segunda-feira, abril 27, 2009

O léxico Silvestrês

Ontem o Batata chamou-me a atenção para o facto de alguns dos adjectivos e/ou expressões utilizados por mim serem no mínimo peculiares. Nunca tinha pensado muito nisso, tal é a forma como estão interiorizados no meu léxico. Alguns são usados na família (saricoté, sarrabeco e rufenho) outros não sei como surgiram, mas vieram de algum lado (pastronço e esbaderfo). Para quem não conhece, podem ser utilizados da seguinte forma:
.
- A miúda é toda saricoté
- Este casaco está muito sarrabeco
- Aquele tipo é um pastronço de primeira
- Não ligava nenhuma à aparência andava sempre esbaderfo
- Esta mobília dá um ar rufenho ao quarto

9 comentários:

ABianchi disse...

tradução dava jeito lol

PMB disse...

Sim! O Silvestrês ainda não é uma língua que figure no Google Translate!

silvestre disse...

A tradução fica para depois. Pode ser que pelas frases alguém consiga adivinhar. :-p

Fred disse...

De qualquer das formas, este teu lado meio saricoté também provem do sarrabeco que há em ti! Faz de ti o Sr pastronço da língua Portuguesa com um ligeiro toque de esbaderfo da tua parte com um cheirinho de rufenho pelo meio.

Menino Das Pestanas disse...

Gosto do Silvestrês! Na fnac há dicionários? LOL


Uma vizinha minha tem uma expressão que gosto: EMPARVETADO, uma mescla de parvo e pateta, lol!

quanto a mim, quando era piqueno e queria alguma coisa dizia sempre coxixau.... Servia para tudo :)

Rui Clemente disse...

uma amiga minha também tem um dialecto próprio. aqui vão alguns exemplos:
trabico (emprego)
almoçarinhar (almoçar)
fofanês (querido)

Acho mesmo que devíamos editar, todos em conjunto, um dicionário de dialectos pastronços, ó Silvestre! :)

Provocação 'aka' Menina Ção disse...

Edição de Silvestrês nas gramáticas já!

Anónimo disse...

Sarrabeco é algo a que não se dá muito valor, por ser de fraco constituição, por exemplo um tecido velho e gasto, uma pessoa sem eira nem beira...

Quanto ao pastronço, só conheço "mastronço", mas pode ser que a primeira seja uma daquelas edições especiais e limitadas... em tons de pastel.

Não se a mobília é rufenha, mas sei que a rádio da minha avó tinha um som "runfenho" (i.e. roufenho). :)

Quanto ao resto, são canhonhices...

silvestre disse...

Engine, tu estás lá :-) O meu sarrabeco é no sentido de muito gasto e usado.