Desde as 7am a estudar para o PhD com o gato no colo a ronronar, o que sempre ajuda. Começou oficialmente a época das avaliações e só quero "sobreviver" ao semestre. Não estou preocupado com grandes notas, estou preocupado com ter positiva e bastará por agora. Não obstante o tempo necessário para estudo, acho que este fds começo a ler 'O fio da navalha'.
quinta-feira, dezembro 04, 2025
quarta-feira, dezembro 03, 2025
Família
Um dia bom
segunda-feira, dezembro 01, 2025
Árvore de Natal feita
A minha "monstra" está finalmente montada. Quis tanto ter esta árvore e este ano não lhe dei o que ela precisa para estar no seu maior esplendor. Eu sei o que faltou, mas quem sabe para o ano.
De qualquer forma, já é natal aqui em casa.
O agente secreto
domingo, novembro 30, 2025
Mais uma
sábado, novembro 29, 2025
Vazio vs. espaço de reconstrução
Data marcada
quinta-feira, novembro 27, 2025
Feminino
Opostos
terça-feira, novembro 25, 2025
Esquecimento
segunda-feira, novembro 24, 2025
Feet in the Water
I've got my feet in the water, feet in the water
I'm speaking in a brand new tongue
Confidence flying... high and free.
sábado, novembro 22, 2025
O choro da minha mãe
sexta-feira, novembro 21, 2025
Paciência
terça-feira, novembro 18, 2025
Tatuagem
É engraçado
Bilbao
segunda-feira, novembro 17, 2025
Abstinência
sexta-feira, novembro 14, 2025
Raíz
quarta-feira, novembro 12, 2025
Aquela senhora ontem...
Wonderful life
It's a wonderful, wonderful life
No need to laugh and cry
It's a wonderful, wonderful life.
terça-feira, novembro 11, 2025
São Martinho
segunda-feira, novembro 10, 2025
Espartano
Estou a viver o meu luto do modo mais espartano possível. Nem sabia que era capaz disto, mas é apenas o culminar das decisões que tomei em Julho. Tudo começou ali e tudo finaliza aqui. O homem completa-se.
Lembranças
Segunda -feira
domingo, novembro 09, 2025
Amigos
Fã
sexta-feira, novembro 07, 2025
Luto
Acho que no passado, depois do término de uma relação (não todas), avancei rapidamente para contactos sexuais só para dizer a mim mesmo que tinha superado tudo e poder encerrar o assunto. Penso que isto seja, talvez, relativamente comum entre homens gay. Mas fazer isso nunca foi nem força nem superação nenhuma, foi apenas medo de encarar a dor e a verdade de que estava incomodado e desconfortável; então acho que escolhi calar esses sentimentos, o que simplesmente aumentou um vazio que me fazia mais necessitado de contacto e, por conseguinte, fraco.
Desta vez estou a seguir um caminho diferente. Simplesmente não estou a negar o meu luto, estou a assumi-lo com toda a sua dor nas ausências, com toda a dor das lembranças, porque não nego o amor que existiu (o amor que existe) e sem sentir este abalo não há cura. O racional diz que a vida seguiu, mas o afeto diz que não. A vida não seguiu nada, a vida está parada e a ferida está aberta, apesar de não estar ignorada. Superar não é apagar o outro, fingir que a ferida não existe. Nesse caso seria a ferida (prolongada) que iria acabar por me controlar - como sempre.
Assim sendo, quem está no controlo sou eu. Quero sentir isto até ao fim, sem vergonhas, sem afetações. Estou quebrado e pesado, mas a dor vai deixar de ser um peso e vai transformar-se em compreensão e, no seu tempo, em aprendizagem. Não tenho de provar a ninguém que estou bem. Estou mal e não há problema nenhum com isso. Estou em abstinência sexual e emocional e é porque não estou resolvido e não há problema nenhum com isso. Coragem não é avançar e fingir que nada aconteceu, coragem é a honestidade connosco próprios, dizermos que não há pressa. Sabermos e aceitarmos que estamos colapsados é o maior sinal de força no momento. Reconhecer a verdade não assusta e a seu tempo cura - por inteiro - até voltarmos a caber no que normalmente/realmente somos. Pela primeira vez sei que estou num bom caminho, porque não me importo de sentir o luto e isso faz-me estar comigo, apenas comigo.
