segunda-feira, janeiro 22, 2018

As grandes decisões

O ser humano tem dificuldade em tomar grandes decisões (pelo menos este ser humano) e procura sempre uma data/efeméride para marcar o "tour de force". No meio de um certo caos em que se tornou a minha vida nos últimos meses resolvi começar por uma ponta e não esperei pela segunda-feira ou pelo dia primeiro do mês. Os estados de caos resolvem-se pelo solucionar das pequenas crises que o compõem. 

A primeira decisão foi deixar de comer pão, bolos e farináceos em geral. Sinto-me mais saudável, o que é bom. A segunda decisão foi acabar a renovação do escritório que durava desde Agosto. A terceira, e acho que a mais importante, é reencontrar o meu "dancing shoes state of mind" (lá estou eu com as metáforas). É tão fácil uma pessoa perder-se nas idiossincrasias da vida quotidiana. Há quem lhe chame remoinho, mas para mim parece mais um pântano na medida em que a consequência é a inércia e a acomodação. 

As pequenas coisas não devem deixar de acontecer. É o saudável funcionamento das pequenas coisas que faz com que o todo seja uma experiência de vida plena. É tão fácil descurar as pequenas coisas e deixarmo-nos estagnar nesse mar de pequenas invisibilidades.

Olhar não é sinónimo de ver e todos os dias olhamos para esse caudal de estagnação e não vemos. Há momentos de consciência e, nesses momentos, devemos agarrar-nos à imagem como uma corda de salvação. Mantê-la viva. Começar a dar aos braços, agitar a água, resolver o que tem de ser resolvido e drenar o que está a mais e nos impede o movimento.

Às vezes tudo começa por uma coisa tão simples como deixar de comer farináceos. 

2 comentários:

Adolescente Gay disse...

Olá!
Antes de mais: a minha corda de salvação, são os farináceos! xD Sem eles, estaria (mais!) perdido!! =D
Que este "agitar de águas", traga-te apenas o melhor, mesmo que às vezes seja necessário acordar "lendas aquáticas"...
Muita força. Mesmo que te doa os braços, continua: sê, quem realmente és (mesmo no meio da inércia, nunca deixaste de ser tu, apenas o teu eu estava "sedado"... pelos farináceos! =) ). Força!
Beijinhos e porta-te mal!! ;)

silvestre disse...

os farináceos são o problema do mundo ;)