terça-feira, maio 12, 2009

Os 7 pecados capitais e as 7 virtudes sagradas

Apercebi-me de que se fala muito dos 7 pecados capitais, mas pouco ou quase nada das 7 virtudes sagradas que se opõem aos pecados. Eu não as conhecia até à semana passada. Assim sendo segue a enumeração:
.
Castidade (oposta à Luxúria)
Generosidade (oposta à Avareza)
Temperança (oposta à Gula)
Paciência (oposta à Ira)
Diligência (oposta à Preguiça)
Caridade (oposta à Inveja)
Humildade (oposta à Vaidade)
.
Confesso que prefiro a Luxúria à Castidade (ah pois), mas as restantes virtudes parecem-me muito bem.

2 comentários:

ZEP disse...

não digas que andas a ler a Justice Society of America...

é que neste último arco (contra o Black Adam) aparecem as 7 virtudes da humanidade em contraponto aos 7 pecados mortais

e eu creio que a justiça estava a substituir a castidade ;-)

silvestre disse...

Eu bem sabia que a Justice Society of America também era pró-luxúria :-p