segunda-feira, janeiro 04, 2010

Ídolos e o júri cretino

Voltei a lembrar-me da vontade de mandar o júri do Ídolos à merda. Nâo colocando em causa o conhecimento que eles têm de um tipo específico de música, irrita-me o facto de não comentarem quase nada a prestação dos concorrentes e ficarem a dissertar sobre a qualidade da música, se a banda/cantor é boa ou má se é moderno, bonito ou feio. Ontem chateou-me, em particular, a idiotice do Manuel Moura dos Santos (ele tem toda a liberdade de exprimir a sua opinião e eu tenho toda a liberdade de achar que ele exprime um grande conjunto de palermices) em relação à música dos Boitezuleika e às escolhas de um dos concorrentes. Também acho o miúdo um bocado pimba, mas canta bem e sobre isso pouco foi dito. Se o miúdo ganhar o Ídolos certamente vão produzi-lo ao gosto das massas. Não acho que o MMS tenha o direito de ser ofensivo (muitas vezes é, porque ser frontal é outra coisa), e quem fala como quer ouve o que não quer, mesmo que seja uma reacção igualmente palerma do público, mas ele estava a pedi-las pelo seu histórico.

8 comentários:

Menino Das Pestanas disse...

De acordo com a tua reflexão, Silvas ;-). Parece que se arreda a qualidade vocal dos concorrentes na hora de julgar as qualidades como cantores.

Já em relação ao jurado (e não júri, que aquilo parece inquisitivo, quase) a mim quem me tira o cabelo grisalho do Boucherie... jajajja! Go Boucherie go!

Provocação 'aka' Menina Ção disse...

O MMS está quanto a mim a preparar terreno para a sobrinha dele, a Diana, ou a Solange que nem canta afinal tanto assim, ganharem. Mas a verdade apesar de não morrer de amores por aquele aire de bimbo ingénuo que o Carlos mantém, admito que ele é o mais show-man de todos eles, e parece-me o único que de facto vai aproveitar o prémio do concurso e fazer vida disto. Os outros opdem cantar bem mas falta-lhes a projecção do miúdo, tanta conversa a deles que a Solange só tem 16 anos mas o Carlos tb só tem 17.
Em relação ao público também não gosto das manifestações tolas, dos buuuuus e mais não sei quê que quem está fora racha lenha, se se querem manifestar votem. Mas há coisas que não se entendem, a Catarina cantava muito e saiu, por ex.
Boite Zuleika quem não se lembra deles do Sol Música? Eu adorava!

silvestre disse...

A Diana é, de facto, muito boa. Mas não tem perfil para fazer carreira. O "bimbo ingénuo" (acertaste na mosca) tem coragem e material para fazer carreira. E metam-lhe um produtor a sério e umas aulas de sociologia e o puto faz-se. A Catarina era mesmo muito boa. Também gosto da audácia da Carolina. Ainda acaba como apresentadora de televisão. Podia começar com a próxima versão do ídolos.

Provocação 'aka' Menina Ção disse...

Sabes onde vejo a Carolina? Num programa para miúdos ou num canal temático. Acho que ela tem a descontracção que a maior parte das mulheres não tem conseguindo ser lindíssima e mantendo aquela tonteria de netinha fofa de quem a vizinhança toda gosta, mas não me parece que saiba comunicar com o público adulto, tem um bocadinho falta de encaixe ainda.
A Diana se largasse aquela postura meio machona montada numa Harley cheia de pó à procura da cerveja mais fresca só tinha a ganhar, acho que se tivessem sido menos agarrados ao "eu sou assim e levam comigo como sou" alguns concorrentes tinham ganho mais.
Sabes porque a Carolina não ficou mais? Porque os olhos dela são intimidatórios, tem uma postura um pouco brusca, não soube "namorar" com as pessoas lá de casa como a Inês faz tão inteligentemente, penso que foi aí que ela se espalhou porque não há ninguém que não lhe reconheça potencial.

*** disse...

Pra mim o Carlos é um "must", está a anos luz dos outros todos como "performer" e é um tipo que para além de ter uma boa voz, sabe usa-la.
Agora tenho dado por mim a pensar no seguinte:
É certo que os meninos são uns queridos, bonitinhos, simpáticos e tal, mas os níveis de exigencia, aliado talvez à produção do programa, não estarão muito, muito abaixo do mínimo?
Não vos pareçe, que regra geral, e tal e qual como no ensino e no modo de encarar os jovens, cada vez se exige menos?A vida é facilitada ao máximo? Por exemplo, desde quando é dada liberdade aos concorrentes de escolher as músicas que vão interpretar num concurso destes?

silvestre disse...

É o mesmo princípio do processo de Bolonha. Te de de se dar autonomia partindo do pressuposto que toda a gente está preparada para a autonomia. Depois acontece como aquela aldeia que é a primeira com acesso total em wireless, mas depois não têm saneamento básico.

desenhos disse...

Eu não vou com a cara do carlos, não me parece nada ingénuo. E sim, ele é piroso, e sim, practicamente só escolhe músicas da tanga e se é para isso, de facto já temos a katy perry, já temos os anjos, já temos a britney, etc. Pode ser um bom performer, não invalida que precise de crescer, por dentro. Afinal, o que tem ele de único? não, não é a voz. performer? é o melhor dos ídolos, mas também há por aí.
O que é que o rapaz vem acrescentar à música?

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Antes de mais confesso que sou um fã incondicional do "Ídolos". Quanto ao júri, concordo com o Silvestre, eles não foram feitos para estar ali. O MMS é um arrogante de primeira e muitas das vezes nem falar sabe, por isso se alguém ali é "azeiteiro", é ele e mais ninguém. O Boucherie deve ter a mania que é uma enciclopédia portátil, porque em vez de julgar os concorrentes, que é para isso que ele é pago, passa o tempo todo a "cagar postas de pescada" acerca da música e das bandas/cantores em questão (boring).
Quanto ao que se tem dito do Carlos, não é nem de perto dos meus favoritos, mas de todos os concorrentes do programa, se há alguém que reúne todas as qualidades que a produção procura para o vencedor, o Carlos é essa pessoa. Ele tem voz, sabe cantar, e é um excelente entertainer. E não é disso que é feito um ídolo? Eu também não gosto do Tony Carreira, por exemplo, e no entanto ele arrasta multidões, vá-se lá perceber porquê. O Carlos só não consegue melhor porque tem sido infeliz na escolha das músicas, e o MMS, como parou no tempo há trinta anos atrás a nível musical, não nutre simpatia pelo rapaz.
Mas para mim este foi o pior dos "Ídolos". Os apresentadores são bimbinhos, e os concorrentes, de uma forma geral e talvez por serem muito novos ainda, são muito fraquinhos. Mas jamais poderemos comparar este programa à "Operação Triunfo" onde os alunos tinham aulas de canto e dança e estavam ali de corpo e alma. Alguém se lembra do Sérgio ou do Nuno Norte, anteriores vencedores do "Ídolos"? Pois, parece que vai ser o futuro destes concorrentes. Daqui a um ano já ninguém se lembra deles, porque no nosso país para ser músico ou cantor, ou se tem uma boa cunha, ou tens dinheiro e vais estudar para o estrangeiro.