quarta-feira, novembro 20, 2013

Somos tão pequenos em Portugal...

O Cristiano Ronaldo marca 3 golos. Portugal vai ao mundial. Chega à populaça pertencer a um país com o melhor jogador de futebol do mundo. Eu gostava que as pessoas se implicassem mais em querer pertencer ao país com o melhor sistema de educação do mundo, com os trabalhadores mais produtivos do mundo, com o maior consumo cultural do mundo (a cultura não tem de se cara há opções para todas as carteiras), com o maior índice de literacia do mundo. Parece é que isso dá muito trabalho.  Pronto... vá, «Ronaldoooooooo, Portugallllll, Blatter metes nojoooooo, Messi é cocóóóóóó...». Fui convincente?

8 comentários:

Mark disse...

Gosh, até que enfim alguém tem a coragem de apelidar esta gente de 'populaça'! Fosse eu a escrevê-lo e choveriam críticas e maledicências até ao Natal!

Tens toda a razão. É terrível. São de uma mediocridade... E o que me custa estar rodeado de pessoas assim, nomeadamente na faculdade! Até onde resido, numa zona bem considerada da cidade, se fez barulho.
Possa eu sair daqui e, decerto, nunca mais voltarei, nem em férias.

AM disse...

A populaça contenta-se com pouco, muito pouco, para que as elites usufruam do muito. Muda o alvo, Silvestre.

silvestre disse...

@Mark: Se a selecção tivesse perdido, seriam uns malandros e o Ronaldo arrogante e sei lá que mais. Também há esta versão. Mas a pequenez seria a mesma.

silvestre disse...

@alexandre: Populaça estupificada, elites medíocres... (suspiro).

Aaron disse...

oh silvestre, existe tempo e oportunidade para tudo, felizmente a vida não é feita só de responsabilidades e obrigatoriedades.
diversão e alegrias também fazem falta, se calhar podes não levar o futebol tão a sério mas se calhar eras capaz de pagar uns quantos euros para ver um concerto, até discutir porque gostas mais de uma coisa do que outra que nada contribuí para o país.

criticar quem festeja o futebol ou qualquer outro entretenimento de uma maneira muito efusiva não tem lógica, eu posso tanto andar aí a mostrar a minha alegria por um jogo como o de ontem como posso da mesma maneira andar a mostrar a minha fúria pelo estado do país. uma coisa não impede a outra, mas ambas são igualmente importantes, pelo menos para mim.

diversão, bons momentos, alegrias e algo pelo que festejar são importantíssimos, alias, cada vez mais devido à corrente negra em que vivemos.

Aaron disse...

oh Mark, não esperava de um comentário teu assim. mediocridade porque se gosta de algo que tu não gostas?
podes ir para outro país qualquer, nada vai mudar, alias, provavelmente ainda vais achar pior porque não muda nada. eu já tive em capitais europeias em dias de grandes jogos e é talvez ainda pior do que aqui.

mas ok, dizer que algo é medíocre porque não é o que gostas.. é longe demais.

silvestre disse...

@aaron: não tenho nada contra futebol (até gosto de ver), ou contra festejar efusivamente. Tenho contra a perspectiva pequenina. A corrente negra também não aconteceu por acaso.

Mark disse...

Aaron, não me referia a quem gosta de futebol, please. :) Referia-me às manifestações efusivas e muitas vezes exageradas quando o país enfrenta graves problemas económicos. Sei que funciona como um escape, mas deveriam ficar orgulhosos não do Cristiano Ronaldo marcar três golos ou por entrarmos na Copa do Mundo, mas sim, fosse esse o caso, por termos um bom país que proporcionasse condições dignas aos cidadãos. Isso sim seria motivo de orgulho.
Oh céus, sou sempre tão mal interpretado. LOL O defeito deve ser meu.