sexta-feira, junho 18, 2010

José Saramago - The end.

Foi estranho ouvir dizer que o José Saramago morreu. Foi quase como ouvir que a Coca Cola vai deixar de existir. É uma referência que fazia parte da minha vida. Para mim este escritor ia continuar a escrever livros até aso 105 anos. Eu ia ser homem maduro e ele ainda estaria a editar livros. Gostava dele, da pessoa, ou das idéias para ser mais preciso. Gosto de espíritos críticos. Só tentei ler um livro dele (diversas vezes). Nunca consegui. A realidade é que fico super entusiasmado pelo conteúdo do livro, mas não consigo ler aquele modo de escrever. Quem sabe um dia, quando estiver preparado para esse formato.
.
Fico a imaginar como serão is próximos dias. O Estado vai fazer algo? Como serão as reacções da comunidade cultural, política, etc. Não creio que tenha sido um homem acarinhado pelo país. O prémio Nobel ajudou.
.
O espólio dele ficará em Espanha? Até não me importo que fique. Não foi lá que foi tratado com deferência? A primeira coisa que pensei é que este país era dele, mas ele não era deste país. Fica uma imensa obra, os seus pensamentos, as suas interrogações, as suas perplexidades, as nossas perplexidades perantes algumas das suas convicções. Fica uma enorme massa crítica para o futuro.

3 comentários:

Edith disse...

Também eu nunca conseguira ler um livro do Saramago, até que consegui ler " Caim", de certa forma é até um livro cómico, (sem querer ofender os pseudo-intelectuais que acham que não).

Experimenta, vais ver que foi escrito de forma bem diferente dos restantes livros.

silvestre disse...

Vou tentar, começar pela última obra. Acaba até por ter a ver comigo que começo muitas vezes a fazer as coisas pelo fim ;-)

Edith disse...

Engraçado que eu também começo muitas vezes pelo fim, e quando chego ao inicio as coisas já perderam o seu encanto ;-(