sexta-feira, dezembro 26, 2025
O Fio da Navalha
A minha amiga A
A minha amiga A é uma das pessoas mais importantes e centrais da minha vida, vai para 37 anos. É bom ver que bondade atrai bondade. Tanto o marido como o filho são pessoas sãs e corretas. Quando visito a casa deles venho sempre cheio de amor. Aquela família, aquele ambiente, filtram as energias negativas, ali respiram-se coisas boas.
Dois meses de celibato
Cumpro hoje dois meses de celibato. Desde o final da minha relação que decidi que iria fazer um luto bem feito e que não iria cometer erros do passado. Como já disse aqui antes, decidi não ter sexo ou aproximar-me de um homem no sentido sexual do termo - mesmo que para flirts. Assumi o vazio, e comecei a trabalhar intensamente longe de tudo o que me anestesiasse, que me pudesse dar a ideia de superação. Queria estar sozinho e aprender a ser sozinho, reencontrar-me e ressurgir. Nunca imaginei o resultado destes dois meses - tal como ele se concretizou. Nunca imaginei o resultado sobre o meu ego, sobre o meu crescimento espiritual, sobre a minha aprendizagem.
Há um dito oriental que diz "quando o aluno está pronto o mestre aparece" e apareceu o conhecimento, por intermédio de pessoas, de leituras, de acontecimentos, de olhares atentos para o que antes me passava despercebido. Senti-me cada vez mais falível, mais humilde e isso deu-me uma força enorme e, com isso, veio a paz, a fé, a alegria de estar e de existir. Sou apenas um ponto, uma infinitesimal partícula no quadro geral das coisas, mas posso escolher o tipo de ponto que sou e escolho ser um ponto de luz.
O tempo é a maior das dádivas e as circunstâncias dos últimos meses colocaram-me em movimento e depois desse início de autorreflexão insofismável: dura, crítica, visceral e finalmente perdoadora, permiti-me ser sozinho e ter tempo. E usar bem o tempo, mesmo o doloroso. Cresci mais em dois meses (não deixando de lado as reflexões que começaram em julho) do que nos últimos 11 anos. Continuo sem pressa, tudo se vai transformando em compreensão e voltei a caber em mim.
Alianças
Há cerca de 5 meses atrás, antes de perceber qual seria o desfecho da minha relação com o B, comprei umas alianças de compromisso que ambos achamos bonitas (e eram mesmo bonitas). A felicidade que senti naquele ato, o amor que sentia, as expectativas que tinha para o futuro, faziam com que aquelas alianças fizessem sentido em mãos felizes. Pouco tempo depois, começou o caminho do fim e aquelas alianças nunca chegaram aos nossos dedos.
Mas aquelas alianças existiam por causa de amor e não faziam sentido de outra forma. Decidi então oferecer as alianças ao meu irmão e à namorada, ambas encaixaram perfeitamente nos dedos (disse-me o meu irmão) e eu fiquei muito contente por isso. Hoje no almoço de Natal com a família alargada foi a primeira vez que os vi juntos este mês, os dois cada vez mais felizes, e as alianças a luzir nos dedos. Senti uma paz tão grande por aquelas alianças estarem ao serviço de um amor bonito. Não me importa que não seja meu. As alianças encontraram o seu propósito de celebração: celebram o compromisso deles e o amor deles e que lindas estão naquelas mãos.
quarta-feira, dezembro 24, 2025
terça-feira, dezembro 23, 2025
19 anos
segunda-feira, dezembro 22, 2025
O outro blogue
Richard Siken
Someone has to leave first.
This is a very old story.
There is no other version of this story.
We are all going forward. None of us are going back.
Are you there, sweetheart? Do you know me?
This time everyone has the best intentions. You have cancer.
And then the question behind every question: What happens next?
Leave the gun on the table, this has nothing to do with happiness.
There is no way to make this story interesting.
Knot the tie and go to work. Unknot the tie and go to sleep.
I know history. There are many names in history
but none of them are ours.
In a word, in a phrase, it's a movie, you're the star,
So smile for the camera, it's your big scene,
you know your lines.
Let's just get going, let's just get gone.
Há palavras que nos beijam
Como se tivessem boca,
Palavras de amor, de esperança,
De imenso amor, de esperança louca.
Palavras nuas que beijas
Quando a noite perde o rosto,
Palavras que se recusam
Aos muros do teu desgosto.
Palavras que nos transportam
Aonde a noite é mais forte,
Ao silêncio dos amantes
Abraçados contra a morte.
