sábado, outubro 24, 2009

Referendo ao casamento gay? Referendar direitos?

Foi noticiado hoje que os socialistas católicos querem um referendo sobre o casamento homossexual. Dizem que todos os portugueses devem poder decidir. Desde quando é que os direitos fundamentais devem ir a referendo?! Isto é tão escandaloso como não deixarem as mulheres votar em alguns países islâmicos. Também deve ir a referendo o direito de elas poderem decidir sobre o futuro do país do qual fazem parte?
.
Estou tão cansado, mas tão cansado destes argumentos estafados (para não dizer um palavrão). Porra dos católicos. Mas quem é esta gente? Preocupem-se mais com evitar os abusos sexuais por parte do seu clero a miúdos indefesos. Preocupem-se com as suas vidas.
.
É um direito fun-da-men-tal! O matrimónio é um direito civil. Ninguém quer casar pela igreja. O casamento, infelizmente, traz uma quantidade de benefícios entre casais que não se conseguem de outra forma. Para mais o nosso Estado é laico. Será que os socialistas católicos sabem o quer dizer Estado laico?
.
E o argumento dos Bispos de que o casamento homossexual é um erro numa altura em que a natalidade está tão baixa e que há cada vez menos casamentos dá-me vontade de rir, mas para não chorar. Eu, se não casar com um homem, não o vou fazer com uma mulher. Ainda estão na fase em que a homossexualidade se cura? E dizem que a pobreza e o desemprego são prioridades mais importantes, mas permitir o casamento homossexual impede alguma destas coisas? São de uma desonestidade intelectual impressionante.
.
A homossexualidade existe e não são 14 pessoas, são milhares, muitos milhares que em Portugal contribuem com impostos, com trabalho, como qualquer pessoa. Se eu tenho obrigações como qualquer pessoa quero ter os mesmos direitos de qualquer pessoa. É muito difícil esta equação? Eu não sei se quero casar. Mas quero ser eu a decidir se o vou fazer ou não. Quero que dizer 'não' seja uma escolha e não uma imposição. Não sou escravo de ninguém. Não sou propriedade de ninguém. Não é um católico que me vai dizer o que eu posso ou não posso fazer. O catolicismo é a religião com mais sangue agarrado às unhas, é a religião que cometeu mais atrocidades e continua a cometer, que moral têm? Quem é esta gente? É só o que me ocorre.

13 comentários:

Anónimo disse...

É basicamente como achar-se que os diabéticos têm algo a dizer sobre os consumos de açúcar dos outros.

ABianchi disse...

Apenas um adjectivo para o teu post: NOTÁVEL =)

Blog Liker disse...

Creio que com a recente pressão do BE e com um Governo em minoria numa assembleia dividida que isso não vá para a frente. Até porque o PS precisa de consensos (da esquerda) para outros temas legislativos e creio que não irá recuar num assunto onde BE e PCP estão aparentemente unidos.

Poderia fazer aqui uma análise social, mas como tu bem dizes já estou cansado disso. Fiquemo-nos pela frieza objectiva da análise política.

Abraço.

Luis Manuel disse...

Para muitos este não é realmente um país onde se queira ficar.

keep up the good work

Angelo disse...

Muito bem dito, sim senhor. E penso exactamente da mesma maneira!

Magda disse...

È nestes momentos que tenho orgulho de ter todos os dias à minha frente. Até estou emocionada.

Anónimo disse...

Acho muito bem que se faça este referendo!

silvestre disse...

Eu não acho bem. Opiniões.

Anónimo disse...

epá! mandaram-me um mail a dizer que havia um post atroz sobre o casamento de homossexuais... e eujátoda indignada fui ler! bestial!!!! ora, e se agora umaoutra religião se lembrasse de referendar oscasamentos heterossexuas?? não era de ficar indignado??? ninguem tem nada a ver com quem outro se casa... e referendar uma coisa destas é um gasto desnecessário, que o país não precisa!

Luis disse...

Eu sou daqueles qe tambem acha que esse referendo deve acontecer

José Almeida disse...

Penso que o direito de pessoas do mesmo sexo celebrarem um contrato de união, dentro de um quadro legal que estabeleça direitos e deveres, semelhante ao contrato de casamento entre homem mulher, não legitima que se use a designação de casamento. Existe uma petição on-line: http://www.peticao.com.pt/pareamento
Se o contrato entre pessoas do mesmo sexo não fosse diferente do casamento não necessitaria de legislação específica; é tão simples quanto isso.

Anónimo disse...

"Porra dos católicos. Mas quem é esta gente?"
Eu não sou católico mas parece-me a mim que você não deve ligar muito a historia da evolução humana! De certeza que ela nem se compara com a grandiosidade da evolução da sua mentalidade, que sem sombra de duvida deve ser bem mais interessante!

silvestre disse...

Ligo à história da evolução humana que, felizmente, não se deu apenas no ocidente. A minha mentalidade não está tão evoluída como eu gostaria, mas trabalho nisso continuamente (ou tento activamente). Obrigado.