O caos reduz
Dança
quarta-feira, novembro 05, 2025
Tempos confusos
Amigos
terça-feira, novembro 04, 2025
Meter as pilhas
segunda-feira, novembro 03, 2025
Bugonia
Estrelícia
Metáforas
sábado, novembro 01, 2025
sexta-feira, outubro 31, 2025
Novo
Inscrevi-me numa escola de dança. Antes de ser operado à coluna tinha feito danças de salão (7 anos), hip hop (2 anos) e estava a fazer dança contemporânea/expressão corporal quando fiquei incapacitado. Foi há 10 anos.
Fiquei forte de novo e 'Ela' disse-me que eu sou da fala, da expressão. Pareceu mais que certo. Vamos ver como corre a experiência. O que consigo fazer com este corpo de hoje.
PhD
Terapeuta Nº4
quinta-feira, outubro 30, 2025
Estranheza
Depois da caçada
quarta-feira, outubro 29, 2025
Hoje
Hoje gastei o euro mais parvo da minha vida. Mas deu para rir um bom bocado e agora devo frequentar eventos públicos de história e literatura (riso número 2).
Winston Churchill knows best
Safe Spot
terça-feira, outubro 28, 2025
Além da chuva
Já me esquecia de deixar nota
Sempre achei lindo no Instagram o poder olhar para a linha do tempo em eventos fotográficos, não é como aqui no blogue em que falamos de um sorriso de uma experiência estética, lá temos a imagem desse sorriso e dessa experiência.
O que acrescentei na minha nova filosofia de Instagram (em que foto e texto formam o mesmo veículo) foi poder também relembrar - nesses textos ou legendas - momentos de súbita clareza ou compreensão profunda sobre situações, sobre existência - seja através de palavras originais ou citações das palavras de outra pessoa.
segunda-feira, outubro 27, 2025
Relatividade
domingo, outubro 26, 2025
Crescer
Ontem de noite fui correr
Ontem de noite fui correr, ou fazer jogging melhor dito. Já não o fazia há muito tempo e soube-me muito bem. O meu coração aguentou os 30 minutos sem cansaço nenhum (bem diferente do que se passou da última vez antes da operação). Estava a chover uma chuva miúda. Tive de ter algum cuidado para não cair, mas foi tudo em bom.
A noite, haver pouca gente na rua, a minha música nos ouvidos, deixa-me ter momentos muito bons de paz e até de reflexão, de clareza. Vim para casa com o corpo moído, comi um gelado de iogurte, e estou ansioso para repetir. Quero ver se organizo a minha rotina ara fazer isto 2/3 vezes por semana. Também quero voltar a ir mais ao cinema e voltar às minhas tabelas de Excel para não me esquecer das coisas que tenho para fazer (seja contactar comum amigo, costurar roupa, remendar um casaco, limpar debaixo dos sofás).
O jogging acalma, motiva e faz bem à saúde.
sábado, outubro 25, 2025
Paz
sexta-feira, outubro 24, 2025
All I know
Amigos
quinta-feira, outubro 23, 2025
quarta-feira, outubro 22, 2025
Malabarismo
terça-feira, outubro 21, 2025
Sou uma pessoa horrorosa
Serenidade
Feel So different - Sinead O'Connor
segunda-feira, outubro 20, 2025
A Madonna escreveu para a mãe // eu dedico ao meu pai
Sinto a minha cabeça
Sinto a minha cabeça como se ela fosse Gaza e Israel tivesse feito o que fez durante este tempo todo.
Como uma criança
domingo, outubro 19, 2025
Dançar
sexta-feira, outubro 17, 2025
Atração
É inevitável, mas há pessoas que se atraem, porque a matéria sólida e etérea de cada um se conhece e revê. A natureza é muito mais simples no seus processos naturais e físicos do que o próprio do "humano". O ego gosta de chegar e estragar tudo com a sua necessidade absoluta de defesa.
Primeiro dia
Primeiro dia de aulas. Novo ambiente, pessoas simpáticas, perdi as chaves da mota, tive de voltar de boleia com um colega. Amanhã é uma incerteza.
quinta-feira, outubro 16, 2025
De longe
De longe é isto. Só consigo sentir amor e desejar bem. Só consigo desejar que a paz esteja sempre presente e a sensação de calor e casa aconteça, no local onde queres estar.
quarta-feira, outubro 15, 2025
Polissemia
Exposição / Aprendizagem
terça-feira, outubro 14, 2025
Terapias
Autárquicas 2025
segunda-feira, outubro 13, 2025
Cadáver esquisito
sábado, outubro 11, 2025
The conjuring 4: Extrema-unção
13/20
quinta-feira, outubro 09, 2025
Tattoo
Queria tatuar uma versão minimalista do Limão e o B pediu uma ajuda à IA. Ficou engraçado, mas ainda gostaria mais minimal. A foto que escolhi do Limão é uma de quando ele era gordo o que, esperemos, não vai voltar a ser.
