É isto que nos dá a televisão e as redes sociais em barda. As pessoas, jovens em particular, seguem estes imbecis como os novos heróis nacionais. Quando isto é o programa de topo nos consumos dos portugueses creio que não há muito mais a ser dito. Lá está, chamem-me antidemocrata, mas como é que o povo (tendo este nível e menos) pode ser chamado a tomar decisões importantes para o país. Devia, sem sombra de qualquer dúvida. Mas em Portugal, como em muitos outros países de nível cultural deficiente, é receita para a desgraça. Eu podia rir disto, mas não consigo é demasiado triste. Fico apenas muito triste por perceber que hoje em dia "somos" isto.
quinta-feira, fevereiro 08, 2024
terça-feira, fevereiro 06, 2024
Notícias positivas
segunda-feira, fevereiro 05, 2024
Convite
Anda aí outro
terça-feira, janeiro 30, 2024
Vou votar no...
Vou votar no LIVRE. Porquê?
PS e PSD - Partidos cheios de vícios, demasiado constritos pelos favores internos que cada novo líder tem de pagar para se manter como líder.
BE - Partido que me faz lembrar uma casa de pessoas sem alegria, que vestem cores escuras neutras, que não põem sal ou açúcar na comida, que não podem sorrir, que têm de ser inteligentes e sérias em tudo o que dizem e que dormem em colchões de madeira. Tudo em nome da moral.
CDU - É um partido demasiado tradicional, e tão preso ao passado que ainda não percebeu que a Rússia já não é comunista e se transformou numa ditadura de direita.
CDS - Assim uma espécie de PCP, mas de direita conservadora.
PAN - É uma ideia gira, mas uma ideia que não consegue ganhar raízes e tronco.
IL - O partido dos liberais é contra toda e qualquer regulação da economia pelo Estado, sendo que as decisões económicas devem ser tomadas pelos indivíduos e pelas empresas. O mercado regula-se a si mesmo e a sociedade a si mesma. A saúde e a educação são privatizadas e o Estado tem intervenção mínima. Em certos países o liberalismo até poderia funcionar, mas em Portugal, com o fraco grau de integração cívica, com elevado grau de analfabetismo funcional (70%) é receita para o desastre.
CHEGA - É o partido das pessoas mais espertas que já por aqui andaram na política portuguesa. Fazem barulho, criam escândalo, apontam falhas e não fazem trabalho nenhum na Assembleia. O objetivo é capitalizar na raiva que as pessoas sentem contra o sistema, então bora lá fazer as pessoas sentirem mais raiva, para ter um tacho até ao fim dos seus dias. Sensacionalismo puro, para gente burra ou gente zangada ou gente burra e zangada (os mais perigosos).
LIVRE - É um partido universalista, inclusivo, ecológico, progressista e defensor da conciliação. Teve alguns problemas de relações públicas, mas o Rui Tavares apresentou um discurso coerente desde as últimas eleições, e acusou o desgoverno e a injustiça com factos, sem nunca cair no sensacionalismo. Foi talvez demasiado inteligente nas ironias e metáforas do discurso, o que faz com que metade da população portuguesa não perceba.
segunda-feira, janeiro 29, 2024
Dei-me conta
Arripiado
sexta-feira, janeiro 26, 2024
Mais um medo acordado
As Nações Unidas e o Tribunal Internacional de Justiça tornaram-se instituições simplesmente obsoletas e incapazes de providenciar um enquadramento-chapéu ao regular funcionamento das nações, no estrito respeito e cumprimento dos direitos fundamentais do ser humano e da lei internacional. Ocorre que quando a agressão é perpetuada por nações bélicas, económica e politicamente poderosas tudo passa a ser relativo. Na realidade, tal como na natureza, o mundo é mesmo dos mais fortes. Toda a ideia de civilização ou justiça fundamental é uma falácia.
terça-feira, janeiro 23, 2024
Ironias
DAHMER - Monstro: A História de Jeffrey Dahmer
Havendo factos que estão encenados para melhor encadeamento da narrativa, a série toca em todo aquilo que é importante e é um importante documento para reflexão.
segunda-feira, janeiro 22, 2024
Truques da mente
Outra frase sobre relações
Hoje li algo bastante simples e sábio sobre relações
A química faz juntar. A maturidade faz funcionar.
sexta-feira, janeiro 19, 2024
Entrevista de emprego
quarta-feira, janeiro 17, 2024
Ufff...
