sexta-feira, junho 25, 2010

Quando eu tinha 20 anos

Esta era música de dança que passava nas discotecas. A malta dançava que nem uns perdidos. Hoje em dia tenho dificuldades em encontrar um sítio para dançar e quando o encontro já sei que não me posso esticar porque as pessoas ocupam a pista a conversar enquanto se movimentam lentamente para a esquerda e para a direita como se estivessem prestes a vomitar.

As meninas sexy de hoje têm a sensualidade e o talento demonstrado pelas meninas do Famashow no Achas que Sabes Dançar (procurem essa... cof, cof, pérola). Os meninos têm muito melhor aspecto do que nós tinhamos (mas nos anos 90 quase ninguém tinha bom aspecto) mas têm o vigor dançante da Clara Pinto Correia no Dança Comigo (outra pérola da televisão) ou então com o mesmo ar de frete referido no primeiro parágrafo. E porquê? Hoje é tudo muito mais fácil, há muito mais variedade, mais liberdade, faz-se música bem melhor que naquele tempo (se bem que as discotecas tendem a passar quase sempre a mesma coisa).

Pensava eu que a raça tinha morrido quando dei por mim no Here and Now (bandas dos 80) no Pavilhão Atlântico. Olhei à minha volta e vi muitas barrigas proeminentes, falta de cabelo, etc. Mas quando a música deu para dançar, ali estavam eles o movimento estava lá. Aquela malta toda continuava a dançar bem. Tinham ritmo, brilho nos olhos.

No ano novo estiquei-me no Bedroom porque de repente estavam a tocar música de dança e hip hop do 90's, mas afinal o Michael, a Janet, a Paula Abdul existiram para quê? A geração de 70 (com as devidas excepções que sempre existem) tem um gosto especial em mexer o pé (e o resto do corpo todo). Se virem um tipo prestes a levantar vôo numa pista de dança, sou capaz de ser eu, ou alguém da minha tribo...

5 comentários:

*** disse...

Muito bailei eu ao som disto...e ainda bailo, tu sabes!;)

desenhos disse...

Nunca mais "dancei", tenho medo de uma dia me esquecer. Se já não esqueci...

Rui Clemente disse...

Ui! Era capaz de escrever uma tese inteira sobre este assunto...

Hoje em dia, dançar tem a mesma função que um par de óculos escuros da Bershka ou de uns ténis da Pull & Bear: é um mero acessório. É triste que já não se dance pelo puro prazer de dançar - salvo as benditas excepções, claro...

É ainda mais triste que em Lisboa não haja lugar para o bom house que se fazia nos 90 - e que ainda hoje se faz. Só mesmo no Porto. LM, viva o Lusitano!!! ;)

*** disse...

Vivaaaaaaaaaaaaa!!!
E não é pra fazer pirraça, mas este fds , no Zoom, dancei outra vez o Like a Prayer ate cair....;)

Rui Clemente disse...

AAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!
Lusitano forever!!!