quinta-feira, fevereiro 08, 2024

Sob o Big Brother e ter imbecis como ídolos


É isto que nos dá a televisão e as redes sociais em barda. As pessoas, jovens em particular, seguem estes imbecis como os novos heróis nacionais. Quando isto é o programa de topo nos consumos dos portugueses creio que não há muito mais a ser dito. Lá está, chamem-me antidemocrata, mas como é que o povo (tendo este nível e menos) pode ser chamado a tomar decisões importantes para o país. Devia, sem sombra de qualquer dúvida. Mas em Portugal, como em muitos outros países de nível cultural deficiente, é receita para a desgraça. Eu podia rir disto, mas não consigo é demasiado triste. Fico apenas muito triste por perceber que hoje em dia "somos" isto.

Desenterrar os anos 90 - 29


Cornflake Girl - Tori Amos

terça-feira, fevereiro 06, 2024

Notícias positivas

Quando coloco notícias positivas no Facebook ou no Instagram o resultado é que acabo triste e frustrado. Ainda compreendo que as pessoas não queiram ver posts sobre os problemas do mundo (guerras, genocídios, fome, refugiados, ambiente, etc.), mas notícias sobre feitos inspiradores, pessoas com compaixão também não fazem nada por ninguém.

Resumindo as pessoas reagem a fotos de festas, viagens, namorado da Cristina Ferreira, corpo despido, Big brother. Quanto ao Big brother confesso que me dá quase vontade de chorar quando penso que isto enche o quotidiano de grande parte das pessoas e que ninguém quer saber dos problemas gravíssimos prestes a cair-nos em cima em 70-100 anos. Os filhos e netos dessas pessoas vão cá estar e o problema é deles. É a sociedade que nos tornamos. É mesmo mentira que a ignorância e a burrice são sinónimo de falta de acesso à informação. 

segunda-feira, fevereiro 05, 2024

Desenterrar os anos 80 - 28


The Lovecats - The Cure

Convite

Um estilista da nossa praça abordou-me pelo IG e perguntou-me se eu gostaria de desfilar para ele (mesmo depois de eu ter dito que tenho 1.77m). A minha parte crédula ficou contente, a minha parte cética ficou a pensar se isto é a sério ou se é apenas uma cantada to "get laid". O tempo o dirá.

Anda aí outro

Hoje mandaram-me um TiK ToK  de um gato que toca piano e como se chama ele? Limón, ou seja, Limão como o meu. O meu não toca piano, mas é capaz de pedir comida 24h - não sei se isto qualifica como talento. 

terça-feira, janeiro 30, 2024

Vou votar no...

Vou votar no LIVRE. Porquê?

PS e PSD - Partidos cheios de vícios,  demasiado constritos pelos favores internos que cada novo líder tem de pagar para se manter como líder. 

BE - Partido que me faz lembrar uma casa de pessoas sem alegria, que vestem cores escuras neutras, que não põem sal ou açúcar na comida, que não podem sorrir, que têm de ser inteligentes e sérias em tudo o que dizem e que dormem em colchões de madeira. Tudo em nome da moral. 

CDU - É um partido demasiado tradicional, e tão preso ao passado que ainda não percebeu que a Rússia já não é comunista e se transformou numa ditadura de direita. 

CDS - Assim uma espécie de PCP, mas de direita conservadora.

PAN - É uma ideia gira, mas uma ideia que não consegue ganhar raízes e tronco. 

IL - O partido dos liberais é contra toda e qualquer regulação da economia pelo Estado, sendo que as decisões económicas devem ser tomadas pelos indivíduos e pelas empresas. O mercado regula-se a si mesmo e a sociedade a si mesma. A saúde e a educação são privatizadas e o Estado tem intervenção mínima. Em certos países o liberalismo até poderia funcionar, mas em Portugal, com o fraco grau de integração cívica, com elevado grau de analfabetismo funcional (70%) é receita para o desastre. 

CHEGA - É o partido das pessoas mais espertas que já por aqui andaram na política portuguesa. Fazem barulho, criam escândalo, apontam falhas e não fazem trabalho nenhum na Assembleia. O objetivo é capitalizar na raiva que as pessoas sentem contra o sistema, então bora lá fazer as pessoas sentirem mais raiva, para ter um tacho até ao fim dos seus dias. Sensacionalismo puro, para gente burra ou gente zangada ou gente burra e zangada (os mais perigosos).

LIVRE - É um partido universalista, inclusivo, ecológico, progressista e defensor da conciliação. Teve alguns problemas de relações públicas, mas o Rui Tavares apresentou um discurso coerente desde as últimas eleições, e acusou o desgoverno e a injustiça com factos, sem nunca cair no sensacionalismo.  Foi talvez demasiado inteligente nas ironias e metáforas do discurso, o que faz com que metade da população portuguesa não perceba. 

segunda-feira, janeiro 29, 2024

Dei-me conta

Dei-me conta este fim de semana, que embora tenha estado com homens bastante atraentes, para namorado nunca procurei o homem mais rico, o homem mais bonito, mas sim o mais verdadeiro. A ideia de um coração puro sempre me atraiu porque essas pessoas ganham a nossa confiança total e uma relação amorosa é fundamentalmente um exercício de confiança mútua. E uma coisa é verdade, quando a admiração é enorme a atração e o desejo são concomitantes. 

Arripiado

Este fim de semana voltei à casa do Arripiado. Não há dúvida de que é o meu lugar feliz. Adoro aquela aldeia, e estar lá com o Beto é ainda melhor. Aproveitamos para ir dar uma voltinha (antes de regressar a Lisboa) pela Batalha e Alcobaça. Antes ainda deu tempo para limpar a piscina, arrumar a área de lazer, colher couves, alfaces, brócolos e repolhos e jogar Mikado, com o calorzinho da salamandra que acendi pela primeira vez. Foi um belo fim de semana, daqueles que quero que fiquem na memória. 

sexta-feira, janeiro 26, 2024

Mais um medo acordado

As Nações Unidas e o Tribunal Internacional de Justiça tornaram-se instituições simplesmente obsoletas e incapazes de providenciar um enquadramento-chapéu ao regular funcionamento das nações, no estrito respeito e cumprimento dos direitos fundamentais do ser humano e da lei internacional. Ocorre que quando a agressão é perpetuada por nações bélicas, económica e politicamente poderosas tudo passa a ser relativo. Na realidade, tal como na natureza, o mundo é mesmo dos mais fortes. Toda a ideia de civilização ou justiça fundamental é uma falácia. 

terça-feira, janeiro 23, 2024

Ironias

 


É uma ironia que um dos herdeiros do pensamento de Hitler seja Benjamin Netanyahu. Gostava apenas que a lei da retribuição cósmica fosse verdadeira para o ver pagar pela miséria de um golpe falhado. Não acredito por um segundo que os terceiros melhores serviços secretos do mundo não soubessem o que se passava (ataque Hamas), ainda para mais quando foram avisados com antecedência pelos melhores serviços secretos do mundo (EUA), através do Egipto. Também é muito curioso que a fronteira sempre muito bem guardada por soldados estivesse "miraculosamente" sem nenhuma linha de comando por perto. 

Estando este senhor a ser muito contestado no seu país, um ato heroico de resgate de reféns e uma guerra bem sucedida contra o 'inimigo' seria um brutal golpe de relações públicas a seu favor. Não obstante, o peso do ódio e do desprezo rácico falou mais alto. A desproporção da resposta horrorizou até uma grande camada da população israelita, que agora se vê impedida de expressar o que pensa sob pena de prisão, como em qualquer boa ditadura. 

Há muitos anos atrás Israel teve um grande líder chamado Yitzhak Rabin que tentou uma solução humana para todos, alguém que admiro muito, assim como todos os israelitas que se opõem a esta carnificina e que gostariam de ver o conflito resolvido de forma duradoura e igualitária. Pelo contrário, Benjamin Netanyahu sugeriu esta semana que a Autoridade Palestiniana fosse desativada e que na Palestina existisse apenas um Estado - o de Israel. Os palestinianos seriam colocados numa ilha artificial no mediterrâneo. Não sei até que ponto pode ir a insanidade, a maldade e a falta de noção. 

Embora eu não seja um admirador da cultura muçulmana, sou obrigado a ter o mais profundo pesar e respeito pelos palestinianos e pelo senhor Netanyahu e por todos que o apoiam (interna e externamente) não posso deixar de sentir um profundo nojo. 

