terça-feira, janeiro 26, 2021

Os dois J

Os dois políticos que tenho como referência são Joe Biden e Jacinda Harden. O primeiro é presidente dos EUA e tem um perfil centro-direita, a segunda é primeira ministra da Nova Zelândia e tem um perfil centro-esquerda. 

Para quem não sabe, e de modo genérico, a direita democrática apoia o liberalismo económico e a livre concorrência, mas é cívica e inclusiva. O centro-esquerda, acaba por não variar muito, estando a tónica na tentativa de equilíbrio da justiça social dentro de um sistema capitalista. 

Não acredito em comunismo e socialismo porque o ser humano não é evoluído o suficiente para viver num ambiente de partilha igualitária. Em teoria adoro os ideias de esquerda, mas a prática política mostrou que serviu para impor totalitariamente um ponto de vista e por parte de pessoas não preparadas (acho que ninguém está preparado). 

Também não acredito na direita pura e na sua visão castradora da diversidade humana e os seus ideias ligados ao maior puritanismo cristão, ao "nós" distinto do "eles". Também ninguém está preparado para viver beatificamente, o resultado depois é a hipocrisia latente de uma imagem pública e uma realidade privada completamente diferente.

Prefiro viver na realidade que não é perfeita, mas que pode sofrer melhorias incrementais. Nada melhor do que ser realista e perceber o sistema que temos, aquilo para que as pessoas estão preparadas e tentar tornar o sistema o mais acessível e justo para todos. 

Gosto de sociedades inclusivas, que tentam respeitar na medida do possível a diversidade de cada um e gosto da noção de recompensa por mérito (mais associada à direita). Gosto da solidariedade, não aprecio a caridadezinha. 

A Jacinda tem já muito que mostrar. Tem feito coisas brilhantes como primeira-ministra. O Joe Biden tem quatro anos terríveis pela frente depois da destruição realizada pelo predecessor. Mas acredito muito nele.

Estas duas pessoas fazem-me continuar a ter esperança. Que muitos outros possam aprender pelo exemplo. 

Sem comentários: