segunda-feira, janeiro 02, 2017

When Shit Happens...

Uma Diva mimada faz birra e não se comporta à altura.

Uma Artista profissional engole o orgulho e continua por respeito ao público.

7 comentários:

iLoveMyShoes disse...

Que pena que a Mariah se perdeu algures no caminho...

silvestre disse...

Tal e qual. Lembro-me tão bem quando ela apareceu em 1990 e da enorme qualidade que teve até ao Glitter. Depois foi o caminho do "divismo" e qualquer semelhança com a antiga Mariah morreu no Emancipation of Mimi.

Mark disse...

Tenho de concordar. Se ela ainda cantasse, não passaria por estas situações. Todos sabem que ela perdeu a sua voz, em grande parte, recorrendo ao playback. Falhou. E também me cansa o "divismo". Enfim. Noitadas, a idade, etc., levaram a que viesse a perder gradualmente o seu instrumento vocal. Agora vive de "divismo".

Mark disse...

Ah, só me esqueci da referência à Madonna no comentário anterior. Eu compreendo que as compares, porque elas dão-se mal, aparentemente, mas não faz grande sentido, na medida em que são artistas diferentes. A Mariah foi, e atente-se no tempo verbal, uma cantora; a Madonna nunca o foi.

silvestre disse...

@Mark: A Mariah foi uma grande cantora, mas basicamente porque tinha uma grande voz (tal como a Whitney que mesmo assim era superior). A Annie Lennox foi/é uma cantora 100 vezes superior em técnica vocal. A Mariah podia assumir a sua "nova" voz e não perpetuar o ridículo de um fingimento. E mesmo em playback podia fazer um bom playback como faz, por exemplo, a Britney (que fora outras considerações é profissional). A profissão de cantor não é debitar decibéis, para isso existem os karaokes, há muito mais quando é uma profissão. O trabalho é pago e tem de se entregar um produto. Ao meterem a faixa sem playback no Emotions ela não tendo voz para acompanhar cantava na oitava de baixo sem ter de mudar melodia, mas é demasiado vaidosa. E depois fazia o mesmo no We Belong Together que por acaso até estava correcto, mas ela já estava em modo birra 100%.

A comparação com a Madonna é legítima. Não porque elas se dão mal. Não realidade a Madonna não fala mal de nenhum outro colega de profissão, em especial mulheres (a Mariah é que fala mal de Madonna, Jennifer Lopez, Xtina, etc.). Utilizei a Madonna porque ela é uma cantora (aqui não concordo contigo) que apesar do seu instrumento relativamente limitado (que com muito trabalho cresceu em técnica e extensão), trabalha com um profissionalismo extraordinário e não canta em playback. São ambas cantoras de estilos musicais diferentes (acredito que a última reinvenção da Madonna vai ser como cantora de standards/jazz uma vez que a sua zona meio-soprano/grave é bastante quente e algumas escolhas musicais começam a dar sinais disso). Claro que a Madonna actua como entertainer em tantas frentes que
podemos esquecer-nos do essencial. Ela própria define-se em primeiro lugar como bailarina. mas como profissional ela é cantora.

A comparação trata-se disso no final, de ser profissional. A Mariah não é. E o Mariah's World é neste sentido um tiro no pé. Porque se vê a sua ética de trabalho. Aos 32 anos de idade a Madonna já era a "patroa" da sua digressão (e a Blond Ambition Tour foi uma coisa nova nunca feita, que definiu todas as tours de artistas pop daí em diante) e se alguma coisa corresse mal a culpa era dela. Quando caiu nos Brits disse que a culpa foi dela. A Maria anda agora a tentar acusar a ABC de a boicotar para ganhar audiências. A Madonna sem sound check tinha-se recusado a actuar. Enfim, enough said...



Mark disse...

Não querendo prolongar a conversa, convém referir que a Mariah tinha maior extensão vocal do que a Whitney. A Whitney tinha mais fôlego, isso sim, mas, em termos de oitavas, a Mariah possuía um aparelho superior, bem como técnica superior. Não é preciso ser especialista para constatá-lo. A Whitney sustinha bem as notas, tinha provavelmente uma maior caixa vocal; em termos de alcance e de técnica, não foi superior à Mariah, absolutamente.

E também não é lá grande verdade. A Madonna já disse mal da Janet Jackson, e da Mariah, inclusive. Há vídeos no YouTube.

Enfim, és fã da Madonna, okay, e já me habituei a que os fãs da Madonna não gostem da Mariah, ou pelo menos que sejam agressivos com ela. Tudo bem por mim. Quando vejo que têm razão, reconheço-a.

Quanto ao profissionalismo, a Mariah até se "aguentou" razoavelmente bem. Brincou, ainda fez uns passos, deixou o público cantar. Ficou chateada, claro, por culpa própria - e é exactamente aí que vos dou razão.

silvestre disse...

@Mark: Quanto à Mariah e Whitney podemos concordar que discordamos. Eu era mais fã da Mariah do que da Whitney. Se bem que o George Michael era o meu "herói" musical (a respeito disso também quando tiver tempo acrescento alguma informação ao teu post). Também era fã da Janet e da paula Abdul (mais do que da Madonna) e fui da Jennifer Lopez, achando que o trabalho de hoje dela é desinteressante. Nos vídeos do youtube, aparece a Madonna a reagir à Janet e à Mariah. Não faço parte de nenhuma fanzine da Madonna, mas a admiração por trabalhadores árduos e o fascínio de quem faz imenso com pouco é uma constante em mim, mas claro critico-a no que tiver de criticar, limitando-me a ser realista.

Repara, a melhor voz da actual geração que ronda os 30s sofre do mesmo problema da Mariah. Chama-se Christina Aguilera e pensa que ter 5 oitavas de voz a faz melhor que alguém. A Pink é claramente superior como artista. faz muito mais com o que tem é hiper profissional, e tem um enorme respeito pelo público.