DAHMER - Monstro: A História de Jeffrey Dahmer

Acabei de ver esta série sobre um dos mais célebres assassinos em série americanos. A primeira questão que me assola é o porquê de existirem tantos assassinos em série nos EUA. Acho que seria interessante fazer um estudo sobre isto, sobre os elementos que eventualmente alimentam estes comportamentos e violência. A série está muito bem feita a explorar os aspetos familiares por um lado, o dilema moral da família relativamente ao assassino, entre os afetos e a procura da responsabilidade material/emocional pela personalidade do assassino. Por outro lado, é chocante o corporativismo da polícia e o racismo latente (e ativo) nos EUA. O pouco valor das pessoas não brancas para os brancos. O final da série também antevê que nada mudou ao longo destes anos para lá de uma modernização da cidade. Não são ainda reconhecidas as vítimas que a cidade tentou votar ao esquecimento e que, apenas com esta série, ganharam para sempre uma cara e um valor humano. Foi a justiça possível. 

Havendo factos que estão encenados para melhor encadeamento da narrativa, a série toca em todo aquilo que é importante e é um importante documento para reflexão.

segunda-feira, janeiro 22, 2024

Truques da mente

Ontem acordei meio assustado porque pensei que o sonho era realidade. Hoje não liguei nenhuma para o despertador no telemóvel porque pensei que era um sonho. É engraçado como a mente prega partidas à nossa perceção nos momentos de transição da consciência. 

Outra frase sobre relações

Não deixemos que os prazeres passageiros coloquem em causa bênçãos duradouras. 

Hoje li algo bastante simples e sábio sobre relações

A química faz juntar. A maturidade faz funcionar.

sexta-feira, janeiro 19, 2024

Entrevista de emprego

Tive na 4a feira uma entrevista de emprego online. A posição era muito boa e estavam bastante interessados em mim. Durante a nossa conversa falou-se de viagens e cidades e ele percebeu o facto de twist porque falando de Lisboa e de história ele disse que eu haveria de gostar de Jerusalém e eu disse que não visitaria, porque não visito, sem ser por obrigação, países que atentam ferozmente contra direitos humanos. Aqui ele pediu para eu concretizar e eu concretizei. Ele deu a sua visão de que 2.3 milhões de pessoas devem ser bombardeadas, crianças inclusive, porque todos apoiam o Hamas. Fiquei azedo e expliquei porque é que Israel era um estado nazi, o que é uma enorme ironia. tenho zero contra judeus, mas tudo contra quem apoia o governo de Israel. 

Para tornar tudo muito engraçado falta apenas dizer que o meu entrevistador - e vice-presidente da empresa - é Israelita. Duvido seriamente que seja contratado. 

quarta-feira, janeiro 17, 2024

Ufff...

Se olharmos bem há guerras espalhadas por todo o mundo. As mais preocupantes, certamente, no Sudão e na Faixa de Gaza. No caso do Sudão ninguém se importa muito porque eles são maioritariamente pobres, negros e muçulmanos; o caso da faixa de Gaza não é muito diferente se trocarmos negros por árabes e os agressores por brancos. Ninguém quer saber muito disso e as Nações Unidas são apenas uma instituição inútil submetida ao ridículo. Falando em ridículo, uma nação agressora (Rússia) continua a ser membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. 

O mundo sempre foi um lugar selvagem, mas a dada altura foi criada a ideia de que existia civilização e civismo em progresso. A realidade é que somos todos animais movidos por impulsos biológicos que geram aleatoriedade. Sendo dotado de reflexividade um animal como o homem quando movido por maus impulsos pode gerar estragos irreparáveis.

A humanidade não está a correr nada bem. Ufff...
 

segunda-feira, janeiro 15, 2024

CristinaTalks

Este evento é para mim uma das coisas mais constrangedoras do momento. Por um lado temos pessoas a pagar por patranhas, por outro lado temos alguém que está a vender a banha da cobra a gente de pouca cabeça, mas acreditando que tem efetivamente algo para dizer. Isto torna tudo brutalmente deprimente. Preferia que fosse uma charlatã a enganar pessoas deliberadamente, mas é só uma megalómana que acha que pode tudo. Até pode, porque tem visibilidade e uma uma máquina de marketing suficientemente poderosa para se projetar como algo que não é. É um belo exemplo do Portugal pequeno e da glorificação do medíocre. Acho lamentável para todos, para o público, para a própria Cristina que auto alimenta as suas convicções de grandeza e de arauto da palavra do universo. Anda tudo enganado. A única pessoa que ganha com isto é a Joana Marques que fica com imenso material para fazer comédia (mas aposto que até a Joana Marques lá no fundo, como ser inteligente que é, fica constrangida com isto). No meu caso sinto apenas uma profunda pena que este tipo de coisas e pessoas definam o nosso zeitgeist.

domingo, janeiro 14, 2024

Doce Pesar

Outro filme sensação do momento. Esperava muito deste drama comédia, mas na realidade, nem muito de drama, nem muito de comédia. Achei o filme literário e pomposo. Seria um livro muito bonito, mas em ação não sei se resultou da melhor forma. Em muitos momentos foi elitista e pretencioso. Mas ok. É um filme que tem muito valor por falar de arte e de trazer uma visão cosmopolita das vivências. Mas não sei se nos conseguimos relacionar com os personagens de forma direta. Não me pareceu algo que eu conseguisse tornar real ou projetar como real. Achei fraco.

12/20

Saltburn

Um dos filmes sensação do momento tem, em primeiro lugar, uma fotografia maravilhosa e bons atores. Tudo o resto é médio. O argumento é vago e o desenrolar do filme não é harmonioso, mas vamos sendo levados pelos atores que fazer o melhor com o que têm e bem e pelas cores e enquadramentos. Não percebo o "hype".

14/20

quinta-feira, janeiro 11, 2024

PT fofinho - IV

Hoje tive uma partilha muito bonita com o PT fofinho. Eu fiz uma revelação de uma coisa pessoal e ele fez também uma revelação da vida pessoal dele. Creio que ambos passamos a compreender melhor alguns aspetos  na personalidade/comportamento de cada um. Confio imenso nele como pessoa e, apesar dos seus 29 anos, já me ajudou bastante na transição de uma fase menos boa para o renascimento que tive como pessoa em 2023. Sinto-me humilde perante a sensatez e a consistência deste rapaz. Tem sido uma constante ultimamente, este sentimento de humildade perante algumas pessoas que vou conhecendo. Quererá eventualmente dizer que estou a deixar as pessoas certas entrarem na minha vida e que estou disponível para crescer e aprender com elas. Eu e o PT fofinho somos sem dúvida uma amizade improvável, mas ela existe e não há nada melhor que bons sentimentos entre as pessoas. 

Desenterrar os anos 90 - 28


Losing my religion - R.E.M.

quarta-feira, janeiro 10, 2024

Desenterrar os anos 70 - 27


Everything I own - Bread

A respeito da pessoa X

Sinceramente gostava que lhe oferecessem um emprego super bem remunerado na Hungria e que emigrasse para eu não ter de ver ou ouvir mais a seu respeito. Ninguém é de ferro, eu não sou.

terça-feira, janeiro 09, 2024

The curious case of Natalia Grace

Vi o documentário "The curious case of Natalia Grace" sobre a rapariga ucraniana (portadora de nanismo) adotada em 2009 por um casal americano que tentou convencer a opinião pública de que ela na realidade era uma mulher de 22 anos a tentar fazer-se passar por uma criança de 6 anos. É tudo extremamente chocante. Faz-me ter muito pouca confiança na justiça - de um modo geral - porque as atrocidades legais que podem ser cometidas sem qualquer tipo de supervisão são imensas (basta pensar no mediático caso da Britney Spears, que é verdadeiramente inacreditável.

Outro aspeto chocante (talvez o mais chocante) é a incapacidade das pessoas lidarem com o que é diferente e a facilidade com que se geram processos de histeria coletiva. Como se diz em sociologia "quando representações da realidade são tomadas por verdadeiras, elas tornam-se verdadeiras nas suas consequências". E aquele miúda foi vilipendiada e temida, até alguém ter visto apenas o que ela era: uma miúda. O casal que a adotou era no mínimo disfuncional, mas são pessoas profundamente desequilibradas, que ainda por cima apresentam o seu testemunho com a maior falta de noção da sua própria loucura. É tudo tenebroso. Vemos o pior do ser humano não só nos pais adotivos, mas em quase todos que contataram com a Natalia. É de ficar nauseado. Eu fiquei.

segunda-feira, janeiro 08, 2024

Histórias de gente rija

Diz que a necessidade aguça o engenho, mas em alguns casos endurece as emoções. Nos tempos em que a pobreza ainda apertava, a mãe do Beto apanhou óleo na estrada e despistou-se capotando com o carro, que ficou sem remendo. Deixou o filho mais novo no hospital para ver se estava tudo bem e foi a casa lavar o sangue da cabeça para ir trabalhar, mesmo assim, porque precisava do dinheiro do dia para meter comida na mesa. Independentemente de poder ser intensa e mandona, que é, respeito imenso pessoas que nunca olham para trás. Que têm nervos de aço. Às vezes pergunto-me se, nesses tempos complicados, ela seria sempre assim ou se choraria sozinha depois de ter os filhos a dormir. Haveria um momento de fragilidade?Não faço ideia. Os meu pais, apesar de muito mais velhos, são também desta cepa.  

