quinta-feira, julho 23, 2009

Festas da Gripe A e outras festas...

Li hoje no Portal Sapo que já se estão a realizar festas da Gripe A, ou seja, festas onde se levam alguns infectados para infectarem a maior quantidade de gente possível. Porquê? Porque as pessoas que apanham a gripe e a tratam ficam imunes e nunca mais têm de se preocupar. Pensam que é melhor agora do que no Inverno quando o vírus se tornará efectivamente forte dadas as baixas temperaturas. O problema disto é que ainda não se sabe exactamente o comportamento do vírus (que é uma variação do vírus da famosa gripe espanhola que matou 7 milhões de pessoas em 1918) e se a coisa funciona desta forma.
.
Lembrei-me de outras festas que fazem nos Estados Unidos e não só. Tomei conhecimento no documentário Bugchaser (de 2003), que fala das «Bug Parties» onde os «Bug Chasers» vão para terem sexo desprotegido e serem infectados com o vírus da SIDA, por outro lado, os «Gift Givers» para infectar. Os que querem ser infectados pensam que nunca mais precisam de viver no medo de contrair a doença e que podem viver com ela de forma crónica. Estão redondamente enganados, cada vez que têm sexo com pessoas infectadas recebem uma nova dose de vírus que torna a doença mortal em vez de crónica. As pessoas fazem coisas parvas, não sei se por falta de informação ou porque são mesmo idiotas de todo. Ou as duas coisas.

8 comentários:

Jo disse...

De facto há pessoas com cada paranóia.. também já tinha ouvido da gripe a, mas parece que é mentira que ficas imune. Como qualquer outra gripe, podes voltar a tê-la...

De qualquer forma andar de metro em Londres parece que tem já o mesmo efeito por isso porque não apostar antes num fim de semanazito de contágio?!

Anónimo disse...

Já conhecia a história das "bug parties" e nunca percebi o seu sentido.

A lógica das festas da Gripe A já é tentadora... mas prefiro evitá-las na mesma.

silvestre disse...

Voto, pelo fim de semana de contágio em Londres. Em especial na Tate Modern. :-p

PMB disse...

Com a chegada do outono/inverno, os vírus da gripe sazonal chegarão, como todos os anos, e haverá muita gente com gripe, como todos os anos há. Tendo estado infectado com uma estirpe de vírus influenza, ganha-se imunidade a essa estirpe. A mesma pessoa pode infectar-se várias vezes com gripe porque a taxa de pequenas variações dos virus influenza é gigante - assim sendo, basta surgir uma variação subtil para a imunidade adquirida com o virus que andou a circular no inverno de 1997 já nao servir para o virus influenza mutante que circulou em 1998. O mesmo se aplica às vacinas - a vacina para a gripe que nos foi fornecida em 2008, por exemplo, apenas conferiu imunidade relativa ao vírus influenza que circulou em 2007.
Para além da gripe causada pelo vírus influenza, é super frequente sofrermos com infecções virais que dão um quadro semelhante e clinicamente indistinguível - os chamados síndromes gripais. Estes podem ser causados por inúmeros virus, como o adenovirus, parainfluenzae, virus sincicial respiratório, etc.

Uma vez infectado com o virus influenza H1N1 actual, nunca mais se terá gripe por esta estirpe em particular. Ora, esta estirpe não é especialmente mortífera, pelos números que têm sido divulgados.

O que verdadeiramente se teme, Silvestre, é que esta estirpe actual (PARTICULARMENTE contagiosa, isso sim) sofra uma mutação que A TORNE MAIS agressiva. Se isso acontecer, ter estado infectado com esta estirpe actual não servirá de nada, como é óbvio.

Espero ter sido esclarecedor.

silvestre disse...

@Pedro: Concordo totalmente contigo. Por isso acho as Festas da Gripe A uma coisa tão absurda.

ps. Foste muito esclarecedor :-)

Provocação 'aka' Menina Ção disse...

Há quem coma torresmos :S

silvestre disse...

@Ção: Estás a sugerir-me que organize uma festa do torresmo? A pensar...

Provocação 'aka' Menina Ção disse...

Sim, estilo festa da espuma com os devidos updates...incrível a capacidade que tenho de me auto-agoniar!!!