quinta-feira, janeiro 05, 2017

Informação vs conhecimento

Vivemos num mundo onde se consegue rapidamente informação, mas não recebemos conhecimento. O conhecimento tem de ser ganho, trabalhado. É um processo. A sociedade actual aniquilou a ideia de processo no conhecimento. O conhecimento é um percurso. É um sistema organizado de múltiplas peças que têm um si mesmas um significado e conjuntamente podem formar conhecimento.

A ideia de ir à Internet buscar informação de modo rápido e fácil é uma falácia. O conhecimento não é fácil, nem rápido. A informação está à distância de um clique, mas o conhecimento não. Informação incompleta, descontextualizada, editada, não verificada, não é conhecimento. É uma das ilusões em torno do discurso sobre a tecnologia, que em si mesmo é neutra. 

É verdadeiramente enganadora esta ideia de que vivemos num mundo mais informado, pelo acesso  à informação ser tão fácil. Hoje em dia a fragmentação a que estamos sujeitos é de tal modo que o fácil é literalmente sinónimo de impossível.  O caminho do conhecimento é, por isso, ainda mais trabalhoso. Não há fácil, nem rápido. Anda muita gente enganada. 


3 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem. Aplaudo!!!

Anónimo disse...

"É verdadeiramente enganadora esta ideia de que vivemos num mundo mais informado, pelo acesso acesso à informação é ser tão fácil."

Na frase anterior está repetida a palavra 'acesso' e deve ser retirada a palavra 'é' (antes de "ser tão fácil").

Não precisas de publicar este comentário :)

silvestre disse...

@anónimo: obrigado pela correcção