Quando a minha irmã morreu a minha mãe demorou 3 semanas até derramar uma lágrima, porque estava sozinha com o meu pai em Angola e tinha de apoiar o meu pai que trabalhava 14 horas por dia. Muitos anos depois, quando o meu pai morreu, eu e o meu irmão estávamos a acabar o curso e entre dezembro e junho ela esteve sempre ali ao nosso lado a zelar pelo nosso percurso. Quando terminamos a universidade, ela despencou. Permitiu-se sentir e ficou de rastos durante mais de 2 anos. Nessa altura, a realidade da minha mãe era diferente da realidade da mãe do Beto, tínhamos uma boa situação financeira. A minha mãe não ia precisar de trabalhar e agora era connosco, arranjar trabalho e fazer a nossa vida. 

No caso da mãe do Beto, apesar dos tempos sem dinheiro irem longe - trabalha seis dias por semana e tem desafogo - pergunto-me se algum dia ela vai parar para respirar e se, nesse momento, lhe vai saltar à flor da pele os anos de tristeza e sacrifício ou se vai ser sempre assim forte e pronta para a luta. Desconfio que a armadura se colou ao corpo para sempre, ou simplesmente as pessoas que trabalharam desde crianças e/ou sem o "luxo" de poder sentir são mesmo assim: rijas.

sexta-feira, janeiro 05, 2024

Ainda a minha canção de K-POP favorita...



I am the best - 2NE1

Nomes

Sempre gostei do meu segundo nome próprio, mais do que o primeiro. Porque uso sempre os dois nomes próprios nas redes sociais, o Beto perguntou-me qual o nome pelo qual eu gostava mais de ser tratado. Eu achei que seria uma excelente oportunidade para ser chamado pelo meu segundo nome e também - sendo ele também da Madeira como o meu Ex e tendo amigos em comum - seria uma forma de ter um "take 2" aqui na ilha. Então, de repente, tenho imensas pessoas a tratar-me por esse nome. No início não foi fácil, depois de quase 50 anos a responder a um nome foi difícil fazer a transição para o outro. Mas três meses e tal depois de começar a ser apresentado às pessoas por esse segundo nome, quando o oiço na rua já olho.  

Passagem de ano

A minha primeira passagem de ano na Madeira foi muito feliz. Nunca tinha passado o ano na rua e tendo como ponto alto um fogo de artifício, mas foi realmente especial, pela companhia, pela alegria e pela coisa esquisita que eu fumei e que me deixou mais desbocado do que o costume (se tal é possível). 

Deitei-me às quase seis da manhã na casa de um amigo do Beto, onde tínhamos jantado, e com a mãe do Beto a dormir no sofá da sala. O Beto, a mãe e este amigo, são a minha família madeirense. Sempre fui bem tratado na Madeira, mas estas pessoas fazem-me sentir literalmente da família e por isso sinto-me muito grato. Este amigo, originalmente do Porto, é um excelente ser humano e ainda bem que o Beto o tem por perto. Ele também tem uma família no Beto e na mãe. 

Então é isto, andar na vida do Beto é andar a surfar numa onda de boa gente, o que adicionando a umas quantas pessoas que trouxe da minha anterior existência na ilha da Madeira. É uma coisa feliz. 

quinta-feira, dezembro 28, 2023

Balanço

No dia 19 de dezembro de 2022 escrevi «Tanta esperança que tenho para este ano (2023), o último desta década em que marcho». Acho que vi 2023 como o ano de preparação para o segundo ciclo da minha vida e assim foi. Foi um ano estranho na medida em que foi atípico. Nunca tinha viajado tanto, nunca tinha trabalhado tão pouco, nunca tinha ficado sozinho tanto tempo. E como valeu a pena. O desconforto inicial deu azo a uma libertação de tantas convenções autoimpostas, deixei a vida fluir e abandonei o vício de controlar tudo o que me acontecia (para dizer a verdade foi mais a psicoterapia que fez o seu trabalho). O meu pensamento tornou-se menos rígido, e permiti-me uma flexibilidade e capacidade de relativizar que não me eram comuns. Sempre fui muito literal e em alguns aspetos da vida não será a melhor política. talvez por tudo isto não diga, agora, que tenho muita esperança para o ano de 2024. Sinto-me tranquilo e em paz e desejo apenas que esta paz continue. Tenho fé na vida, nas pessoas que me são próximas e, mais importante que tudo, tenho amor por mim. Estou aberto de espírito e de coração a tudo o que vier, mas com as minhas fronteiras bem demarcadas ao que for nocivo à minha saúde física, estabilidade mental e vibração de paz. No dia 28 de dezembro de 2023, estou no aqui e agora, grato por toda a aprendizagem feita, grato a todas as pessoas que me permitiram evoluir e grato a todas as pessoas que são um exemplo para mim e me mantêm humilde. Foi um ano feliz. 

quarta-feira, dezembro 27, 2023

Lady Gucci

Vi ontem este documentário sobre um dos assassinatos mais mediáticos em Itália, mas soube-me a pouco. Acho que se falou muito do processo técnico do assassinato, mas não se tocou com profundidade nas características de personalidade de cada um. Acho que dava textura à narrativa e é o que mais interessa. Sem dúvida que Patrizia Reggiani era e é uma narcisista, mas sabe a pouco essa alusão. Não é explorado o  desenvolvimento desse narcisismo, nem como ele contribui (se e que contribui) para a desagregação da união com Maurizio Gucci, uma vez que ela, a dado momento, era uma quase mentora do marido.  Esperava bem mais. 

terça-feira, dezembro 26, 2023

Fogo de Artifício

No ano passado era para ter ido fazer a passagem do ano à Madeira e ver as luzes da cidade e ver o famoso fogo de artifício. Não aconteceu, estava no período mais escuro da minha vida desde que me lembro de existir. Preferi perder o dinheiro da viagem e abortar o que tinha sido a minha vida do último ano e (quase) meio. 

Este ano vou fazer a passagem do ano na Madeira e ver o famoso fogo de artifício. Se me dissessem isto em Junho, eu diria que era impossível. O contraste entre 2022 e 2023 é que estou no período mais tranquilo da minha vida desde que me lembro de existir. 

Vai ser bonito ver o fogo de artifício com a melhor companhia. 

Estados de espírito


Nothing Fails - Madonna


I'm not religious
But I feel so moved
Makes me wanna pray
Pray you'll always be here
I'm not religious
But I feel such love
Makes me want to pray...
When I get lost in space
I can return to this place
'Cause you're the one.

Porque me queria fazer uma surpresa

Este Natal, além do Kobo Libra que eu já sabia ir receber, recebi ainda um relógio Lacoste verde (que é a minha cor favorita junto com o laranja) porque ele me queria fazer uma surpresa. E foi uma enorme surpresa, mas a maior surpresa de todas aconteceu em Agosto quando me apercebi da pessoa que tinha à frente e hoje em dia ao meu lado. Foi um presente de Natal antecipado ou um presente de aniversário tardio, mas sem dúvida um presente. 

Primeiro Natal na Madeira

Foi uma experiência das boas. Não fazia ideia que a Noite do Mercado de 23 de Dezembro era uma espécie de Santo António em Lisboa. Quase toda a gente vestida com camisolas e/ou adereços de Natal, as luzes da cidade do Funchal lindíssimas, a música, a tradição, a boa vibe e a família madeirense que me acolheu. Foi mesmo muito bonito, apesar de ter voltado com uma constipação das grandes, mas alegre. 

quarta-feira, dezembro 20, 2023

Novela venezuelana

Antes ainda e um começar a falar com o Beto, o melhor amigo dele começou a namorar o meu ex-namorado (colega de trabalho do Beto). Quando nós aparecemos juntos, no Instagram, ambos deixaram de falar ao Beto. Tenho a minha opinião sobre o assunto, mas não devo imiscuir-me nas amizades do Beto. Apenas lhe disse - depois de ele tentar várias vezes estar com o amigo (sem sucesso) - que a bola ficava do lado do amigo. Tenho pena pelo Beto porque gostava verdadeiramente deste amigo que considerava o mais próximo, o mesmo que hoje se sentou com ele (lado a lado) numa sala de espera e apenas o cumprimentou e não dizendo mais nada. 

