quarta-feira, outubro 20, 2010

Erotica

Foi há 18 anos que saiu um dos álbuns mais mal-amados da época. Inovador no ritmo, provocador nos temas, avant garde no conceito. Nunca a Madonna esteve tão à frente criativamente. Não obstante, o puritanismo da época condenou o álbum concentrando-se no sexo e muito pouco na música. Condenou também a carreira de Madonna que só viria a ser reabilitada com a participação no filme Evita.
.
Em 1992 também não o compreendi na sua globalidade. E só 15 anos passados sobre a edição do álbum começou a haver reconhecimento da crítica pela influência que teve na definição da música de dança/pop nos anos 90. É um legado a consultar.

5 comentários:

Provocação 'aka' Menina Ção disse...

Das minhas músicas preferidas nesse álbum e a Madonna conceptual mais perfeita quanto a mim e a 1ª que me vem cabeça.

Boa lembradura ;)

Rui Clemente disse...

Wow... que boa surpresa, este post!
É mesmo! Lembro-me desse dia, há 18 anos atrás: final de tarde, eu e a Cilla de mota, rumo a Lisboa, para o momento solene. Fomos a uma loja de discos que havia na Av. de Roma. Quando cheguei a casa e ouvi o CD, fiquei sem palavras. Tudo soava a Futuro. Vanguarda. Nunca tinha ouvido nada assim. Até o meu pai gostou. Lembro-me dele a pôr o "Fever" e a aumentar o volume, a casa a ser invadida por aquele som impressionante.
18 anos depois, continua a ser um dos meus albuns favoritos DE SEMPRE.

Obrigado pelo post, Silvestre.
(suspiro)

Rui Clemente disse...

"a Madonna conceptual mais perfeita". WOOOOOW!

provocação, agora dava-te um beijo na boca. fico nas nuvens quando leio coisas assim.

muita gente detestou o conceito - até muitos fãs, na altura. o dente de ouro, o visual kinky, dark e perverso, a anti-beleza, o anti-Cristo... magnífica. Dita rules!

Provocação 'aka' Menina Ção disse...

Ela deu muito poder á mulher nessa altura e poucos se aperceberam disso, houve revolução sexual a partir daí embora as pessoas não relacionassem. A mulher deixou de pedir e passou a exigir. Abriu-se um novo capítulo na sensualidade diferente do girlie ou do hot mama, havia androgeneidade transvestismo e bisexualidade. Não se tinha feito nada assim antes, que eu saiba.

Nunca tinha ganho um beijo na boca :p

ZEP disse...

sempre foi o único disco dela que gostei
até o comprei na altura. entretanto alguém o levou

:-)