minha sanidade mental, como é que se podem eleger pessoas que moralmente são tudo aquilo que ensinamos os nossos filhos a não ser. É mais um dia negro. Mais um prego no caixão do planeta. E sim, agora as reservas naturais do Alaska já podem ser esventradas para sacar petróleo.  Caminho aberto. 

2 comentários:

Francisco disse...

Penso que Joe Biden ainda vai ser o presidente :)

silvestre disse...

Talvez. Mas não deixa de ser chocante o nível de apoio. Há 4 anos atrás ninguém o conhecia como político, mas agora não há desculpa (o mesmo é válido para o Bolsonaro e para o Maduro).