quinta-feira, julho 09, 2015

Os colegas no novo trabalho

Os colegas no novo trabalho são bastante porreiros. É curioso que a directora do antigo departamento onde eu estava, passava uma boa parte do tempo a criticar este departamento e as pessoas que nele trabalham (que eram apelidadas de acéfalas, moscas mortas, popularuchas, etc). De qualquer forma o meu instinto dizia-me que eu deveria mudar para este departamento se decidisse sair de onde estava. 

Estou muito contente por tê-lo feito porque, até ao momento, as pessoas têm-se revelado bastante simpáticas, bastante ocupadas e mesmo assim disponíveis para alguém que vem aprender tudo de novo. 

A hora do almoço é feita na sala de reuniões onde almoçam pelo menos umas 14 pessoas em grande risota e companheirismo. Ontem fui convidado para me sentar com eles, mas achei melhor não. Não sei se estou a ser parvo, mas no outro departamento começou a haver uma promiscuidade entre trabalho e amizade. Porque são amigas as pessoas pensam que podem ser menos profissionais. E algumas vezes foi bastante complicado. A própria directora aproveitava essa amizade para ter vantagem no que respeita a alguns assuntos do seu interesse (fazendo chantagem emocional). Assim sendo, acho que prefiro manter todos os novos colegas como bons conhecidos. Separar as águas, não ter desilusões e trabalhar bem. 

7 comentários:

Eolo disse...

No meu antigo projecto cometi o mesmo erro, demasiada proximidade que levou a chantagem emocional que levou a um ambiente indesejado e depois também saltou. Agora não quero cá confias, porque amigos amigos, negócios à parte.

Anónimo disse...

É o melhor que podes fazer, sem dúvida! :) Mas é bom quando se tem um ambiente de trabalho suportável. O tempo passa melhor! :)

m. disse...

sempre almocei sozinha neste novo emprego (que já estou aqui vai para 6 anos). quando se querem sentar na minha mesa, ok, mas não convido ninguém antes de ir. dou-me bem com toda a gente, mas não há cá confianças, também. eu gosto muito da minha vida sem sobressaltos de trabalho. e quando invadem o meu espaço só para irem à janela verem os patos do lago e mais os coelhos e as perdizes é que me dano. disse uma vez para virem ver a bicharada e agora não saem daqui...

neko-chan disse...

O meu patrão trata-me por tu. Resultado: abusa! Saio às 7 e inventa qualquer assunto e vejo-me a sair às 8. Uma alegria!

O Anfitrião de Lisboa disse...

Prepara-te para te olharem de lado, para se perguntarem a eles mesmos "Quem é que ele pensa que é?" ou se "unirem" contra ti. É o grupo social a querer dominar mais um.

silvestre disse...

@eolo: não quero cometer o mesmo erro duas vezes

@ilbfag:tenho feito essa gestão e as pessoas são simpáticas

@margarida: também me danava lolol

@neko-chan: exactamente

@Anfitrião: não creio que vá ter problemas, sou o rapaz "sossegado", mas sempre simpático.

Lobo disse...

Concordo contigo. Alguma confiança, mas não em demasia.