A minha experiência com o meu ex-namorado ajuda-me a contextualizar este comportamento e torna estas ações muito pouco surpreendentes. A vida segue e as más ações são para quem as pratica. O que não tem valor não deve ser valorizado. Se o Beto valorizar quem tem um coração como o dele vai estar muto bem acompanhado. E, felizmente, ele tem bastantes pessoas assim no seu círculo. Haja paz, sempre.

terça-feira, dezembro 19, 2023

Ryanair - Tomem muita atenção

Hoje voltei a ter um problema com as viagens da Ryanair, empresa pouco fiável que faz tudo o que pode para extorquir extras aos passageiros. Agora temos de fazer reconhecimento de identidade se compramos uma viagem por um agregador (uma terceira parte segundo eles), porque na hora de embarcar até nem se costuma apresentar identificação, não é? Se não o fizermos arriscamos a não embarcar ou pagar uma belíssima taxa para o poder fazer. Há que ler sempre tudo o que vem deles, ao pormenor. 

segunda-feira, dezembro 18, 2023

Outra descoberta maravilhosa (para quem gosta de Indie music)


Inside I'll sing - Shards & Isolation Choir 

We know not yet what the future brings
But a bird's still a bird without its wings
Each day, each day is a curious thing
If I can’t take flight, then inside I'll sing.

Elite

Elite é uma série espanhola passada em ambiente estudantil; uma espécie de Morangos com açúcar com pessoas mais bonitas, mais suspense e mais cenas de sexo (com o homoerotismo a ser bastante explorado). Quando começou achei muito engraçada, abaixo a minha reação às temporadas:

Temporada 1: Muito interessante
Temporada 2: Está muito boa a série
Temporada 3: Gosto mesmo disto
Temporada 4: Engraçado mas a armar aos cucos
Temporada 5: Isto patinou um bocado 
Temporada 6: What the fuck?!
Temporada 7: Mesmo mau. Não vejo mais nenhuma.
 

sexta-feira, dezembro 15, 2023

A queda da Casa de Usher

Comecei a ver esta série com bastante interesse, sendo que prometia um misto de terror e sobrenatural que nunca se realizam de facto. Aproveito para dizer que sou altamente impressionável e que me assusto com o galo de Barcelos se ele aparecer num filme de terror.  No caso, nunca nada me fez ficar impressionado. Digamos que a história de ambição e algumas quezílias entre os familiares da Casa de Usher são o que impressiona mais, se transportarmos este enredo para a vida real e pensar que há pessoas assim tão "fodidas" da cabeça.  É isso que assusta. O final sabe assim meio a meh... Quem quiser ver que tire as suas ilações e consequências. 


The Hunger Games - A balada dos pássaros e das serpentes

Tenho uma relação com a saga The Hunger Games em tudo idêntica à saga Star Wars. Mesmo que não me apetece muito tenho de ir ver o filme para saber que vi todos e poder dizer que os primeiros foram, de facto, melhores. 

Este filme é assim uma espécie de "mais do mesmo", mas sem a surpresa inicial e sem os afetos (familiares e outros) tão bem retratados nos dois primeiros filmes (antes de tudo se tornar muito grande). Observamos como se fabrica um ditador, mas nem por isso. O filme é fraco em respostas e, dúbio em muitos momentos. O que se retira no final é apenas 2 coisas: nada sobrevive à quebra de confiança e o bem e o mal coabitam em nós e não são visíveis numa primeira análise. Assim podemos dizer que nada do que parece pode ser realmente. Não sei se é pela expectativa do fim, o filme entretém as 3h que dura.

14/20

Celeste is back!


There will come a day - Celeste

quinta-feira, dezembro 14, 2023

O trabalho

Esta semana as coisas correram bem. Creio que uma técnica que fiz na psicoterapia desativou o que precisava de ser desativado. Estive tranquilo e eficiente.

ps. obrigado sérgio pelo conselho 

Prendas de natal

O Beto e a Leo (a minha sobrinha) são as pessoas que vão ganhar a lotaria de Natal da minha parte. Já percebi que tenho uma fraqueza por pessoas que nunca pedem nada e que são felizes com pouco. No final acabo por querer compensá-las por tornarem a minha vida tão simples. 

A Leo vai adorar ter um quarto completamente novo (uma promessa minha com 3 anos, da qual não me esqueci). Claro que fui consultando com ela as coisas de que gosta e vai ser algo que a ver totalmente com ela. Acho que vai ser feliz o dia em que ela voltar a dormir no quarto que sempre foi seu, mas desta vez próprio para uma adolescente com as cores e a decoração que fazem sentido para quem ela é agora. 

O Beto... Bem, primeiro vai resmungar porque não devia ter gasto tanto dinheiro com ele e depois lá acabará por ficar feliz. Ele deve ser das pessoas menos materialistas que conheci e já nem queria que eu comprasse a prenda dele por ter tido uma quantidade enorme de despesas este mês - derivado ao roubo da minha mochila com os meus óculos e lentes de contacto dentro. Supostamente ele ia receber um Lego para adultos (que é o hobby dele), mas dada a natureza abnegada dele, além disso vai receber outras coisas que o vão fazer feliz. 

O meu irmão, a minha mãe e a minha amiga irmã e afilhado vão receber aquilo que já sei gostarem de receber pelo Natal para os deixar com um sorriso de orelha a orelha. 

Vai ser um Natal feliz e quero mostrar o meu agradecimento pelo que estas pessoas representaram para mim durante o ano que passou, e que apanhou (ali no início ainda) o período mais negro da minha vida. 

terça-feira, dezembro 12, 2023

Piece by piece

Piece by piece he restores my faith
That a man can be kind and a boyfriend should be great.

A minha descoberta de hoje


(No one knows me) Like the Piano - Sampha

Compras online

Substitui a Ali Express pela Temu. Pelo menos tenho a certeza de que as encomendas são entregues. A única coisa que ainda tenho de dominar é a questão dos tamanhos. Nunca percebo muito bem se aquilo é um M chinês ou um M europeu. Comprei um fato de banho XXL e era mínimo. O colete comprei também XXL e cabem dois como eu lá dentro. Uma camisola M é quase do tamanho certo vá, veste-se mas fica assim para o justo - depois daquilo ir à água não sei como vai ser.

25 anos

Faz hoje 25 anos que o meu pai morreu. Lembrei-me porque se estava a falar da morte do pai de um colega e de repente percebi que hoje é dia 12 de dezembro. Quando fez 7 anos sobre a morte dele fiquei muito afetado, porque achei que tinha passado demasiado tempo sem o ter por perto. Depois a sabedoria da idade instalou-se, é quando percebemos que a pessoa vive, literalmente, em nós. E que tanto de nós é parte viva da pessoa que perdemos. O meu pai vive comigo e através de mim todos os dias. Não são apenas as memórias, é também a personalidade, as pequenas coisas que fui ganhando à sua semelhança. Quando era mais pequeno, nunca imaginei que acabaria tão parecido a ele em tantas coisas. Fisicamente temos zero parecenças (sou igual à minha mãe, com cabelo rapado e barba), mas já o feitio é cada dia mais o Zé António. A única coisa que me apraz dizer 25 anos depois é "Pai, continuamos todos bem. A mãe está feliz comigo e com o mano e há muito amor entre todos."

quinta-feira, dezembro 07, 2023

Planos para o fim de semana

Jantar com amigos, almoço com amigos, passeio à Nazaré (parando em Alcobaça e Óbidos) e brunch com amigos. E assim se resumem três dias e meio. 