Boas notícias.
Estoicismo
quarta-feira, outubro 08, 2025
Esquecimentos
sexta-feira, outubro 03, 2025
Pensamentos do momento
Estou calmo porque tenho de estar. A minha mente tem de continuar lúcida e a funcionar corretamente se quero tentar meter algum bom senso nisto. A dor é inimiga da lucidez e eu recuso-me a senti-la, já chega de ceder às emoções. Se estou a aprender algo é isto.
Joana Marques absolvida
quinta-feira, outubro 02, 2025
O poder
Disse a Madonna
quarta-feira, outubro 01, 2025
Disse a Garota Não
Pensamentos crus e duros
Sempre prontos a julgar.
E eu já nem sei rir direito
Toda a graça é um parapeito
Calma, foi em paz que vim.
Que venha quem vier por bem
Mas não se trate com desdém
Quem tratou deste lugar.
terça-feira, setembro 30, 2025
Conversas
sexta-feira, setembro 26, 2025
Aquela sensação estranha
quarta-feira, setembro 24, 2025
Tatuagens
terça-feira, setembro 23, 2025
Quando alguém já disse...
A feiticeira de Florença - Salman Rushdie
Quem tem medo dos santos da casa - Sara Duarte Brandão
Deixa-te de Mentiras - Philippe Besson
Li este livro pela razão superficial de não ser longo. E que bem que assim foi. Há bastantes anos atrás escreveram um conto de 10 páginas chamado Brokeback Mountain e foi excelente. Este livro curiosamente lembra imenso essa história, mas num lugar diferente, num contexto diferente. No fundo, o livro trata das consequências de se fugir à verdade intrínseca de cada um. Mas o relato é nostálgico e é delicado.
segunda-feira, setembro 22, 2025
Uma duas - Eliane Brum
Certo dia, na Livraria da Travessa, disse ao B que achava que este livro seria a cara dele, após ter lido a sinopse. Acabei por lê-lo primeiro que ele e simplesmente achei ótimo.
O que te pertence - Garth Greenwell
Os abismos - Pilar Quintana
Este segundo romance de Pilar Quintana fala sobre os abismos que vivem na obscuridade do mundo dos adultos relatados através do ponto de vista de uma menina - Cláudia como a sua mãe - que, desde a memória de sua vida familiar, tenta compreender a estranha relação entre seus pais. Das suas observações revela-se a matriz de um mundo feminino preso a um ciclo vicioso de que não pode ou não sabe escapar. Acaba por ser um livro sobre a queda eminente de cada um desde os degraus da sua infelicidade. Achei interessante, mas não me senti cativado por nenhum personagem.
A cabeça do Santo - Socorro Acioli
Tive muito prazer a ler este livro. No início não sabia bem qual o rumo que ia tomar, mas no final a sensação é muito boa. É cómico, espiritual, dramático, paranormal, brutal, terno.
Nada cresce ao Luar - Torborg Nedreaas
O escritório - Frida McFadden
Depois de ler A Criada - que é verdadeiramente fascinante - nem sei bem o que dizer sobre este livro. Não posso dizer que como thriller a ideia seja má. Mas o livro é um aborrecimento desde o início ao fim. As personagens são chatas, escrita é chata, para no final tudo se desenrolar de repente, muito gira a volta e tarde de mais porque já não se aguenta tanta chatice.
A cadela - Pilar Quintana
Lar em chamas - Kamila Shamsie
O livro trata de duas famílias britânico-paquistanesas que habitam mundos distintos na Londres rica e na Londres pobre. Uma família foi "europeizada" e outra vive na sombra de um pai que optou pelo terrorismos. As suas histórias vão ligar-se de forma dramática. Primeiro estranha-se e depois entranha-se.
17/20
domingo, setembro 21, 2025
Primeira vez
terça-feira, setembro 16, 2025
Grécia
Nunca tirei um período de férias tão grande num único lugar. A Grécia nunca decepciona. Mais uma vez encontro coisas de que precisava por estas bandas. Espero que no futuro continue a ser assim.
sexta-feira, setembro 05, 2025
Uma colega disse algo que me deixou a pensar
O mundo é estranho
quinta-feira, setembro 04, 2025
Segurança Social
Estive hoje numa Loja do Cidadão para ser atendido pela Segurança Social. As 2h30 de espera deram para perceber, no final do meu atendimento (uns 6 minutos), que o modo de funcionamento da segurança social é super 1992.










.jpg)



.jpg)