Tatuagens
Foi uma experiência muito gratificante a tarde de ontem e não me arrependo nada de ter feito as quatro tatuagens ao mesmo tempo. A tatuadora foi muito empática com a história por trás de cada uma delas e foi muito focada para dar-me exatamente o que pretendia desde que as imaginei. Estou muito feliz com o resultado.
domingo, dezembro 21, 2025
Dopamina lenta
O facebook está out, mas...
sexta-feira, dezembro 19, 2025
Esta canção é um hino para mim
Prenda
quarta-feira, dezembro 17, 2025
Best gift ever
Já dizia o George Michael
Já dizia a Annie lennox
terça-feira, dezembro 16, 2025
Já dizia o Rui Veloso
domingo, dezembro 14, 2025
Paz
sábado, dezembro 13, 2025
Bilbao
Coisas boas II
sexta-feira, dezembro 12, 2025
Coisas boas
Sociedade líquida
quarta-feira, dezembro 10, 2025
terça-feira, dezembro 09, 2025
O Phill
Conquistas alheias
Amigos
Hoje cozinhei o jantar para duas amigas. Acho que há algo de verdadeiramente bonito no ato de alimentar alguém. Fiz uma rosca de presunto e queijo para entrada e um arroz de atum com canela para prato principal, elas trouxeram um cheesecake basco maravilhoso para sobremesa. Voaram 4h de conversa sem se dar por isso. Nada há como amizades tranquilas e lugares seguros.
domingo, dezembro 07, 2025
O que faz um homem solteiro num domingo?
sábado, dezembro 06, 2025
Diziam escritores e poetas
sexta-feira, dezembro 05, 2025
quinta-feira, dezembro 04, 2025
Desde as 7am
Desde as 7am a estudar para o PhD com o gato no colo a ronronar, o que sempre ajuda. Começou oficialmente a época das avaliações e só quero "sobreviver" ao semestre. Não estou preocupado com grandes notas, estou preocupado com ter positiva e bastará por agora. Não obstante o tempo necessário para estudo, acho que este fds começo a ler 'O fio da navalha'.
quarta-feira, dezembro 03, 2025
Família
Um dia bom
segunda-feira, dezembro 01, 2025
Árvore de Natal feita
A minha "monstra" está finalmente montada. Quis tanto ter esta árvore e este ano não lhe dei o que ela precisa para estar no seu maior esplendor. Eu sei o que faltou, mas quem sabe para o ano.
De qualquer forma, já é natal aqui em casa.
O agente secreto
domingo, novembro 30, 2025
Mais uma
sábado, novembro 29, 2025
Vazio vs. espaço de reconstrução
Data marcada
quinta-feira, novembro 27, 2025
Feminino
Opostos
terça-feira, novembro 25, 2025
Esquecimento
segunda-feira, novembro 24, 2025
Feet in the Water
I've got my feet in the water, feet in the water
I'm speaking in a brand new tongue
Confidence flying... high and free.
sábado, novembro 22, 2025
O choro da minha mãe
sexta-feira, novembro 21, 2025
Paciência
terça-feira, novembro 18, 2025
Tatuagem
É engraçado
Bilbao
segunda-feira, novembro 17, 2025
Abstinência
sexta-feira, novembro 14, 2025
Raíz
quarta-feira, novembro 12, 2025
Aquela senhora ontem...
Wonderful life
It's a wonderful, wonderful life
No need to laugh and cry
It's a wonderful, wonderful life.
terça-feira, novembro 11, 2025
São Martinho
segunda-feira, novembro 10, 2025
Espartano
Estou a viver o meu luto do modo mais espartano possível. Nem sabia que era capaz disto, mas é apenas o culminar das decisões que tomei em Julho. Tudo começou ali e tudo finaliza aqui. O homem completa-se.
Lembranças
Segunda -feira
domingo, novembro 09, 2025
Amigos
Fã
sexta-feira, novembro 07, 2025
Luto
Acho que no passado, depois do término de uma relação (não todas), avancei rapidamente para contactos sexuais só para dizer a mim mesmo que tinha superado tudo e poder encerrar o assunto. Penso que isto seja, talvez, relativamente comum entre homens gay. Mas fazer isso nunca foi nem força nem superação nenhuma, foi apenas medo de encarar a dor e a verdade de que estava incomodado e desconfortável; então acho que escolhi calar esses sentimentos, o que simplesmente aumentou um vazio que me fazia mais necessitado de contacto e, por conseguinte, fraco.
Desta vez estou a seguir um caminho diferente. Simplesmente não estou a negar o meu luto, estou a assumi-lo com toda a sua dor nas ausências, com toda a dor das lembranças, porque não nego o amor que existiu (o amor que existe) e sem sentir este abalo não há cura. O racional diz que a vida seguiu, mas o afeto diz que não. A vida não seguiu nada, a vida está parada e a ferida está aberta, apesar de não estar ignorada. Superar não é apagar o outro, fingir que a ferida não existe. Nesse caso seria a ferida (prolongada) que iria acabar por me controlar - como sempre.
Assim sendo, quem está no controlo sou eu. Quero sentir isto até ao fim, sem vergonhas, sem afetações. Estou quebrado e pesado, mas a dor vai deixar de ser um peso e vai transformar-se em compreensão e, no seu tempo, em aprendizagem. Não tenho de provar a ninguém que estou bem. Estou mal e não há problema nenhum com isso. Estou em abstinência sexual e emocional e é porque não estou resolvido e não há problema nenhum com isso. Coragem não é avançar e fingir que nada aconteceu, coragem é a honestidade connosco próprios, dizermos que não há pressa. Sabermos e aceitarmos que estamos colapsados é o maior sinal de força no momento. Reconhecer a verdade não assusta e a seu tempo cura - por inteiro - até voltarmos a caber no que normalmente/realmente somos. Pela primeira vez sei que estou num bom caminho, porque não me importo de sentir o luto e isso faz-me estar comigo, apenas comigo.