Produtividade

Há algo de grave a passar-se com a minha produtividade e capacidade de concentração. 

quarta-feira, dezembro 06, 2023

Dissociação

Apesar da minha vida ter dado uma grande volta em 2023, o aspeto do trabalho ainda não está resolvido como deveria. A minha volta à casa mãe foi uma espécie de resignação, a administração pública está tão mal gerida que quis evitar mais deceções e quis voltar para onde pelo menos existe gente de que gosto. Voltei e fiquei feliz por rever as pessoas, mas no que diz respeito ao trabalho em si estou aéreo, disperso. É claro que estou em dissociação, quando ali estou o tempo passa a correr e eu não percebo como não fiz nada do que tinha para realizar. A minha mente está a defender-se da realidade que me stressa. A forma de se trabalhar ali stressa-me, eu ser apenas um "executante" em vez de um "analista/estratégico" torna-me absorto e buscar todo e qualquer pretexto para me distrair. Tenho mesmo de resolver isto, antes que essa desmotivação se solidifique com consequências gravosas. Agora mesmo ainda não é um problema severo, mas pode tornar-se. 

Para não esquecer

O Beto viu uns enfeite de pendurar, uns cavalinhos tipo carrocel, e mandou à mãe uma foto a dizer que tinha comprado dois para a árvore de natal deles. A mãe pediu-lhe mais dois e no dia a seguir fomos comprar. Hoje fiquei a saber o porquê dos 4 cavalinhos. É que agora, para ela, a família são 4 pessoas: ela, os dois filhos e eu. Não há como não ficar feliz com a receção que estou a ter nesta família. Como este blogue é uma espécie de diário, claro que vim aqui escrever para não esquecer este gesto. Foi quase incontornável gostar do Beto, mas também é fácil gostar da mãe. 

Música Francesa



Origami - Dynah

Porque decidi que tenho de ouvir mais música francesa para melhorar o meu francês, descobri a Dynah. Adoro o som retro 80's e o ar "nerd chic". Vou usar o spotify para descobrir coisas idênticas e ver o que sai. 

segunda-feira, dezembro 04, 2023

O início do Natal

Este fim de semana fiz a árvore de Natal e foi muito bonito fazê-la com o Beto. Ele vibra mesmo com o Natal. Quis oferecer-me uns enfeites especiais para a árvore e foi uma experiência vê-lo a comprá-los. Agora tenho, também, uma 'gambiarra' nas escadas. E ele disse-me para não o 'resondar' por demorar muito tempo com as coisas do Natal (a Madeirapédia agora é muito útil para mim, os meus outros namorados madeirenses estavam mais "continentalizados"). 

Fiquei um bocado assustado com a prenda que o Beto me vai dar porque não estou habituado a que gastem tanto dinheiro comigo, nem que as minhas prendas não sejam surpresa. Mas ele explicou-me o porquê de gastar esse dinheiro com a família, e eu agora também sou família. E não faz surpresa, porque quer ter  mesmo a certeza de que as prendas que vai comprar eram o que as pessoas mais queriam. 

Mas a vida é isto mesmo, sair da nossa zona de conforto e aceitarmos o que vem por bem. Para o ano, se ele estiver a viver cá, o Natal vai ser mesmo um corrupio desde o início de Novembro. A casa vai parecer um anúncio natalício, mas desde que seja uma casa feliz, nada mais importa. 

quinta-feira, novembro 30, 2023

Calvários

O calvário da minha mãe com os olhos e a falta de visão não tem data para terminar. São mais de 13 meses em sofrimento e complicações. A terceira operação aproxima-se. Tudo correndo bem será antes do final do ano, mas ainda terá mais umas 2/3 pelo caminho. Custa-me muito que uma pessoa tenha de passar por aquilo que ela está a passar com a idade que tem (81). O peso psicológico de não ver e de se sentir incapaz começa a notar-se. Está cansada, frustrada. Não deixa de seguir com a sua vida, porque não é esse tipo de pessoa e porque não quer pesar a ninguém. Às vezes acho que lhe apetecia chorar, mas não pode. Ainda não se quer resignar à tristeza e à frustração. Então a dor vai-se tornando um coágulo no peito, que dia a dia fica mais empedernido. Só quero que isto acabe, porque mesmo assim e apesar do sombrio e do amargo, para nós ela tem sorrisos. É assim a minha mãe.

Canção para dia de chuva


The hand you deal - Fenne Lily

terça-feira, novembro 28, 2023

A Madeira

A Madeira tornou-se uma casa. Não estava à espera. Penso que tem a ver com a forma como somos integrados, recebidos, sei lá.  Há um sentimento de família que não tive antes. Entrei numa casa, que até pode ser pobre, mas cheia de amor e onde tudo está às claras. Pessoas ternas e genuínas. Se as coisas continuam assim admito seriamente um dia acabar a viver lá, quando não tiver mais impedimentos aqui no continente.

sexta-feira, novembro 24, 2023

Outra canção que gosto muito


In a sky so bright - Youri Lentjes

terça-feira, novembro 21, 2023

Datas

 Hoje celebro 2 meses de namoro. Grão a grão.

O meu Natal vai ser mais material

Sempre gostei do Natal e o sentimento de família e harmonia que a ele está associado. O meu pai também adorava o Natal e em casa dos meus pais o Natal sentia-se mais. Na minha casa fui sempre mais discreto em termos de "artigos natalícios", mas... o Beto chegou à minha vida e adora o Natal, tipo mesmo! Já me disse que gostava que fizéssemos um presépio, que enfeitássemos as portas, etc., etc.… Não sendo bem o meu género, com ele eu alinho em tudo porque tudo me parece certo com ele (a menos que ele me peça para comer broas castelares que o mando logo dar uma volta).  

segunda-feira, novembro 20, 2023

Notificações no telemóvel

Serei eu a única pessoa que detesta ter notificações no telemóvel? Aquilo mexe mesmo com o meu sistema nervoso, ter sempre porcarias a aparecer no visor. Tenho tudo desligado e vejo quando entro na aplicação. Bem melhor. 

Linhas paralelas

Ao mesmo tempo que eu estava a ter um dos melhores fim-de-semana de sempre, a linda Sara Tavares estava a dar o seu último suspiro. A Sara foi uma inspiração desde aquele ano de 1994, não porque a imitação da Whitney era igual, mas porque aquela miúda de 15 anos era especial e cheia de luz. Teve a coragem de trilhar o seu caminho musical longe do que esperavam dela e desde o maravilhoso álbum Balancê que ela esteve sempre nas alturas da qualidade musical. A voz, a doçura, a dicção, que cantora e autora maravilhosa. Pena que Portugal não lhe deu o reconhecimento merecido, mas pelo mundo da lusofonia a Sara voou com asas de condor. Aqui na terra a Sara fez o último voo, mas deixou um legado que fica para sempre. Daqui a 50, 70, 80 anos alguém vai encontrar a sua música e maravilhar-se tal como eu. 

Music Heroes Party

Este fim de semana fui a uma festa em Leiria no Hotel Monte Real Termas Spa. Todos tínhamos ir disfarçados de disfarçados de cantores e eu escolhi o Axl Rose (até pintei a barba de ruivo e agora ando assim 2 semanas) e o Beto foi de John Lennon na fase hippie. Adorei cada pedacinho da festa. A alegria, o bom astral, a música, a comida, tudo. O Beto estava hiper feliz e sinto-me também muito contente de ele nunca se negar a sair da zona de conforto dele, apesar disto dos disfarces não ser bem a sua onda. Deitamo-nos às 5h da manhã e no dia a seguir estávamos em coma de sono porque o pequeno almoço era apenas até às 12h. Que fim de semana tão bem passado. 

sexta-feira, novembro 17, 2023

Prioridades

Faço uma story no Instagram sobre o genocídio na Palestina recebo 4 likes. Faço uma story em tronco nu a mostrar a peitaça com pêlo e recebo 180. Continuo a achar que as prioridades das pessoas estão brutalmente trocadas nos dias que correm. 

quinta-feira, novembro 16, 2023

Medidas desesperadas

Quando temos de fazer a mala para check out e o ferro demora muito a arrefecer...



Bruno The Beardx

Gostou de uma foto minha no IG. Preferia ganhar o euromilhões, mas não ganhando é um fait-divers giro.

terça-feira, novembro 14, 2023

Seca descomunal

Estou em Bruxelas num Seminário de investigação sobre Matérias Primas e Exploração Mineira. Assim de repente só quero mesmo cortar as veias e ver se isso me ajuda escapar daqui, uma vez que trabalho para a organização coordenadora e tenho de fazer corpo presente. O nível de amadorismo na organização é gritante. Bom vou ali ver umas coisas sobre a exploração do Potássio, Alumínio e Silício. 

segunda-feira, novembro 13, 2023

A mãe do Beto

Este fim de semana passei-o na casa do Beto e foi o primeiro com a mãe dele presente. O Beto tinha um pedacinho de receio por eu ter uma personalidade forte e a mãe dele também. Achava que mãe faz algumas coisas que me poderiam chatear. Fui de coração aberto, apesar de ter ouvido histórias que me deixaram também com um pé atrás.