segunda-feira, janeiro 15, 2024
CristinaTalks
domingo, janeiro 14, 2024
Doce Pesar
Saltburn
quinta-feira, janeiro 11, 2024
PT fofinho - IV
quarta-feira, janeiro 10, 2024
A respeito da pessoa X
terça-feira, janeiro 09, 2024
The curious case of Natalia Grace
Outro aspeto chocante (talvez o mais chocante) é a incapacidade das pessoas lidarem com o que é diferente e a facilidade com que se geram processos de histeria coletiva. Como se diz em sociologia "quando representações da realidade são tomadas por verdadeiras, elas tornam-se verdadeiras nas suas consequências". E aquele miúda foi vilipendiada e temida, até alguém ter visto apenas o que ela era: uma miúda. O casal que a adotou era no mínimo disfuncional, mas são pessoas profundamente desequilibradas, que ainda por cima apresentam o seu testemunho com a maior falta de noção da sua própria loucura. É tudo tenebroso. Vemos o pior do ser humano não só nos pais adotivos, mas em quase todos que contataram com a Natalia. É de ficar nauseado. Eu fiquei.
segunda-feira, janeiro 08, 2024
Histórias de gente rija
sexta-feira, janeiro 05, 2024
Nomes
Passagem de ano
quinta-feira, dezembro 28, 2023
Balanço
No dia 19 de dezembro de 2022 escrevi «Tanta esperança que tenho para este ano (2023), o último desta década em que marcho». Acho que vi 2023 como o ano de preparação para o segundo ciclo da minha vida e assim foi. Foi um ano estranho na medida em que foi atípico. Nunca tinha viajado tanto, nunca tinha trabalhado tão pouco, nunca tinha ficado sozinho tanto tempo. E como valeu a pena. O desconforto inicial deu azo a uma libertação de tantas convenções autoimpostas, deixei a vida fluir e abandonei o vício de controlar tudo o que me acontecia (para dizer a verdade foi mais a psicoterapia que fez o seu trabalho). O meu pensamento tornou-se menos rígido, e permiti-me uma flexibilidade e capacidade de relativizar que não me eram comuns. Sempre fui muito literal e em alguns aspetos da vida não será a melhor política. talvez por tudo isto não diga, agora, que tenho muita esperança para o ano de 2024. Sinto-me tranquilo e em paz e desejo apenas que esta paz continue. Tenho fé na vida, nas pessoas que me são próximas e, mais importante que tudo, tenho amor por mim. Estou aberto de espírito e de coração a tudo o que vier, mas com as minhas fronteiras bem demarcadas ao que for nocivo à minha saúde física, estabilidade mental e vibração de paz. No dia 28 de dezembro de 2023, estou no aqui e agora, grato por toda a aprendizagem feita, grato a todas as pessoas que me permitiram evoluir e grato a todas as pessoas que são um exemplo para mim e me mantêm humilde. Foi um ano feliz.
quarta-feira, dezembro 27, 2023
Lady Gucci
terça-feira, dezembro 26, 2023
Fogo de Artifício
Estados de espírito
Porque me queria fazer uma surpresa
Este Natal, além do Kobo Libra que eu já sabia ir receber, recebi ainda um relógio Lacoste verde (que é a minha cor favorita junto com o laranja) porque ele me queria fazer uma surpresa. E foi uma enorme surpresa, mas a maior surpresa de todas aconteceu em Agosto quando me apercebi da pessoa que tinha à frente e hoje em dia ao meu lado. Foi um presente de Natal antecipado ou um presente de aniversário tardio, mas sem dúvida um presente.
Primeiro Natal na Madeira
quarta-feira, dezembro 20, 2023
Novela venezuelana
terça-feira, dezembro 19, 2023
Ryanair - Tomem muita atenção
segunda-feira, dezembro 18, 2023
Outra descoberta maravilhosa (para quem gosta de Indie music)
Elite
sexta-feira, dezembro 15, 2023
A queda da Casa de Usher
The Hunger Games - A balada dos pássaros e das serpentes
quinta-feira, dezembro 14, 2023
O trabalho
Prendas de natal
terça-feira, dezembro 12, 2023
Piece by piece
Compras online
25 anos
quinta-feira, dezembro 07, 2023
Planos para o fim de semana
quarta-feira, dezembro 06, 2023
Dissociação
Para não esquecer
Música Francesa
segunda-feira, dezembro 04, 2023
O início do Natal
quinta-feira, novembro 30, 2023
Calvários
terça-feira, novembro 28, 2023
A Madeira
sexta-feira, novembro 24, 2023
terça-feira, novembro 21, 2023
O meu Natal vai ser mais material
segunda-feira, novembro 20, 2023
Notificações no telemóvel
Linhas paralelas
Music Heroes Party
sexta-feira, novembro 17, 2023
Prioridades
quinta-feira, novembro 16, 2023
Bruno The Beardx
terça-feira, novembro 14, 2023
Seca descomunal
Estou em Bruxelas num Seminário de investigação sobre Matérias Primas e Exploração Mineira. Assim de repente só quero mesmo cortar as veias e ver se isso me ajuda escapar daqui, uma vez que trabalho para a organização coordenadora e tenho de fazer corpo presente. O nível de amadorismo na organização é gritante. Bom vou ali ver umas coisas sobre a exploração do Potássio, Alumínio e Silício.
