quarta-feira, fevereiro 17, 2016

Bárbara Guimarães e Manuel Maria Carrilho... Então e o miúdos?

A história que anda a animar os tablóides e a divertir quem gosta de chafurdar na vida dos famosos/ricos, para no fim apontar um dedo vitorioso à "imundície moral" das elites ainda vai no adro e já revelou o pior da classe jornalística e da classe magistrada em Portugal. Não nutro simpatia por nenhum dos visados, mas nutro imensa simpatia pelos lesados colaterais: os filhos.

Não me vou conseguir esquecer de uma jornalista a perguntar em frente ao Dinis e à Carlota «é verdade que o seu padrasto a tentou violar?» Justifica-se a pergunta porque foram declarações do marido, mas coloco-me no lugar das crianças que escutam alguém a perguntar se o que o pai disse sobre a mãe ter sido quase violada pelo avô é verdade. Pode ser nojento o Sr. Carrilho não proteger os filhos, por ter um ego demasiado grande, mas é mais nojento a ética jornalística do "vale tudo".

No que respeita a classe magistrada, no decorrer de um processo sobre violência doméstica, uma juíza pronuncia-se de forma incorrecta e incoerente revelando um portuguesismo salazarento: a esposa é a Bárbara, o esposo é o Prof. Carrilho. Ela é tratada por você e ele por Sr. Professor. O que decorreu desta história, os jornais já falaram e bem (sobre o preconceito da juíza), mas há outra mais grave.

No processo de regulação parental há uma testemunha chave que o juiz exige ouvir, o filho de 12 anos do casal. É garantido segredo sobre tudo o que disser apenas na presença do juiz, de um representante do MP e de um representante do IML, à porta fechada.

No dia a seguir todas os tablóides e revistas do social (eu diria abutres) ao detalhe as declarações do garoto, que agora fica sob escrutínio do pais e da opinião pública. Aos jornalistas de fraca ética juntam-se agora a mediocridade da justiça em portugal. A plebe rejubila sedenta de sangue e de vingança e/ou por não ter dinheiro, por não ser bonita, por não ter educação superior, por não ter vida interessante, por não ter fama.

Num país onde se fala à "baca grande" do superior interesse das crianças, esta situação é no mínimo vergonhosa. Nem os pais, nem os jornalistas, nem a justiça têm pena daqueles miúdos. Vamos lá vender revistas...


   

2 comentários:

Francisco disse...

É o país que temos :S

O Anfitrião de Lisboa disse...

Tens razão em tudo.
Tudo.
Mas também não te esqueças que quem 1º abriu a sua vida privada à imprensa e que sempre usou disso para se catapultar.
Posso-te nomear muitos nomes, só em Portugal, de pessoas conhecidas da tv politica canção etc, que não sabes nada delas - dos bons e dos pessimos momentos.
Este casal usou e abusou da imprensa (usando tb os filhos que claro está nunca pediram para ser usados) - sei-o pq assisti mtas vezes às coisas serem organizadas - agoram sujeitam-se.
Gostaria agora de ouvir o César das Neves ou o Nuno Da Camara Pereira a falar aqui.."o interesse superior das crianças" num casal heterossexual. Que diriam?