No fim de contas não poderia ter sido um fim de semana melhor. A mãe do Beto é uma mulher do povo, trabalhadora, espontânea, sem filtros e aquilo a que os ingleses chamam “feisty”. Mas antes de tudo tenho um enorme respeito por ela. É uma mulher que fez das tripas coração para criar os filhos, quando o marido deixou a casa e a deixou com dois pré-adolescentes, começou a trabalhar a limpar casas, para que pudessem sustentar-se. Quando percebeu que o Beto era bom aluno e que poderia ir mais longe, endividou-se para o mandar para universidade e mantê-lo lá enquanto ele não tivesse acesso à bolsa.

É definitivamente uma leoa, luta ferozmente pelos filhos e isso agrada-me muito. Nota-se a léguas o amor que tem pelo filho e percebo também o enorme amor que ele tem pela mãe. Eles têm uma dinâmica particular que é só deles. Para quem não conhece, parece que se estão sempre a picar, mas é quase como um jogo entre eles. O Beto como é mais tranquilo e a mãe explosiva parece que ele está sempre a levar nas orelhas, mas depois não é assim. Ele é mais subtil a picá-la. Quando a vida se tornou difícil, eram eles dois contra o mundo e a proteger o irmão mais novo, então tornaram-se uma espécie de dupla inseparável.

Quando comecei a namorar o Beto, ele sondou a mãe sobre nós que se mostrou bastante desagradada com o facto de ele poder abandonar a Madeira. Ele ficou bastante nervoso com isso. Não queria fazer a mãe sentir-se abandonada uma segunda vez. Eu percebi, mas também compreendi que poderia ser um problema imenso para nós.

Este fim de semana a mãe do Beto disse-me que esperava que ele viesse para o continente. Disse-me que quer o melhor para o filho e que se ele está bem e feliz, nunca seria capaz de o prender por muito que lhe custe. Disse-me que não era esse tipo de mãe. Que o apoiava no que ele considera que é o melhor para ele.

Para o Beto era muito importante que eu gostasse da mãe dele e que ela gostasse de mim. Quando ele percebeu que eu realmente gostei muito dela e quando ela lhe disse que tinha gostado bastante de mim, parece que lhe saíram 50kg de cima.

A verdade é que não pensei que ia gostar tanto da mãe do Beto (em estado bruto, sem filtros, possessiva com o seu rebento), mas eu também tive uma excelente mãe e valorizo. Não me venham dizer que todas as mães são boas. É quando coisas realmente graves acontecem que se mostra o calibre de cada um e esta mulher lutou sozinha pelos seus dois rapazes e com tudo o que tinha, sem família, sem instrução, mas com muito coração. Talvez proteja os filhos demais, talvez seja muito galinha, mas quer a felicidade de cada um deles de forma tão ativa que me comove. Vamos ver o futuro, para já sou fã. Acho que vai ser uma convivência intensa, mas pacífica.

Gostamos os dois de dançar música dos anos 80 e 90 e por isso ainda iremos sair muitas vezes para um pezinho de dança. A nossa idade também não é assim tão diferente, existem bastantes referências em comum.

Sogras

Se há algo que posso dizer de bom é que tive quase sempre imensa sorte com as sogras, antes tivesse tido a mesma sorte com a maioria dos Ex que tive com as mães deles.

sexta-feira, novembro 10, 2023

Semana da caca...ou quase.

Depois de ir ver o excelente concerto da Madonna e, assim, começar a semana da melhor maneira, a vida mostrou-me que nada é eterno:
   - Deixei cair um peso de 15kg em cima dos dedos do pés (não partiu, mas estão uma lástima);
   - Deixei cair o telemóvel ao chão e parti o visor inviabilizando qualquer utilização (por milagre tinha as         fotos que tirei desde fevereiro e não as perdi, mas tudo o resto perdido);
   - Fui a casa da minha mãe e apanhei um temporal na ponte 25 de Abril para o qual não estava preparado,       parecia uma folha ao vento em cima da scooter e tive sorte em não ter tido um acidente;
  - Ao instalar a app da Ryanair no telemóvel antigo, os meus dados pessoais foram alterados e o meu             boarding pass ficou com o nome do Facebook - que não tem o meu apelido - e tive de pagar 160 euros      para mudar o nome. 

Portanto, aconteceram várias coisas chatas, mas chegando finalmente à Madeira e podendo estar de novo com o Beto, pude sentir que tudo vale a pena e o resto são detalhes. Isto são apenas problemas de primeiro mundo, nem são realmente problemas. Problemas a sério tem o povo palestiniano que sofre uma limpeza étnica as we speak

quarta-feira, novembro 08, 2023

Grande voz a deste senhor


Lose Control - Teddy Swims

Eu e os telemóveis

Mais um ecrã partido, mesmo com a capa blindada. Caiu e bateu com aquele cantinho tipo calcanhar de Aquiles, que azar pá. Mas pronto, tenho seguro.

Madonna: Celebration Tour

Não há dúvida de que a Madonna tem sido a entertainer mais consistente que o mundo conheceu. Os grandes talentos como o Michael Jackson, Prince, Whitney e George Michael já partiram há anos e mesmo assim todos eles com carreiras decadentes na sua fase final. A Madonna tem conseguido manter-se no topo porque o seu talento radica em criatividade, visão e marketing. 

Este espetáculo é o regresso à grande forma. É quase um biopic e ela continua a ser a mesma: a mesma atitude, irreverência, inconformismo. Os anos e a maternidade, apesar de tudo, trouxeram-lhe alguma serenidade, diria, mas mesmo assim continua (como ninguém) a saber contar uma história através da música, movimento e imagem. E foi isso que comprei no bilhete, uma história, uma encenação, não a melhor cantora ou a guitarrista mais virtuosa. Ali estava ela, mais lenta, mas no centro de tudo e a liderar a narrativa que é a sua. Desta vez ela foi mais o eixo de movimento e menos a roda, mas estava tudo lá. Não me queixo de ter gasto o que gastei. Valeu cada cêntimo.

E pude partilhar esta experiência com amigos, o que elevou ainda mais o sentimento.

segunda-feira, novembro 06, 2023

Ciúme

O ciúme para mim é uma coisa má, em qualquer das suas formas. Há quem diga que ter ciúme é uma manifestação de interesse. É mentira. A confiança é uma manifestação de interesse. Quem nos quer/ama, confia. O ciúme não tem lugar numa relação com amor saudável. É bom experimentar a confiança tantos anos depois.  

Genocídio em Gaza

O que se passa em Gaza não é uma guerra é genocídio. Tenho profundo nojo por Israel e também pelos  EUA. Gostava que os responsáveis por tudo isto tivessem um sofrimento excruciante. Falo dos responsáveis dos Governos, das estruturas de poder. Tenho zero antipatia contra judeus, ser judeu importa tanto como o facto de eu ser gay, isso não faz de ninguém melhor ou pior. O nível de humanidade de cada um não é indicado por religião, género ou orientação sexual. Aqui falamos de pessoa más, imorais, abusivas.  

É isso que os sucessivos governos de Israel têm sido - abusivos, esmagadores, carrascos - com o apoio velado do ocidente - por motivos de estratégia política e económica.

Posto isto, gostava que turba imbecil e iletrada que apoia a "causa israelita" soubesse na pele o que é a perda, o roubo do que lhes é significativo, seja a casa ou um ente significativo. Ser ignorante não é mau, os ignorantes podem sempre cultivar-se, procurar informação e esclarecerem-se. Já ser estúpido é algo para o qual não encontro perdão. Ter informação disponível e continuar a defender de forma imbecil e desinformada uma posição, com base no "diz que disse", na manipulação mediática, na falta de simpatia pelos muçulmanos (como se todos fossem terroristas), é grotesco e desprezível.  

Independentemente das posições, não se pode compactuar com genocídio. Todos sabemos o que acontece quando se lançam mais de 1000 bombas sobre uma área de 10 km quadrados. Não é desinformação, é informação real captada por satélite - as imagens estão disponíveis para quem tiver o interesse em procurar. As crateras são visíveis no solo e mais de 1000 crateras são identificadas - 100 crateras numa área residencial de 500m2.

Pergunto-me se as crianças judias e as ocidentais têm mais valor do que as crianças muçulmanas? Para mim não (e nem sou minimamente favorável das normas sociais da cultura/religião muçulmana), mas parece que para o ocidente sim. Eu só consigo ter um profundo nojo pela Administração Biden (tragam o Obama de volta), um profundo nojo pelo Governo de Israel e um profundo nojo por todos os que apoiam ou fecham os olhos ao que se passa ali (já nem falo do que passa em África e outras regiões). 