O caos reduz
Dança
quarta-feira, novembro 05, 2025
Tempos confusos
Amigos
terça-feira, novembro 04, 2025
Meter as pilhas
segunda-feira, novembro 03, 2025
Bugonia
Estrelícia
Metáforas
sábado, novembro 01, 2025
sexta-feira, outubro 31, 2025
Novo
Inscrevi-me numa escola de dança. Antes de ser operado à coluna tinha feito danças de salão (7 anos), hip hop (2 anos) e estava a fazer dança contemporânea/expressão corporal quando fiquei incapacitado. Foi há 10 anos.
Fiquei forte de novo e 'Ela' disse-me que eu sou da fala, da expressão. Pareceu mais que certo. Vamos ver como corre a experiência. O que consigo fazer com este corpo de hoje.
PhD
Terapeuta Nº4
quinta-feira, outubro 30, 2025
Estranheza
Depois da caçada
quarta-feira, outubro 29, 2025
Hoje
Hoje gastei o euro mais parvo da minha vida. Mas deu para rir um bom bocado e agora devo frequentar eventos públicos de história e literatura (riso número 2).
Winston Churchill knows best
Safe Spot
terça-feira, outubro 28, 2025
Além da chuva
Já me esquecia de deixar nota
Sempre achei lindo no Instagram o poder olhar para a linha do tempo em eventos fotográficos, não é como aqui no blogue em que falamos de um sorriso de uma experiência estética, lá temos a imagem desse sorriso e dessa experiência.
O que acrescentei na minha nova filosofia de Instagram (em que foto e texto formam o mesmo veículo) foi poder também relembrar - nesses textos ou legendas - momentos de súbita clareza ou compreensão profunda sobre situações, sobre existência - seja através de palavras originais ou citações das palavras de outra pessoa.
segunda-feira, outubro 27, 2025
Relatividade
domingo, outubro 26, 2025
Crescer
Ontem de noite fui correr
Ontem de noite fui correr, ou fazer jogging melhor dito. Já não o fazia há muito tempo e soube-me muito bem. O meu coração aguentou os 30 minutos sem cansaço nenhum (bem diferente do que se passou da última vez antes da operação). Estava a chover uma chuva miúda. Tive de ter algum cuidado para não cair, mas foi tudo em bom.
A noite, haver pouca gente na rua, a minha música nos ouvidos, deixa-me ter momentos muito bons de paz e até de reflexão, de clareza. Vim para casa com o corpo moído, comi um gelado de iogurte, e estou ansioso para repetir. Quero ver se organizo a minha rotina ara fazer isto 2/3 vezes por semana. Também quero voltar a ir mais ao cinema e voltar às minhas tabelas de Excel para não me esquecer das coisas que tenho para fazer (seja contactar comum amigo, costurar roupa, remendar um casaco, limpar debaixo dos sofás).
O jogging acalma, motiva e faz bem à saúde.
sábado, outubro 25, 2025
Paz
sexta-feira, outubro 24, 2025
All I know
Amigos
quinta-feira, outubro 23, 2025
quarta-feira, outubro 22, 2025
Malabarismo
terça-feira, outubro 21, 2025
Sou uma pessoa horrorosa
Serenidade
Feel So different - Sinead O'Connor
segunda-feira, outubro 20, 2025
A Madonna escreveu para a mãe // eu dedico ao meu pai
Sinto a minha cabeça
Sinto a minha cabeça como se ela fosse Gaza e Israel tivesse feito o que fez durante este tempo todo.
Como uma criança
domingo, outubro 19, 2025
Dançar
sexta-feira, outubro 17, 2025
Atração
É inevitável, mas há pessoas que se atraem, porque a matéria sólida e etérea de cada um se conhece e revê. A natureza é muito mais simples no seus processos naturais e físicos do que o próprio do "humano". O ego gosta de chegar e estragar tudo com a sua necessidade absoluta de defesa.
Primeiro dia
Primeiro dia de aulas. Novo ambiente, pessoas simpáticas, perdi as chaves da mota, tive de voltar de boleia com um colega. Amanhã é uma incerteza.
quinta-feira, outubro 16, 2025
De longe
De longe é isto. Só consigo sentir amor e desejar bem. Só consigo desejar que a paz esteja sempre presente e a sensação de calor e casa aconteça, no local onde queres estar.
quarta-feira, outubro 15, 2025
Polissemia
Exposição / Aprendizagem
terça-feira, outubro 14, 2025
Terapias
Autárquicas 2025
segunda-feira, outubro 13, 2025
Cadáver esquisito
sábado, outubro 11, 2025
The conjuring 4: Extrema-unção
13/20