segunda-feira, novembro 13, 2023
A mãe do Beto
Sogras
sexta-feira, novembro 10, 2023
Semana da caca...ou quase.
quarta-feira, novembro 08, 2023
Eu e os telemóveis
Madonna: Celebration Tour
segunda-feira, novembro 06, 2023
Ciúme
Genocídio em Gaza
Férias Novembro
sexta-feira, outubro 27, 2023
Férias
quarta-feira, outubro 25, 2023
Sasquatch
segunda-feira, outubro 23, 2023
Estranho mundo
"Estranho mundo este em que um dia de chuva nos preocupa como se fosse uma guerra e uma guerra nos parece tão banal como um dia de chuva. É tênue a linha que se separa o inverno do inferno."
Divórcio
quinta-feira, outubro 19, 2023
Coisas que custam
quarta-feira, outubro 18, 2023
Agora já está
Saudades do Beto
segunda-feira, outubro 16, 2023
Mistério em Veneza
sexta-feira, outubro 13, 2023
Aderi ao Instagram em Outubro de 2012. Nem sabia o que meter no perfil, por isso a primeira foto foi a manete das mudanças do meu Honda Jazz. É engraçado pensar no que o IG era naquela altura e no que é hoje. O mundo mudou brutalmente em 11 anos.
quinta-feira, outubro 12, 2023
After Life
De novo - o conflito na Palestina
terça-feira, outubro 10, 2023
Não estou com Israel, tão pouco com o Hamas
Israel tem todo o direito de existir como nação, mas é um estado carrasco há dezenas de anos que exerce o terror a conta gotas sobre o povo palestiniano. O Hamas é uma organização terrorista que conseguiu ganhar o apoio dos palestinianos de forma inteligente, com um programa social que dava comida e água a quem quase nada tem (porque a opressão na Palestina é, também, sobre o controle de recursos escassos como a água e terra cultivável). E assim se doutrina, se domina.
O que temos em ação são dois terroristas, o Hamas e o Estado de Israel (que tem o apoio ocidental pela sua posição geográfica estratégica para controlar tanto o mundo árabe, como a Rússia). Israel mata e oprime crianças e expulsa pessoas das suas terras para estabelecer colonatos, mas "vai fazendo". E dos árabes ninguém quer saber porque são o maus e extremistas. Mas há as organizações e o povo - que é independente do plano político.
Pena tenho dos inocentes mortos em cada um dos lados.
Hamas e Israel são ambos terror. As pessoas falam demasiado sem investigar, sem saber, reagindo apenas ao que vêem nas notícias - superficial e imediatamente.
sexta-feira, outubro 06, 2023
True
Karen Marie Moning
E uma semana já foi
A primeira semana no novo trabalho passou tranquila, como achei que seria. Acomodação, gestão dos aspetos informáticos do funcionário, indicação de projetos e leituras a seguir. Para a semana intensifica, mas sigo em paz. O que é familiar sabe bem.
Kim vs. Kanye: The Divorce
quarta-feira, outubro 04, 2023
Sofia y la vida Real
No final acabamos a saber, na mesma, muito pouco sobre a Rainha Sofia, o que diz bastante sobre a personalidade da soberana, a educação que teve e o sentido de Estado associado. Aprendemos que ela confia apenas na irmã e em uma prima. Ninguém sabe muito sobre ela na corte para lá do pouco que demonstra. O curioso foi ficar a saber muito do processo dinástico espanhol, da transição para a democracia espanhola e sobre a queda da monarquia na Grécia. Vale a pena ver.
terça-feira, outubro 03, 2023
The Windsors
Talvez já fosse de prever
Talvez já fosse de prever que a minha admiração pelo Beto se iria transformar numa outra coisa. Ainda me lembro de ter escrito que ele era "uma pessoa bem formada, com uma inteligência emocional elevadíssima, uma humildade e alegria contagiantes" - e reafirmo.
A vida aconteceu e o Beto tornou-se ainda mais especial.
















