domingo, dezembro 20, 2009

Avatar


Fui ver sem grande expectativa, talvez por culpa de toda a publicidade sobre como este filme vai mudar a história e o futuro do cinema. Não fui ver a versão 3D e fico muito feliz por isso, porque me pude concentrar na história. Gostei muito do filme. Muito mesmo. A maior parte do tempo esqueci-me de que estava a ver animação. Claro que os efeitos especiais ajudam à espectacularidade das cenas, mas é um forte manifesto político, cultural, humanista e ambientalista. A história é clássica. Um variação dos filmes de heróis messiânicos da antiga hollywood. Nada de novo, mas não obstante, brilhantemente contado, filmado e cheio de subtilezas - as quais não estou certo de serem apreendidas por todos os espectadores do filmes.
.
Em certa medida, este filme pode ser dar "pérolas a porcos" porque muita gente nunca irá apreciar a exposição das questões políticas e citações que são incluídas nas frases dos personagens assim como quem não quer a coisa. Os americanos da era Bush (se não fossem tão estúpidos) ficariam a ranger os dentes pela crítica a que «metaforicamente» são submetidos no filme. É meu desejo que muita gente saia inspirada da sala de cinema. Não sei se isso vai acontecer. Mas se assim fosse, talvez este filme fizesse mais pelo planeta Terra do que aquilo a que a cimeira de Copenhaga alguma vez se propôs.


18/20

1 comentário:

Rui Clemente disse...

uma palavra para o teu comentário: perfeito! é isso mesmo.
subscrevo tudo, especialmente a última observação.
qual público, qual expresso. silvestre is tha shit! :p