quarta-feira, dezembro 10, 2008

A partícula e o universo

No quadro maior da existência, muitas são as vezes em que nos questionamos se temos, efectivamente, poder para mudar ou influir seja no que for. De facto, somos como que uma partícula, mas por muito pequenos que sejamos basta existirmos para alterarmos o enquadramento, para mudar o contexto, para produzir significados.
.
As transformações dão-se quando o ponto de ruptura é atingido, ou seja, quando, mesmo infinitesimamente, se ultrapassa o ponto de equilíbrio. Pode bastar 0,001g para partir um petroleiro em dois.
.
Nós somos esse 0,001g. Há pessoas que passam a vida a lamentar-se pelo pouco peso que têm. Há pessoas que procuram que esse peso faça diferença em qualquer coisa. Podemos ser pouco, pequenos, mas o universo é feito de nós.

.

fotografia by Fan-ho

1 comentário:

Anónimo disse...

O facto de existirmos altera? Eu acho que faz com que as coisas sejam como são, não altera, são assim porque é assim suposto serem.

Este texto é para mim? É? É? :P Ou estarei eu já mais do q absorvido nessa questão que a minha mente já se (con)funde? :P :x