Pelo exposto, tanto em Portugal como nas redes sociais, tenho tido problemas em conseguir comunicar ou encarar pessoas que eu considerava decentes, são na realidade pessoas sem empatia e facciosas. Alguns enfurecem-me com o que reproduzem e depois disso sinto apenas desprezo e pena. Pena por serem desprovidos de humanidade ou por sofrerem de humanidade seletiva. 

Férias Novembro

As primeiras férias a dois com o Beto já foram e foi muito bom. Tivemos mais sorte com o clima do que pensamos ir ter. Salamanca, Trujillo, Ávila e Segóvia foram mesmo os pontos altos, Cáceres e Mérida estiveram dentro das expectativas e Plasencia foi um..meh.

Andamos por vários lugares onde foram gravadas as séries Game of Thrones e House of the Dragon. O Beto é mesmo um grande fã o que significa que vamos dar mais umas voltas por lugares onde as séries foram gravadas. A Irlanda, a Croácia, a Islândia e mais algumas cidades espanholas esperam por nós. 

A convivência foi exatamente o que se esperava e fazer uma road trip foi uma excelente opção para podermos interagir mais. Mimamo-nos bastante mutuamente e voltamos felizes. 

sexta-feira, outubro 27, 2023

Férias

Começo amanhã o meu primeiro período de férias com o Beto. Estou bastante entusiasmado. Será uma road trip por Espanha, de Mérida a Ávila, passando por todas as cidades históricas da Raia. Entretanto, também já decidimos o destino das próximas férias no fim de Fevereiro. Uma escolha do Beto, que foi crescendo em mim e faz todo o sentido agora.

quarta-feira, outubro 25, 2023

Sasquatch

Eu aparo o pêlo do peito de 3 em 3 semanas. Sou um rapaz bem peludo e há bastantes anos que o faço. Acontece que o Beto me pediu para não aparar o pêlo para ver como ficava. Ainda vou a meio caminho e já percebo porque é que comecei a aparar. Se eu andasse sem roupa na rua poderia ser confundido com o Sasquatch (vá, rapo o cabelo e continuo a aparar a barba, senão era mesmo).

segunda-feira, outubro 23, 2023

Estranho mundo

"Estranho mundo este em que um dia de chuva nos preocupa como se fosse uma guerra e uma guerra nos parece tão banal como um dia de chuva. É tênue a linha que se separa o inverno do inferno."

Ricardo Marques, jornalista do Expresso.

Nota: Não encontrei a fonte, mas a citação está atribuída a Ricardo Marques, jornalista do Expresso. Seja sua ou não, é infelizmente e devastadoramente verdadeira. 

Divórcio

Terminei o último vínculo que mantinha com o meu Ex. Na semana passada assinei a cedência de quotas  da minha parte da empresa ao atual namorado dele. É assim uma passagem de testemunho do passado para o futuro. Na realidade eu era apenas um sócio não executivo, necessário para constituir estas empresas que ajudam a racionalizar rendimentos, imputando despesas e reduzindo impostos.

Não me incomodava fazer parte, mesmo depois de acabar, talvez até existisse um certo apego nostálgico. Quando ele arranjou outra pessoa, passou a fazer menos sentido eu ainda fazer parte da empresa, mas quando chegou a minha vez de me apaixonar, então começou a ser muito incómodo para mim. 

De certa forma, era como se o meu novo namorado não tivesse a minha exclusividade, como se estivesse emocionalmente com ele e ainda casado com outro. Assim, foi como o assinar dos papéis de divórcio. Foi aqui que as coisas realmente acabaram - dado a que nem temos uma relação de amizade.

A minha anterior relação não foi mesmo nada fácil de acabar para mim. Eu sabia que tinha de vir embora de algo que me fazia mal - mas que, por alguma razão, me estava entranhado até aos ossos. Existiram avanços e retrocessos, mesmo depois de ter acabado, até que se deu. 

Aqui e agora existe o Beto. Estou 100% ao lado dele.
Tudo o resto é passado. 

Música tremenda de boa



One of your girls - Troye Sivan

MEG 2: O regresso do Tubarão Gigante


Mega fiasco. Gigante desperdício de meios.

8/20

quinta-feira, outubro 19, 2023

Desenterrar os anos 90 - 27


Cannonball - The Breeders

Coisas que custam

Estava no café dentro do supermercado e uma senhora velhota disse "ó menina, pode tirar-me uma bica?". De seguida mudou de ideias dizendo que já voltava se pudesse. Eu continuei a comer o meu bolo e, passado um bocado, olhei para as caixas lá ao fundo e vejo a senhora a deixar coisas na caixa porque não tinha dinheiro para pagar tudo. Fiquei mesmo triste com isto. Idosos a passar necessidades transtorna-me imenso. Penso sempre que poderia ser a minha mãe, se estivesse ao lado dela, tinha pago o que lhe faltava. 

quarta-feira, outubro 18, 2023

Agora já está

Respondi a um twitter do Presidente Biden a chamar-lhe hipócrita a ele aos líderes do países politicamente/economicamente poderosos. Quem têm poder para acabar com esta sangria que se passa na Palestina, e não se importam um pêssego com isso. 

Um amigo meu  disse-me, hoje, que não quer saber deste conflito porque não é conosco, eles que se matem lá porque nós estamos na Europa. Isto deixou-me bastante chocado. Porque se um dia formos nós a estar sob ataque e sem defesas, quem pode ajudar também pode dizer "é lá com eles, eles que se entendam ou se matem".

A falta de empatia por seres humanos deixa-me azedo. Um conhecido disse-me "os árabes nem têm os mesmos costumes que nós, são culturalmente diferentes, os israelitas é que são como nós". A verdade é que eu nem gosto de visitar países árabes por não concordar com muitos aspetos da cultura, mas porra, são pessoas. Antes destas merdas da religião, somos todos pessoas. E os governos de Israel se não espalham o terror há décadas (com a honrosa exceção de Yitzhak Rabin e Shimon Peres), não sei então que fazem.

Se Espanha invadisse Portugal, o mundo árabe estaria a cagar-se para nós, mas trata-se de uma questão moral e se os outros são imorais eu tenho de ser imoral só porque sim? Não temos cinco anos de idade e não vamos andar no "eu vou fazer-te a ti o que fazes a mim". 

Na realidade eu devia estar descansado a curtir a minha vida pacata num país pacato, mas há gente a sofrer desnecessariamente em África, no médio Oriente, na Ásia e quando sei disso toca-me, quando é um atropelo enorme aos direitos fundamentais (e quando percebo que algo poderia sem feito a esse respeito) toca-me ainda mais. 

O que eu estou a precisar é de ir para os copos. Agora já devem andar os serviços secretos que vasculham a internet a ver tudo o que eu disse e fiz nos últimos 20 anos. Mas tinha de dizer o que estava a sentir. Às vezes tenho destas coisas.  Agora já está. 

Saudades do Beto

Diz que não há uma sem duas, nem duas sem três. No caso do Beto ele é o terceiro em muitas coisas e diz que à terceira é de vez. É também a minha terceira relação à distância e isso não é agradável. Ao lado do Beto percebi a beleza que existe na Madeira e a elevada qualidade de vida. A ilha tem tudo aquilo que ele necessita e gosta, o continente nem por isso. 

Apesar de me faltar na ilha uma certa diversidade de atividades culturais, não ponho de lado ir viver para lá (se a nossa relação continuar a dar certo) mas isso não poderá acontecer a curto prazo, por isso espero que nós consigamos solucionar. Acredito que sim. Nunca tive uma relação com uma comunicação tão franca e aberta.  

Por agora é uma relação de fim de semana e há dias em que a saudade aperta mais porque ele é alguém cuja presença se faz sentir, e claro, positivamente. 

segunda-feira, outubro 16, 2023

Mistério em Veneza

Apesar de não ter achado estupendo o último tomo deste franchise (Morte no Nilo), acabei por ir ver este «Mistério em Veneza» e fui surpreendido pela positiva. Onde o último foi apenas "agradável" de ver, este foi eficiente e bastante interessante. 

O filme não se ficou pelo simples mistério policial, elevou-se pela introdução de uma componente sobrenatural que lhe confere uma aura gótica e nos confunde durante o processo de dedução de Hercule Poirot sobre os crimes em investigação. ter Veneza decadente como cenário resulta maravilhas para incutir no expectador uma certa subjetividade quando ao que está a observar.

Apesar de ter percebido quem era o/a assassino/a perto do final, não retiro nenhum mérito ao filme que soube manter várias possibilidades em aberto sem que isso pesasse no argumento ou na direção dos atores. As personagens são sólidas e consistentes, a história também. O filme não sendo uma maravilha da Sétima Arte entretém bastante. 

15/20

sexta-feira, outubro 13, 2023

Histórias de São Francisco, é uma minissérie da Netflix inspirada  nos livros de Armistead Maupin, Não é exatamente um "coming of age" da personagem mais nova representada por Elliot Page, porque assenta na diversidade de narrativas intergeracionais de todos os personagens principais, cruzadas com uma diversidade Queer raramente vista em séries ou no cinema, mas que funciona. Aqui o velho encontra-se com o novo, a antiga geração LGBT encontra a nova geração LGBTQIA+, ora chocando de frente ora sendo o complemento ideal para o futuro que aí vem.

Talvez eu esperasse uma história mais forte, talvez eu não tenha simpatizado com nenhum dos personagens (o que raramente me acontece), talvez eu não conheça São Francisco o suficiente para achar que o que vi não deverá fazer jus à cidade. 

Fiquei com um gosto de comida ensossa na boca. É colorido e diverso; aplaudo a diversidade representada e a coerência que manteve, mas é curta em emoção. 

Instagram

Aderi ao Instagram em Outubro de 2012. Nem sabia o que meter no perfil, por isso a primeira foto foi a manete das mudanças do meu Honda Jazz. É engraçado pensar no que o IG era naquela altura e no que é hoje. O mundo mudou brutalmente em 11 anos. 

quinta-feira, outubro 12, 2023

After Life

Gostei bastante desta série, já com algum tempo, que quebra com muitos estereótipos do que é televisivamente atraente. Há toda uma aura de "realismo" nas personagens, nos cenários e talvez por isso toque tanta gente porque são "pessoas reais" que ali estão retratadas. 

A premissa é simples, o processo de luto de um homem que perdeu a sua mulher para o cancro de mama. Há lágrimas, risos, frustração, tristeza, raiva, aprendizagem/sabedoria e beleza. 

Esta série de comédia dramática é e será sempre um objeto magnífico e extremamente provocador - como o Ricky Gervais sabe ser. 

De novo - o conflito na Palestina

As pessoas que falam com o coração na boca por verem as notícias que os telejornais vendem com o adicional efeito de choque para garantir audiências, deviam ir pesquisar um bocadinho da história da Palestina, vá... assim desde a primeira guerra mundial. Talvez assim percebessem, a quantidade de barbaridades que andam a dizer. São apenas 100 anos de história, há resumos, podem ler num instante. 

terça-feira, outubro 10, 2023

Não estou com Israel, tão pouco com o Hamas

Israel tem todo o direito de existir como nação, mas é  um estado carrasco há dezenas de anos que exerce o terror a conta gotas sobre o povo palestiniano. O Hamas é uma organização terrorista que conseguiu ganhar o apoio dos palestinianos de forma inteligente, com um programa social que dava comida e água a quem quase nada tem (porque a opressão na Palestina é, também, sobre o controle de recursos escassos como a água e terra cultivável). E assim se doutrina, se domina.

O que temos em ação são dois terroristas, o Hamas e o Estado de Israel (que tem o apoio ocidental pela sua posição geográfica estratégica para controlar tanto o mundo árabe, como a Rússia). Israel mata e oprime crianças e expulsa pessoas das suas terras para estabelecer colonatos, mas "vai fazendo". E dos árabes ninguém quer saber porque são o maus e extremistas. Mas há as organizações e o povo - que é independente do plano político. 

Pena tenho dos inocentes mortos em cada um dos lados.  

Hamas e Israel são ambos terror. As pessoas falam demasiado sem investigar, sem saber, reagindo apenas ao que vêem nas notícias - superficial e imediatamente.

sexta-feira, outubro 06, 2023

True

"Some people bring out the worst in you, others bring out the best, and then there are those remarkably rare, addictive ones who just bring out the most. Of everything. They make you feel so alive that you’d follow them straight into hell, just to keep getting your fix."

Karen Marie Moning

E uma semana já foi

A primeira semana no novo trabalho passou tranquila, como achei que seria. Acomodação, gestão dos aspetos informáticos do funcionário, indicação de projetos e leituras a seguir. Para a semana intensifica, mas sigo em paz. O que é familiar sabe bem.

Kim vs. Kanye: The Divorce

Vi que este documentário estava disponível na HBO e achei que poderia ser interessante ver a génese e a implosão de um dos casais mais mediáticos dos últimos 10 anos. Seria a fama e o estilo de vida pop a razão mais plausível para o desfecho?

De certa forma foi curioso perceber que este casal era, em muito, um casal normal e que Kim Kardashian é mesmo uma boa mãe, apesar de ser um cérebro frio e calculista no que respeita a promover-se enquanto marca. 

Kanye West sofre de doença mental, a maior parte do tempo sem supervisão ou medicação e perde completamente a noção do real. Se antes o achava um idiota (apesar de musicalmente genial) agora tenho uma certa pena dele. É uma vítima de si mesmo e a implosão desta relação prendeu-se fundamentalmente com as consequências do seu comportamento errático. Podemos usar este documentário como um exercício de análise e de sensibilização para os efeitos da doença mental na vida quotidiana. 

Sem deixar de ser uma excelente mãe (que aliás procura manter junto dos filhos uma imagem positiva do pai, mesmo quando está a ser vítima de assédio constante) é, também, engraçado perceber como Kim Kardashian consegue sempre tirar dividendos das situações que está a viver. Um exemplo vivo de marketing. 

quarta-feira, outubro 04, 2023

Sofia y la vida Real

Esta série documental da HBO chamou-me a atenção devido ao facto de saber muito pouco sobre a vida da Rainha Sofia de Espanha, a princesa grega que casou com o Rei Juan Carlos. Gostei muito do documentário que nos elucida bastante sobre a história da jovem democracia espanhola em particular os anos 70 e 80 onde se processou a transição do franquismo. 

No final acabamos a saber, na mesma, muito pouco sobre a Rainha Sofia, o que diz bastante sobre a personalidade da soberana, a educação que teve e o sentido de Estado associado. Aprendemos que ela confia apenas na irmã e em uma prima. Ninguém sabe muito sobre ela na corte para lá do pouco que demonstra. O curioso foi ficar a saber muito do processo dinástico espanhol, da transição para a democracia espanhola e sobre a queda da monarquia na Grécia. Vale a pena ver. 

terça-feira, outubro 03, 2023

Chegou-me tarde a febre... mas chegou!


Rush - Troye Sivan

The Windsors

Nunca ninguém me falou desta série, The Windsors, e foi por acaso que a descobri na Netflix. Como gosto de sitcoms e os episódios eram pequenos, pensei em ver um. Se não gostasse não fazia mal porque não perdia muito tempo. 

Trata-se de uma paródia satírica que conta a história da família real britânica (Os Windsor) em formato telenovela e com o melhor do humor inglês. Embora as histórias sejam completamente fictícias, são inspiradas em factos reais que todos conhecemos. Os membros da família real são retratados através de personagens estereotipadas (a vilã, a boazinha, o burro, o herói atormentado, etc.) e o resultado é hilariante. 

Fiquei agarrado à "tolice total" e a este cruzamento de novela mexicana com Britcom e devorei as três temporadas de seguida. Pessoalmente tenho um fraquinho pela Camilla Parker-Bowles (vilã), as Princesas Eugenie e Beatrice (tontinhas) e a Duquesa de York Sarah Ferguson (ostracizada bardajona). Mal posso esperar pela nova temporada. 

Talvez já fosse de prever

Talvez já fosse de prever que a minha admiração pelo Beto se iria transformar numa outra coisa. Ainda me lembro de ter escrito que ele era "uma pessoa bem formada, com uma inteligência emocional elevadíssima, uma humildade e alegria contagiantes" - e reafirmo.

A vida aconteceu e o Beto tornou-se ainda mais especial.

Do velho se faz novo.

Voltei ao Ministério da Ciência e Tecnologia e ao meu trabalho original. Já não sou a mesma pessoa que saiu daqui há 4 anos atrás e também não vou trabalhar com os mesmos projetos o que reveste tudo de uma aura de novidade. As experiências que tive entretanto também me trazem diferente a este lugar de sempre. Estou tranquilo. É o que mais importa.